Nunchaku também chamado de nunchucks, nunchuks
ou, em português, matracas é uma arma de artes marciais do conjunto de
armas do kobudo e consiste de dois bastões pequenos conectados em seus fins por
uma corda ou corrente. As outras armas do kobudo são sai (punhal de metal), tonfa
(bastão de defesa pessoal), bō e kama. O sansetsukon (sān jié gùn (三節棍)) é semelhante a um nunchaku porem com três bastões ao
invés de dois.
História
O ponto geográfico de origem e sua função original ainda não estão totalmente definidos. As três teorias mais proeminentes são: uma ferramenta de camponeses okinawanos (Japão), uma arma trazida da China por marinheiros e durante uma luta de bastões de bambu na China, um bastão quebrou ao meio e ficou preso apenas por um fio da fibra do bambu.
Também conhecido como bastão de caratê, provavelmente vindo da mesma origem que a tonfa, o nunchaku é frequentemente explicado como uma ferramenta antiga usada por fazendeiros para separar o arroz. Não há certeza de que o nunchaku fosse utilizado para este propósito. Uma ferramenta com um pequeno bastão ligado por corrente é o formato mais comum para isso, porém o formato ideal depende do grão que está sendo separado. Os objetos usados atualmente em artes marciais podem ter sido modificados por conveniência. Outra explicação comum é de que o nunchaku foi utilizado originalmente para guiar cavalos , sendo colocado na boca do animal. Enquanto isso é aceitável logicamente, o formato e os materiais utilizados teriam sido fortemente modificados para o uso em artes marciais.
Anatomia do nunchaku tradicional
O nunchaku é composto de duas secções de madeira (ou metal em encarnações modernas) conectados por uma corda ou corrente. Os nunchakus chineses costumam ser cilíndricos enquanto os japoneses costumam ser octogonais. O comprimento ideal de cada peça deve ser o tamanho do antebraço do usuário; o osso entre o pulso e o cotovelo. Tradicionalmente os dois fins são de tamanhos iguais (apesar de existirem nunchakus assimétricos). O tamanho ideal para conectar a corda/corrente pode ser ajustado para cada indivíduo deixando a corda através do pulso, com os bastões pendurados confortavelmente apontando para o chão, mas sem mais corda do que é necessário para isso. O equilíbrio do peso é extremamente importante, nunchakus baratos ou estéticos (como os que acendem no escuro) geralmente não são bem equilibrados, o que impede o artista de fazer movimentos mais avançados e rápidos em movimentos de 'pegada-baixa', tais como giros ao redor da mão. O peso deve ser balanceado através das pontas externas dos bastões para uma maior facilidade e controle.
O nunchaku tradicional deve ser feito de madeira forte e flexível, tais como carvalho, loquat ou pasania. Originalmente, a madeira seria submersa na lama por vários anos, aonde a falta de oxigênio e o bom nível de acidez a impediriam de apodrecer. O resultado final é uma madeira mais forte. A corda era feita com a crina do cavalo, que alguns dizem ser capaz de bloquear uma espada (não existe nenhuma evidência conhecida disto). Finalmente, a madeira era pintada e envernizada para manter sua cor.
Existem várias formas alternativas de nunchaku, como o bastão de três secções (sansetsukon) e ou de quatro secções, que são nunchakus com três e quatro peças conectadas.
Um movimento com nunchaku
O nunchaku moderno pode ser feito de qualquer material encontrado: da
madeira a quase todos os tipos de plástico e fibra de vidro. Os equivalentes
modernos da corda são a corda de nylon ou correntes de metal com juntas com
rolamentos.O esporte nunchaku-dō, organizado pela Associação Mundial de Nunchaku, recomenda nunchakus de styrofoam preto e amarelo. A diferença com estes nunchakus de plástico rapidamente disponíveis é de que eles já são propriamente balanceados.
Existem outros nunchakus alternativos, tais como:
- Nunchakus telescópicos - São de metal e diminuem de tamanho.
- Glow-chucks - Feitos ou de fibra de vidro com uma luz colorida na junção ou algum tipo de fita fluorescente ao redor dos bastões.
- Penchakus - São os bastões Lissajous-dō para uso em performances artísticas. Eles são mais coloridos e algumas vezes fluorescentes com uma anatomia que em favor do controle de energia gasto; eles tem um comprimento maior e cordas extremamente curtas. A ideia é baseada em um modelo matemático, a figura de Lissajous, que permite o usuário continuar como um movimento fluente.
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