domingo, 31 de março de 2013

Shuriken - Estrela Ninja

Praticamente o símbolo dos Ninjas, essas lâminas são conhecidas como Shurikens e são bastante utilizadas em filmes e animes.
  
Muitas pessoas não acreditam que são efetivas mas nas maõs de algúem experiente,faz um estrago bem grande:

Shuriken é a lâmina que se atira. São chamadas assim todas as armas de arremesso e está entre as 18 disciplinas do Ninjutsu, no Shuriken Jutsu. São divididas em: Bo Shuriken e Hira Shuriken, onde são classificadas de acordo com o grupo, número de pontas e formato.
Significa, "lâmina atrás da mão" ou "lâmina oculta na mão".
  • Shu – mão;
  • Ri – Que também lê-se ura - costas, no meio de, avesso, palma, atrás;
  • Ken – Que também lê-se Tsurugi - sabre, espada, lâmina, adaga.


Hira Shuriken

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/9/95/Shaken.JPG/601px-Shaken.JPG

Lâmina plana com mais de três pontas. São conhecidas como "estrelas ninja" no Ocidente, normalmente com três até oito pontas. Muito usadas no Japão antigo, eram usadas para distrair os inimigos, quando atiradas, com o reflexo da luz, elas poderiam fazer com que o oponente prestasse atenção em outra coisa. Ou também eram usadas para acertar alguma parte do corpo, machucando ou sendo letal. Os ninjas também se utilizavam de certos venenos em suas lâminas, para que quando atingisse o oponente, o veneno entrasse na circulação, atrapalhando assim o combate e adquirindo vantagem.

Classificação

 

Pelas pontas

 

  • Nipo shaken - 2 pontas
  • Shiho shaken - 4 pontas
  • Goho shaken - 5 pontas
  • Roppo shaken - 6 pontas
  • Shichi ho shaken - 7 pontas
  • Happo shaken - 8 pontas
  • Kuho shaken - 9 pontas
  • Jippo shaken - 10 pontas
  • Ju yon po shuriken - 14 pontas

 

Pela forma

 

  • Hangetsu shaken - meia-lua
  • Hishi gata shuriken - losango
  • Senban shuriken - quadrado
  • Juji shaken - cruz
  • Tsume shaken - garra
  • Manji shaken - cruz swastika invertida (símbolo budista/xintoísta que representa a boa sorte)
  • Tatami juji shaken - dobrável com formato aberto de cruz

 

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Nunchaku

Nunchaku também chamado de nunchucks, nunchuks ou, em português, matracas é uma arma de artes marciais do conjunto de armas do kobudo e consiste de dois bastões pequenos conectados em seus fins por uma corda ou corrente. As outras armas do kobudo são sai (punhal de metal), tonfa (bastão de defesa pessoal), bō e kama. O sansetsukon (sān jié gùn (三節棍)) é semelhante a um nunchaku porem com três bastões ao invés de dois.

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/7/7c/Nunchaku.JPG/640px-Nunchaku.JPG

História


O ponto geográfico de origem e sua função original ainda não estão totalmente definidos. As três teorias mais proeminentes são: uma ferramenta de camponeses okinawanos (Japão), uma arma trazida da China por marinheiros e durante uma luta de bastões de bambu na China, um bastão quebrou ao meio e ficou preso apenas por um fio da fibra do bambu.
Também conhecido como bastão de caratê, provavelmente vindo da mesma origem que a tonfa, o nunchaku é frequentemente explicado como uma ferramenta antiga usada por fazendeiros para separar o arroz. Não há certeza de que o nunchaku fosse utilizado para este propósito. Uma ferramenta com um pequeno bastão ligado por corrente é o formato mais comum para isso, porém o formato ideal depende do grão que está sendo separado. Os objetos usados atualmente em artes marciais podem ter sido modificados por conveniência. Outra explicação comum é de que o nunchaku foi utilizado originalmente para guiar cavalos , sendo colocado na boca do animal. Enquanto isso é aceitável logicamente, o formato e os materiais utilizados teriam sido fortemente modificados para o uso em artes marciais.

Anatomia do nunchaku tradicional


O nunchaku é composto de duas secções de madeira (ou metal em encarnações modernas) conectados por uma corda ou corrente. Os nunchakus chineses costumam ser cilíndricos enquanto os japoneses costumam ser octogonais. O comprimento ideal de cada peça deve ser o tamanho do antebraço do usuário; o osso entre o pulso e o cotovelo. Tradicionalmente os dois fins são de tamanhos iguais (apesar de existirem nunchakus assimétricos). O tamanho ideal para conectar a corda/corrente pode ser ajustado para cada indivíduo deixando a corda através do pulso, com os bastões pendurados confortavelmente apontando para o chão, mas sem mais corda do que é necessário para isso. O equilíbrio do peso é extremamente importante, nunchakus baratos ou estéticos (como os que acendem no escuro) geralmente não são bem equilibrados, o que impede o artista de fazer movimentos mais avançados e rápidos em movimentos de 'pegada-baixa', tais como giros ao redor da mão. O peso deve ser balanceado através das pontas externas dos bastões para uma maior facilidade e controle.
O nunchaku tradicional deve ser feito de madeira forte e flexível, tais como carvalho, loquat ou pasania. Originalmente, a madeira seria submersa na lama por vários anos, aonde a falta de oxigênio e o bom nível de acidez a impediriam de apodrecer. O resultado final é uma madeira mais forte. A corda era feita com a crina do cavalo, que alguns dizem ser capaz de bloquear uma espada (não existe nenhuma evidência conhecida disto). Finalmente, a madeira era pintada e envernizada para manter sua cor.
Existem várias formas alternativas de nunchaku, como o bastão de três secções (sansetsukon) e ou de quatro secções, que são nunchakus com três e quatro peças conectadas.

 Um movimento com nunchaku

O nunchaku moderno pode ser feito de qualquer material encontrado: da madeira a quase todos os tipos de plástico e fibra de vidro. Os equivalentes modernos da corda são a corda de nylon ou correntes de metal com juntas com rolamentos.
O esporte nunchaku-dō, organizado pela Associação Mundial de Nunchaku, recomenda nunchakus de styrofoam preto e amarelo. A diferença com estes nunchakus de plástico rapidamente disponíveis é de que eles já são propriamente balanceados.
Existem outros nunchakus alternativos, tais como:
  • Nunchakus telescópicos - São de metal e diminuem de tamanho.
  • Glow-chucks - Feitos ou de fibra de vidro com uma luz colorida na junção ou algum tipo de fita fluorescente ao redor dos bastões.
  • Penchakus - São os bastões Lissajous-dō para uso em performances artísticas. Eles são mais coloridos e algumas vezes fluorescentes com uma anatomia que em favor do controle de energia gasto; eles tem um comprimento maior e cordas extremamente curtas. A ideia é baseada em um modelo matemático, a figura de Lissajous, que permite o usuário continuar como um movimento fluente.   
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Como passar bandagem

Como passar bandagem

Aprenda neste artigo a passar bandagem:

Uma coisa muito necessária para um Artista Marcial , principalmente para os praticantes de Boxe , Kickboxing e Muay Thai, é usar a bandagem para a proteção dos punhos.É uma coisa simples ,mas sempre acabamos complicando ,por existir diversos modos de fazer.

Estas imagens mostram diversos modos e passo-a-passo ,para quem anda apanhando das bandagens:

 A bandagem tem o objetivo de firmar o punho , para não acontecer torções(quebrar a munheca).
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O chute , cientificamente , mais forte.

O chute , cientificamente , mais forte.

Um vídeo muito interessante que mostra força e velocidade dos chutes de 4 lutadores de Artes Marciais diferentes :

Neste vídeo ,do canal natgeotv ,especialistas testam a força do chute de quatro lutadores , representando Capoeira , Muay Thai , Karate e Taekwondo,em um saco de pancada ,mostrando qual chute é mais poderoso e também mais rápido:



Confira os resultados:

Capoeira : Martelo de negativa:   159 Km/h e 816 Kg - (99MPH - 1800 Pounds of Force)
Karate :Frontal:                           114 Km/h e 195 Kg  - (71MPH - 429 Pounds of Force)
Muay Thai: Circular:                    209 Km/h e 635 Kg - (130MPH - 1400 Ponds of Force)
Taekwondo: Circular:                   219 Km/h e 1043 Kg - (136 MPH - 2300 Pounds of Force)

O lutador de Taekwondo acabou sendo o mais rápido e forte,mas o lutador de Karate foi bem infeliz na escolha do chute,de qualquer modo , não é um teste definitivo.


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sábado, 30 de março de 2013

O que são as Artes Marciais

Artes marciais  são sistemas para treinamento de combate, geralmente sem o uso de armas de fogo ou de outros dispositivos modernos. Hoje, as artes marciais, além de praticadas como treinamento militar, policial e de defesa pessoal, também são praticadas como desporto.
O termo ”artes marciais” refere-se à arte da guerra e tem origem greco-romana, estando vinculada aos deuses Marte, também conhecido como Ares. Assim, as artes marciais, segundo esta mitologia, são as artes militares ensinadas aos homens.
Hoje, o termo artes marciais é usado para todos os sistemas de combate de origem oriental e ocidental, com ou sem o uso de armas tradicionais.
No oriente, existem outros termos mais adequados para a definição destas artes, como wu shu, na China e Bu-Shi-Do, no Japão, que também significam artes de guerra ou “caminho do Guerreiro”.
Muitas destas artes de guerra do Oriente e Ocidente deram origem a artes que são praticadas atualmente em todo o mundo, como: o kung fu, o taekwondo, a esgrima, o arqueirismo (tiro com arco), o hipismo, boxe, judô, luta olímpica, ninjutsu etc. Nas modalidades de cunho mais esportivo, (esporte de combate) o objetivo principal são as competições. Por outro lado, as modalidades que têm uma origem mais marcial (kombato, krav magá, etc.) têm como objetivo a defesa pessoal em uma situação de risco sem regras, muitas vezes com enfoque na formação do caráter do ser humano.
No Japão, estas artes são chamadas de Bu-Dô ou “Um caminho educacional através das lutas”.

História das Artes Marciais :

Sua origem confunde-se com o desenvolvimento da civilização, quando, logo após o desenvolvimento da onda tecnológica agrícola, alguns começam a acumular riqueza e poder e com isso o surgimento de cobiça, inveja e seu corolário, a agressão.
A necessidade abriu espaço para a profissionalização da protecção pessoal. Embora a versão mais conhecida da arte marcial, principalmente a história oriental, tenha como foco principal Bodhidharma - monge indiano que, em viagem à China, orientou os monges chineses na prática do yoga e rudimentos da arte marcial indiana, o que caracterizou posteriormente na criação de um estilo próprio pelos monges de shaolin -, é sabido, historicamente, através da tradição oral e escavações arqueológicas, que o kung fu já existia na China há mais de 5 000 anos. Da China, estes conhecimentos se expandiram por quase toda a Ásia.
Japão e Coreia também têm tradição milenar em artes marciais. No Japão, destaca-se o judô, o caratê e seus estilos, tais como shotokan, bushi ryu, shito-ryu, shorin-ryu, ojiu-jítsu, o quendô, o aiquidô etc.
Recentes descobertas arqueológicas também mostram guardas pessoais na Mesopotâmia praticando técnicas de defesa e de imobilização de agressores. Paralelamente, o mundo ocidental desenvolveu outros sistemas, como o savate francês.
Atualmente, pessoas de todo o mundo estudam artes marciais por diferentes motivos: como condicionamento físico, defesa pessoal, coordenação física, lazer, desenvolvimento de disciplina, participação em um grupo social e estruturação de uma personalidade sadia, visto que a prática possibilita o extravasamento da tensão que harmoniza o indivíduo, focalizando-o positivamente. No Sistema, o enfoque na respiração proporciona benefícios físicos e psicológicos, como diminuição do cansaço, potencialização dos movimentos, aumento da autoconsciência e tranquilização.
As artes marciais apresentam uma enorme variedade de golpes. O combate no solo emprega principalmente técnicas de quedas, chaves, torções, estrangulamentos e imobilizações.
Socos, chutes, joelhadas, cotoveladas e até golpes com a cabeça são, em geral, aplicados nas técnicas de combate em pé. O termo da língua inglesa ground and pound(que pode ser traduzido como “socar / triturar / encurralar no chão“) designa os golpes traumáticos desferidos contra o oponente que estiver dominado no solo.


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As 10 Artes Marciais mais mortais

10. Capoeira

Capoeira é uma forma de arte afro-brasileira que combina elementos de artes marciais, música e dança. Foi criada no Brasil por escravos africanos, em algum momento após o século XVI. A disputa está marcada pelo jogo acrobático fluido, fintas, quedas, e com uso extensivo de varreduras do pé, chutes e levantamento das pernas. De forma menos freqüente são utilizadas técnicas incluem batidas do cotovelo, tapas, socos, e golpes com o corpo. Capoeira é uma forma de arte marcial que é considerada uma das mais difíceis de combater o oponente. Com a implementação rápida, chutes e socos fluindo a Capoeira é sem dúvida uma das artes marciais mais originais do mundo.

9. Boxe


O boxe é um esporte de combate e artes marciais em que duas pessoas lutam usando seus punhos. O Boxe é tipicamente supervisionado por um árbitro envolvido em durante uma série de intervalos de uma a três rodadas de minutos chamados “rounds”, e boxeadores geralmente são de peso semelhante. Boxe é estritamente impressionante usando os punhos com luvas, com posturas diferentes e métodos diferentes de ataques envolvidos. Um pugilista pode ser famoso por nocautes fortes, como o famoso Muhammad Ali, famoso pelo bordão “flutua como uma borboleta mas bate como uma picada de abelha” poderia derrubar um adversário e deixa-lo inconsciente com um único soco.

8. Karate


Karate é uma arte marcial desenvolvida nas ilhas Ryukyu, pertencente a Okinawa, no Japão. Karate é uma arte impressionante com socos, pontapés, golpes de joelho e cotovelo e técnicas de mão aberta, como faca nas mãos (karate chop). Grappling, bloqueios, restrições, mantas, e greves no ponto vital são ensinadas em alguns estilos. Tornada famosa pelo filme The Karate Kid estrelado por Pat Morita como mestre de karatê, o esporte é uma técnica altamente mortal na arte marcial. Os atuais campeões do mundo MMA praticam karatê com uma habilidade impressionante.

7. Sambo


Sambo, nos Estados Unidos também chamado Sombo, é um acrônimo para SAMozashchita Bez Oruzhiya que significa “auto-defesa sem armas”. Na Rússia, é uma arte marcial e esporte de combate. Uma técnica especial chamada de Sambo Combat, é amplamente utilizado pelas forças militares e especiais em todo o mundo a neutralizar os inimigos em uma situação de combate. Com sua forte técnica de luta, os praticantes de Sambo podem desmontar e mutilar uma parte do seu corpo com uma trava em questão de meros segundos.

6. Silat


Silat é uma palavra indígena coletiva para as artes marciais do arquipélago malaio e a Península Malaia do Sudeste Asiático. Existem centenas de estilos diferentes, mas eles tendem a se concentrar tanto em ataques, a manipulação articular, armas brancas, mantas, técnicas de origem animal, ou alguma combinação dos dois. Profissionais Silat começam e terminam cada sessão de treinos de rotina saudando seu mestre, parceiro ou qualquer espectador como uma demonstração de respeito. O formato usado depende do estilo e linhagem. Junto com o corpo humano o Silat emprega uma grande variedade de armas. Antes da introdução de armas de fogo, armas de treinamento foram realmente consideradas de maior valor do que as técnicas desarmadas e mestres ainda hoje muitos consideram a formação de um aluno incompleta se eles não aprenderam o uso de armas. Exceto para alguns estilos de arma-base, em geral, os estudantes devem alcançar um certo grau de habilidade antes de ser apresentado com uma arma, que é tradicionalmente feita pelo guru (mestre).

5. Taekwondo

Taekwondo é uma arte marcial coreana sendo o esporte nacional da Coréia do Sul. Era a arte mais popular do mundo marcial em termos de número de praticantes, em 1989. Sua popularidade tem resultado no desenvolvimento das diversas artes marciais em vários domínios: como acontece com muitas outras artes, que combina técnicas de combate, defesa pessoal, esporte, exercícios, meditação e filosofia. Taekwondo é famosa por seu grande impacto de chutes, pontapés com a razão de se ter um alcance muito maior. Seus socos de rápida execução são considerados a arma mais forte para um artista marcial.

4. Ninjutsu

Ninjutsu é uma arte marcial envolvendo estratégia e táticas de guerra não convencional e de guerrilhas, assim como a arte da espionagem supostamente praticados pelo Shinobi (Ninja). Ninjitsu é considerada uma das técnicas mais convencionais de artes marciais ao redor do mundo de hoje. Profissionais Ninjitsu no Japão antigo eram assassinos e espiões, daí os seus métodos foram baseados em golpes de ataque surpresa aplicando em um adversário quando ele não vê o Ninja chegando. Para os praticantes de Ninjitsu são ensinadas várias habilidades e esses são considerados mestres de guerrilha com a espada samurai.

3. Wing Chun

Wing Chun é um conceito baseado em arte marcial chinesa e forma a auto-defesa, utilizando golpes surpreendentes. É especializado em combate de curto alcance. Praticantes de Wing Chun acreditam que a pessoa que tem a melhor estrutura do corpo é a que vence. A postura correta Wing Chun é como um pedaço de bambu: firme, mas flexível. Essa estrutura é usada para desviar as forças externas ou redirecioná-las. O equilíbrio é relacionado com a estrutura porque um corpo equilibrado recupera mais rápido dos ataques e a estrutura é mantida. Wing Chun treina a consciência para praticar os movimentos.

2. Krav Maga


Krav Maga é um sistema de combate eclético mão em mão desenvolvido em Israel, que envolve luta e técnicas impressionantes, principalmente conhecidos pela sua extrema eficiência e brutais contra-ataques. Também é ensinado para a elite das forças especiais em todo o mundo. Todos os soldados das Forças de Defesa de Israel, incluindo todas as unidades das forças especiais israelenses, aprendem Krav Maga, como parte da sua formação de base, embora a maioria das Forças Especiais não-estagiários gastam apenas uma pequena quantidade de tempo de treinamento em Krav Maga, até uma semana de treinamento para a algumas horas por dia. Existem inúmeras organizações em todo o mundo ensinando Krav Maga ou variante. Desde a morte de seu fundador, as diferenças surgiram, com reivindicações concorrentes. Algumas organizações e indivíduos afirmam ser o único herdeiro, enquanto outros sustentam que é uma “arte” aberta e que não deve ser propriedade de qualquer pessoa ou grupo.

1. Muay Thai


Muay Thai é uma arte marcial rígida da Tailândia. Muay Thai é referida como a “Arte dos Oito Membros” ou a “Ciência dos Oito Membros”, pois faz uso de socos, chutes, cotovelos e batidas de joelho, portanto, utilizando-se oito “pontos de contato”, em oposição à “dois pontos (punhos) no boxe ocidental e “quatro pontos” (mãos e pés) utilizados no esporte orientado artes marciais”. Muay Thai, juntamente com savate, karatê, taekwondo influenciou fortemente o desenvolvimento do kickboxing no Japão, Europa e América do Norte. Kickboxing em especial, é considerada por muitos praticantes ser uma forma modificada de Muay Thai.
 
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sexta-feira, 29 de março de 2013

Sobre o Blog

O intuito do Blog Martial Kombat ,é reunir informações sobre defesa pessoal ,artigos e objetos de combates,lutadores influentes ,histórias sobre cada estilo de Arte Marcial que existe na atualidade ,etc.


 
 
 
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Bruce Lee


Inicio o Blog com uma postagem sobre ninguém menos que Bruce Lee,este grande lutador que marcou a história das Artes Marciais,com sua incrível técnica ,garra e principalmente ,sua filosofia de vida.

 

Um pouco sobre Bruce Lee:


Bruce Lee (nascido Lee Jun-fan; 27 de novembro de 1940 – 20 de julho de 1973) foi um artista marcial, instrutor de artes marciais, ator, roteirista, diretor e produtor cinematográfico sino-americano e honconguês, fundador do movimento de artes marciais Jeet kune do. Ele é amplamente considerado por muitos comentaristas, por críticos, pela mídia e outros artistas marciais como o lutador de artes marciais mais influente do mundo e um ícone cultural.

Lee nasceu em São Francisco, filho de pais honcongueses, mas cresceu em Hong Kong até sua adolescência. Emigrou para os Estados Unidos aos 18 anos para reivindicar cidadania americana e receber sua educação superior.Foi durante esta época que começou a ensinar artes marciais, que logo o levariam para papéis em filmes e séries de televisão.Lee tornou-se uma figura icónica em todo o mundo, particularmente entre os chineses, por ter retratado o nacionalismo chinês em seus filmes. Inicialmente treinava no estilo Wing Chun, porém posteriormente rejeitou estilos de artes marciais bem definidos, favorecendo, em vez de técnicas de várias fontes, o espírito da filosofia de suas artes marciais pessoais, que ele chamou de Jeet Kune Do.

Filmes:


Conhecido no mundo inteiro e considerado por muitos ,como o melhor artista marcial de todos os tempos , Bruce Lee ainda tem uma imensa influência no mundo das lutas com seus filmes .

Seus filmes produzidos em Hong Kong elevaram os filmes de artes marciais tradicionais honconguesas a um novo patamar de popularidade e consagração, e provocou uma tendência que aumentou o interesse nas artes marciais chinesas no mundo ocidental na década de 1970. A direção e tom de seus filmes mudaram e influenciaram o cinema de ação de Hong Kong, jeito inusitado de comer macarrão, bem como o resto do mundo. Ele é conhecido por seus papéis em cinco longa-metragens: The Big Boss (1971) e Fist of Fury (1972) de Lo Wei; Way of the Dragon (1972), dirigido e escrito por Lee; Enter the Dragon (1973), da Warner Bros., dirigido por Robert Clouse; e Game of Death (1978), dirigido também por Clouse.

Uma cena clássica de seus filmes,na qual ele combate outro grande Artista Marcial,Chuck Norris no filme Way of  The Dragon:



Início nas artes marciais:

 

Desde cedo Bruce Lee treinava Tai Chi e kung fu com seu pai e também aprendeu Wing Chun dos 13 aos 18 anos com o famoso mestre Yip Man, no qual foi apresentado ao estilo pelo seu amigo William Cheung em 1954. Anos mais tarde, o próprio William Cheung disse que Bruce Lee evoluiu muito rápido no Wing Chun, ultrapassando em pouco tempo a habilidade de muitos alunos mais antigos. Bruce tinha uma facilidade acima do comum para aprender e executar os movimentos ensinados pelo seu mestre.
Como em muitas das escolas de artes marciais na época, os alunos eram ensinados por outros alunos mais graduados. Mas Yip Man começou a treinar Lee em particular após alguns alunos se recusarem a treiná-lo, pelo fato de que sua mãe não era totalmente chinesa (o avô materno de Bruce era alemão e sua avó Chinesa) e a maioria dos chineses naquele tempo recusavam-se a ensinar artes marciais aos ocidentais e aos mestiços. Com isso, Bruce se beneficiou em ter os ensinamentos do mestre Yip Man, em particular.

Após a guerra, Hong Kong era um lugar difícil de se crescer. Havia diversas gangues pelas ruas da cidade e Lee foi muitas vezes forçado a lutar contra elas. Mas Bruce gostava de desafios um contra um e por diversas vezes enfrentou membros dessas gangues. Mesmo com o pedido de seus pais para que ele se afastasse desse cotidiano, pouco adiantou. Devido aos desafios que Bruce venceu, as confusões vinham naturalmente até ele.

Jeet Kune Do:

Emblema do "Jeet Kune Do" marca registada da Bruce Lee Estate. Os caracteres chineses em volta significam "Usando de forma alguma como uma forma" e "Nenhuma limitação como limitação". As setas representam a interação constante entre yang e yin 

  
O Jeet Kune Do se originou em 1965 em uma luta controversa com Wong Jack Man, que era contra a ideia de Lee em ensinar artes marciais a não-orientais. Após cerca de três minutos de combate, Wong Jack Man foi derrotado. Lee concluiu que a luta durou tempo demais e que não tinha demonstrado todo seu potencial usando as técnicas do Wing Chun. Considerou que as técnicas tradicionais de artes marciais eram muito rígidas e formalistas para serem usadas em situações de violência nas ruas. Lee decidiu desenvolver um sistema com ênfase na "praticidade, flexibilidade, rapidez e eficiência". Começou a usar métodos diferentes de treinamento, como treinamento de peso para a força, corrida de resistência, alongamento para a flexibilidade, e muitos outros que foi adaptando periodicamente.
Lee enfatizou o que chamou de "o estilo sem estilo". Este consistia em livrar-se da abordagem formalizada e Lee alegou que era uma mistura de estilos tradicionais. Lee sentiu que o sistema que no momento chama-se Jun Fan Gung Fu ainda era bastante restritivo e, finalmente, evoluiu para Jeet Kune Do ou o Caminho do punho interceptor.
Antes de fundar o Jeet Kune Do, os estilos do luta praticados por Bruce Lee foram:
  • Kung Fu Wing Chun
  • Boxe
  • Jiu-Jitsu
  • Shotokan
  • Savate
  • Esgrima
  • Judô
  • Taekwondo
  • Wrestling
  • Hapkido
  • Aikido
  • Tai chi chuan

Filosofia: 

 

Embora Lee seja mais conhecido como um artista marcial, também estudou teatro e filosofia, enquanto estava na Universidade de Washington. Estava bem e tinha lido uma extensa quantidade de livros. Seus próprios livros sobre artes marciais e filosofia de combate são conhecidos pelas suas afirmações filosóficas, tanto dentro como fora dos assuntos sobre artes marciais. Sua filosofia eclética, muitas vezes espelhando suas crenças, lutas, embora afirmou que suas artes marciais eram apenas uma metáfora para tais ensinamentos. Acreditava que qualquer conhecimento o levou ao auto-conhecimento, e disse que seu método escolhido foi a auto-expressão das artes marciais. Suas influências incluem o taoísmo, Jiddu Krishnamurti, e do Budismo. Quando perguntado por Little John, em 1972, qual era sua religião, Lee respondeu: Nenhuma. Também em 1972, quando perguntado se acreditava em Deus, ele respondeu: Para ser perfeitamente franco, na verdade não.

Finalizo este post com uma citação de Bruce Lee:

"Não se limite a uma forma, adapte-se e construa a sua própria, e deixá-la crescer, ser como a água. Esvazie a sua mente, ser amorfo, sem forma - como a água. Se você colocar água num copo, ela se torna o copo; Se você coloca água numa garrafa ela se torna na garrafa; se colocá-la num bule de chá, ela torna-se o bule. A água pode fluir ou pode destruir. Seja água, meu amigo."



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