quarta-feira, 26 de junho de 2013

Significado dos gestos no Judô

Gestos :

a) O ÁRBITRO

O árbitro deverá fazer os gestos a seguir indicados quando tomar as seguintes decisões:
  1. IPPON : Levantará um braço com a palma da mão virada para a frente, bem acima da cabeça.
  2. WAZA-ARI : Levantará um braço com a palma da mão virada para baixo lateralmente, à altura dos ombros.
  3. WAZA-ARI-AWASETE-IPPON: Primeiro o gesto de Waza-ari, depois o de Ippon.
  4. YUKO : Levantará um dos braços, com a palma da mão virada para baixo, a 45º ao lado do corpo.
  5. KOKA : Levantará um dos braços dobrado com o polegar virado para o ombro e cotovelo ao lado do corpo.
  6. OSAEKOMI : Apontará com o seu braço estendido, palma da mão virada para baixo, de frente para os competidores e inclinando o corpo para a frente na direção deles.
  7. OSAEKOMI-TOKETA : levantará um dos braços à frente e movê-lo-á da direita para a esquerda, com o polegar para cima rapidamente, duas ou três vezes, enquanto se inclina para os competidores.
  8. HIKI-WAKE : Levantará um dos braços bem alto, baixando-o depois à frente do corpo (com o polegar para cima), mantendo-se nessa posição durante algum tempo.
  9. MATTE : Levantará uma das mãos à altura do ombro, com o braço aproximadamente paralelo ao tatami, deverá mostrar a palma da mão (dedos voltados para cima) ao cronometrista.
  10. SONOMAMA : Deverá inclinar-se para a frente e tocar nos dois competidores com a palma das mãos.
  11. YOSHI : Tocará com firmeza nos dois competidores com as palmas das mãos, exercendo pressão sobre eles.
  12. PARA INDICAR O CANCELAMENTO DE UMA OPINIÃO EXPRESSA : deverá repetir com uma mão o mesmo gesto enquanto levanta a outra acima da cabeça, à frente e acena da direita para a esquerda duas ou três vezes.
  13. HANTEI : Na preparação do anúncio de Hantei, o árbitro deverá levantar as mãos em frente a 45º com a bandeira correta em cada mão, então no anúncio de Hantei, levantará a bandeira acima da cabeça para indicar a sua opinião.
  14. KACHI (Para indicar o vencedor de um combate) : Levantará uma mão, palma para dentro acima da altura do ombro, em direção ao vencedor.
  15. INDICAR AO(S) COMPETIDOR(ES) PARA REAJUSTAR O JUDOGUI : Cruzar com a mão esquerda sobre a direita, palmas das mãos voltadas para dentro à altura do cinto.
  16. PARA INDICAR O REGISTO DE UM EXAME EFETUADO PELO MÉDICO: Assinala com a mão aberta o competidor e com a outra levanta o indicador em direção à mesa de provas, no caso de se tratar do 1º exame e o indicador e o dedo médio, no caso de se tratar do 2º exame (Artigo 29 – Apêndice).
  17. EXAME SIMPLES (Nariz a sangrar, etc.) : Faz um sinal com a mão aberta, palma para cima em direção do competidor.
  18. EXAME LIVRE : Assinala com ambas as mãos abertas, palmas para cima em direção do competidor.
  19. PARA ATRIBUIR UMA PENALIDADE (Shido, Chui, Keikoku, Hansoku-make) : Aponta em direção do competidor com o indicador estendido e a mão fechada.
  20. NÃO-COMBATIVIDADE : Rodar com um movimento para a frente os antebraços à altura do peito e apontar depois com o indicador na direção do competidor.


Quando não seja bem claro, o árbitro pode, depois do gesto oficial, apontar para a marca azul ou branca (posição inicial) para indicar qual o competidor que marcou ou foi penalizado.
Para indicar ao(s) competidor(es) que se pode sentar de pernas cruzadas na posição inicial, se se prevê uma interrupção longa, o árbitro deverá apontar na direção da posição inicial com uma das mãos abertas e a palma da mão voltada para cima.
Os sinais de Yuko e Waza-ari devem iniciar-se com o braço à frente do peito e depois para o lado até à posição final correta.
Os sinais de Koka, Yuko, Waza-ari devem ser mantidos enquanto se realiza um movimento de rotação, para se assegurar que o resultado é claramente visível para os árbitros laterais. Contudo deve ter-se cuidado enquanto se faz a rotação para manter os competidores no seu campo de visão.
Quando for atribuída uma penalidade a ambos os competidores, o árbitro deverá fazer o gesto adequado e apontar alternadamente para os dois competidores (o indicador esquerdo para o competidor à sua esquerda e o indicador direito para o competidor à sua direita).
Se for necessário efetuar um gesto de retificação, este deverá ser feito o mais rapidamente possível, após o gesto de anulação.
Nada se dirá quando se anula um resultado.
Todos os gestos devem ser mantidos de 3 a 5 segundos.
Para indicar o vencedor, o árbitro retomará a posição que ocupava no início do combate, dará um passo em frente, indicará o vencedor e depois recuará um passo.




        
i) Ippon                         ii) Waza-ari
              
iii)Waza-ari-awasete-ippon              iv) Yuko
                        
  v) Koka                        vi) Osaekomi

                
vii) Osaekomi-Toketa                       ix) Matte

                       
x) Sonomama                             xi) Yoshi

                
xii) Cancelamento de uma opinião                      xiv) Kachi

                            
xv) Compor o Judogui                      xvi) Exame médico


                           
ix) Penalidade                      xx) Não combatividade

Continuação
  • FALSO ATAQUE : Manter ambos os braços paralelos, em frente, com as mãos fechadas e depois efetuar uma descida com ambas as mãos.
  • PENALIDADE NA ZONA DE PERIGO – Apontar em direção da zona de perigo, ao mesmo tempo que ergue a outra mão acima da cabeça, para a frente, com os dedos abertos e em seguida apontar para o atleta a ser penalizado.
Árbitros laterais
  1. Para indicar que considera que o competidor que está a realizar uma técnica de projeção tenha permanecido dentro da área de combate, o árbitro lateral levantará uma mão no ar e baixá-la-á à altura do ombro com o polegar para cima e o braço estendido no prolongamento da linha limite da zona de combate, mantendo-se nessa posição por alguns momentos. 
  2. Para indicar que na sua opinião um dos competidores saiu da zona de combate, o árbitro lateral levantará uma das mãos à altura do ombro com o polegar para cima e braço estendido ao longo da linha limite da zona de combate e movê-la-á da direita para a esquerda ou vice-versa, várias vezes.
  3. Para indicar que na sua opinião, um resultado, penalidade ou opinião dada pelo árbitro de acordo com o artigo 8 a) não é válida, o árbitro lateral levantará a sua mão acima da cabeça e movê-la-á da direita para a esquerda duas ou três vezes.
  4. Para indicar que a sua opinião difere da do árbitro, o árbitro lateral fará um dos gestos do artigo 8 a)
  5. Em situações de Hantei os árbitros laterais devem segurar as bandeiras nas mãos corretas. Depois do árbitro ter anunciado Hantei, os árbitros laterais deverão de imediato erguer ou a bandeira azul, ou a branca acima da cabeça para indicar aquele que consideram ser o competidor que é meritório da decisão.
  6. Quando os árbitros laterais desejam que o árbitro anuncie Matte em situação de Ne-waza (por exemplo, não progressão), devem efetuar um gesto, levantando ambas as mãos à altura dos ombros com as palmas viradas para cima.


O gesto seguinte será usado como teste no campeonato do mundo de juniores em Cali, Colômbia em 1998, substituindo os gestos (xxi) e (xxii). O resultado deste teste será avaliado pela Comissão de Arbitragem e a decisão recomendado ao Comitê Executivo.
  1. JUDÔ NEGATIVO (atos proibidos de i a ix): Cruzar os punhos em frente do corpo à altura dos ombros com as mãos estendidas, depois apontar para o competidor a ser penalizado.
árbitros laterais
                                                     [DENTRO]                                                [FORA]
                                                      [NÃO VÁLIDO]                                    [MATTE EM NE-WAZA]


Para entender os termos, veja Glossário de termos Japoneses usados no Judô.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...