terça-feira, 9 de abril de 2013

Técnicas do Muay Thai

Técnicas do Muay Thai

Por técnica manifesta-se o modo pelo qual uma habilidade é desempenhada. Técnica, na verdade, é o
componente que claramente diferencia um atleta do outro, pois engloba todas as estruturas e elementos técnicos em movimentos precisos e eficazes, por meio do qual um atleta realiza uma tarefa desportiva. A técnica é uma sequência de movimentos baseados na física e na biomecânica.A preparação técnica, objetiva aprender a técnica desportiva de forma racional. É um processo a longo prazo, sem interrupções. Ela deve ser sempre aperfeiçoada, dependendo muito da condição de preparação física do praticante. As técnicas do muay thai são consideradas pelos mestres desta arte, das mais eficazes formas de combate sem elementos associados, seja pois sem armas brancas, porretes entre outros.Este tecnicismo destaca o muay thai entre as outras formas de luta, nomeadamente os seus derivados (como o kickboxing, full contact, entre outros). Técnicas de ataque e defesa são comuns neste tipo de arte marcial uma vez que existe bastante atrito entre os adversários. O muay thai é uma arte de combate de contato, onde a troca de golpes dos lutadores é constante.


Técnicas de defesa

 

O muay thai é uma arte de luta bastante particular na forma como profere os seus golpes, assim como as suas técnicas defensivas. Inicialmente a posição básica era ligeiramente diferente da atual uma vez que as proteções – principalmente as luvas – contribuíram em muito para essa mesma modificação. A posição antiga consistia numa colocação veemente e exagerada dos braços por forma a que a eficácia da respetiva defesa fosse melhor conseguida. As pernas eram mais flectidas e distanciadas, características que podem ser olhadas no ancestral do muay thai, o muay boran.
A posição básica do muay thai é conseguida com o braço e a perna esquerda à frente, para quem é destro. O canhoto deve adquirir uma posição em que o braço e a perna direita se encontra à frente. As mãos devem-se posicionar mais ou menos na altura das sobrancelhas, fechadas ou semifechadas. Os cotovelos devem ficar "para dentro", ou seja, mais encostados no corpo, sem contudo ser uma posição desagradável. A tranquilidade é muito importante para o praticante, não só na forma como dispõe a própria posição, como na atitude de ataque.As pernas encontram-se ligeiramente flexionadas não tanto quanto no muay thai tradicional e os pés não devem nunca ficar na mesma direção, ou seja em linha reta, mas sim relativamente considerados à largura dos ombros.O queixo não apresenta uma posição alta, mas sim quase encostado ao peito por forma a que os ombros o protejam. A técnica de defesa é portanto fundamentada nesta posição base para a proteção dos golpes do adversário. No entanto outros movimentos devem ser utilizados nomeadamente as esquivas dos respetivos golpes, ou o ato de desviar os golpes da direção inicialmente intencionada. Quando são desferidos circulares baixos (low-kick) ou circulares médios (ao tronco) estes são obstruídos normalmente com a canela, flexionando a articulação do joelho e elevando a perna ao encontro do cotovelo do lado correspondente. Esta é uma das várias técnicas das quais o muay thai encontra a sua particularidade, embora muitas outras artes marciais tenham empregue algumas destas como método de defesa. Os golpes na parte superior do corpo são obstruídos geralmente com o antebraço, ou se possível com a canela. Os circulares médios são frequentemente agarrados, travando o oponente, e assim permitindo um ataque para derrubá-lo ou mesmo golpear o oponente à distância. Algumas denominações de técnicas de defesa como os bloqueios, desvios, paradas com desvio, deslocações, projeções são regularmente utilizados em treino e combate.
A arte de bloqueio é uma habilidade crucial que deve ser desenvolvida a fim de organizar uma defesa útil contra um ataque. Os membros do corpo são eficazes ferramentas usadas nas técnicas de bloqueio no muay thai. Durante a competição, as mãos enluvadas são comummente empregues para proteger a cabeça dos golpes do oponente. Os antebraços são utilizados para bloquear ataques ao tronco, protegendo o concorrente de chutes, socos, joelhadas e cotoveladas.As pernas são também parte fulcral para o bloqueio de ataques, sendo estas utilizadas como método de bloqueio de pontapés ao tronco e às partes externas ou internas das coxas. A capacidade de evitar os golpes do adversário é uma habilidade fundamental para o praticante. Os desvios com a cabeça são formas eficazes de evitar golpes que visam a mesma. Utilizando as deslocações o praticante pode movimentar e afastar todo o seu corpo esquivando-se do ataque adversário. Outras técnicas empregues consistem na interrupção dos ataques. Estas são técnicas de defesa e ataque, sendo que antes do golpe do adversário, o praticante antecipa-se do mesmo bloqueando-o e posteriormente investindo adequadamente contra o oponente. Aqui a observação é elementar para que esta técnica seja possível. 

Técnicas de pernas

 

Uma das principais armas do muay thai são os seus poderosos jogos de pernas.Os pontapés exigem a movimentação quadril e tronco para colocar mais força e firmeza nos golpes. Estes tipos de golpes do muay thai são patenteados de um modo superficialmente diferente das demais artes marciais.É plausível considerar que grande parte de outros estilos atualmente exequíveis, basearam-se em algumas das técnicas do muay thai.Existe vários tipos de golpes de pernas que são utilizados neste estilo de luta, como são exemplo os seguintes:

Português
Tailandês
Romanização
IPA
Frontal[nt 4]
เตะตรง
Tei-trong
[tèʔ troŋ]
Circular ao tronco
เตะตัด
Tei-chiyang
[tèʔ tɕʰǐəŋ]
Circular alto
เตะตัด
Tei-kan-kro

Low-kick (Circular baixo)
เตะตัด
Tei-tat
[tèʔ tàt]
Semi-circular
เตะเฉียง
Tei-rid

Circular cima-abaixo
เตะกด
Tei-kot
[tèʔ kòt]
Circular em escada
เขยิบเตะ
Yiep-tei
[tèʔ jìəp]
Circular em salto
กระโดดเตะ
Kra-tote-teii

Lateral
ถีบข้าง
Tip-kang

Rotativo de calcanhar
ถีบกลับหลัง
Tip klap lang
[tʰìːp klàp lǎŋ]
Rotativo de calcanhar em gancho
เตะกลับหลัง
Tei klap lang
[Tèʔ klàp lǎŋ]
Cima-abaixo ou Pontapé descendente
เตะ เข่า
Tei khao
[Tèʔ k ʰ AW]

Tal como nos socos, antes da adoção das regras internacionais de boxe no muay thai, existiam outros tipos de chutes, os quais podem ser verificados nas raízes desta arte, como é exemplo o muay boran. Após a adoção das regras internacionais, o muay thai aprimorou as técnicas e por conseguinte os golpes de pernas.O pontapé circular usa um movimento rotatório do corpo inteiro. Os lutadores de muay thai são treinados para bater sempre com o osso medial e maior abaixo do joelho, a tíbia, uma vez que esta é a parte mais dolorosa com que se pode infligir um golpe com o referente membro inferior. O pé contém inúmeros ossos finos sendo por isso muito mais propenso a lesões. Um lutador pode se ferir quando usa somente o pé como área de impacto. Para isso, os atletas de muay thai condicionam cuidadosamente as suas tíbias em treinos no saco pesado e em sparring, melhorando assim a resistência e força das áreas de impato, fundamentais para o combate. O referente treino é exercido com base no praticar das caneladas em superfícies duras, como o fazem alguns dos tailandeses.

 

Joelhadas

 

A articulação óssea formada pela extremidade distal do fémur, pela extremidade proximal da tíbia (e pela patela (rótula)) consiste numa arma ofensiva de grande importância no muay thai. As técnicas de joelhos são parte essencial desta arte tailandesa.O joelho é uma das armas mais letais deste estilo de luta. A sua eficiência compara-se com a do cotovelo quando o atleta o utiliza devidamente. Este tipo de golpes possuem uma maior eficácia quando é empregue a curta distância, contudo, não é incomum os atletas, quando em combate, utilizarem-se de joelhadas a média e longa distância, usando para isso deslocamentos rápidos e/ou saltos como forma de alcance ao alvo. Não obstante, é no clinch que o uso de joelhadas se torna mais frequente, sendo que o oponente uma vez preso, geralmente com as mãos na altura do pescoço, é golpeado sequencialmente com esta técnica de ataque. Os joelhos podem ser utilizados de diversas formas, para atacar variadas partes do corpo.O mais comum são os ataques direcionados às coxas, ao tórax e a cabeça, tendo como objetivo nocautear o adversário.


Português
Tailandês
Romanização
IPA
Joelhada frontal
เข่าตรง
Khao trong
[kʰàw troŋ]
Joelhada lateral
เข่าตัด
Khao Tat'
[kʰàw tàt]
Joelhada circular
เข่าเฉียง
Khao chiyang
[kʰàw tɕʰǐəŋ]
Joelhada em salto
เข่าลอย
Khao loy
[kʰàw lɔːj]
Joelhada frontal (penetrante)
เข่ายาว
Khao-youn
[K ʰ AW ja ː w]
Joelhada em escada
เข่าเหยียบ
Yiep-khao
[kʰàw jìəp]

 

Técnica de braços

 

Este é um dos temas mais polémicos do muay thai. Existe pequenos pormenores que ditam diferenças nos socos do muay thai em relação ao kickboxing. A flexão dos braços emprega a pronação dos antebraços, ou seja, a rotação medial dos mesmos. Isto vai interferir na forma de golpear, pois no boxe assim como no kickboxing, é feita a supinação do antebraço, seja pois a rotação lateral deste a partir da posição pronada de modo a que a palma da mão esteja voltada anteriormente.O método de treino dos socos é também uma diferença que se vai pronunciar igualmente no modo de desferi-los e aplicá-los em luta. Para um leigo, torna-se imperceptível a distinta técnica utilizada no muay thai, contudo para alguém conhecedor desta arte torna-se fácil distinguir a forma como são desferidos os golpes. São pequenos detalhes que na maioria das vezes são imperceptíveis.
Uma das técnicas distintas do muay thai, é o movimento da cobra. Este consiste no movimento equiparável ao de uma cobra, que aquando a receção de um circular alto, o lutador executa um desvio para trás e volta repentinamente golpeando o adversário com um direto. Existem várias técnicas de braços utilizadas no muay thai, entre as quais:

Português
Tailandês
Romanização
IPA
Jab[nt 6]

Mat nueng

Direto[nt 7]
หมัดตรง
Mat trong
[Mat Tron]
Uppercut[nt 8]
หมัดเสย (หมัดสอยดาว)
Mat Soei / Mat soi dao
[Mat sɤ̌j] , [Mat sɔ̌j da ː w]
Cruzado[nt 9]
หมัด ตรง
Mat trong
[Mat Tron]
Gancho[nt 10]
หมัด เหวี่ยง สั้น
Mat wiang san
[Mat wìəŋ San]
Soco em salto
กระโดดชก
Kradot chok
[kradòːt tɕʰók]
Gancho descendente (salto]
กระโดดชก
Kradot chok
[kradòːt tɕʰók]
Punho rotativo[nt 11]
หมัดเหวี่ยงกลับ
Mat wiang soi
[Mat wìəŋ sɔ̌j]

 

Cotoveladas

 

As técnicas de cotovelos utilizadas no muay thai são um elemento importante no que caracteriza esta arte marcial. Consideradas enquanto armas de significante perigo, os cotovelos podem causar graves lesões.Nenhuma outra técnica do muay thai se compara ao cotovelo devido à sua grande capacidade de contusão. A utilização dos cotovelos nesta arte tailandesa, caracteriza diferentemente o muay thai de todas as demais artes marciais. Estas armas possuem grande eficácia mesmo quando utilizadas a curtas distâncias, possuindo também larga flexibilidade de angulação podendo ser utilizado em diversas direções assim como com métodos variados.

Português
Tailandês
Romanização
IPA
Cotovelo horizontal
ศอก ตัด
Sok tat
[Sɔ ː k Tat]
Cotovelo oblíquo
เข่าเฉียง
Khao chiang
[kʰàw tɕʰǐəŋ]
Cotovelo circular ao tronco
ศอกตี
Sok ti
[sɔ̀ːk tiː]
Cotovelo cima-abaixo (descendente) 45º
ศอก ตี
Sok ti
[Sɔ ː k ti ː]
Cotovelo de baixo-acima (ascendente)
ศอก งัด
Sok Ngat
[Sɔ ː k NAT]
Cotovelo frontal (Ataque)
ศอก พุ่ง
Sok phung
[Sɔ ː k p ʰ ONU]
Reverso de cotovelo horizontal
ศอกเหวี่ยงกลับ
Sok wiang klap
[sɔ̀ːk wìəŋ klàp]
Cotovelo rotativo
หมัดเหวี่ยงกลับ
Mat wiang klap
[màt wìəŋ klàp]
Cotovelo rotativo com retorno
ศอกกลับ
Sok klap
[sɔ̀ːk klàp]
Dupla cotovelada
ศอกกลับคู่
Sok klap khu
[sɔ̀ːk klàp kʰûː]
Cotovelo em salto descendente
กระโดดศอก
Kradot sok
[kradòːt sɔ̀ːk]

 

Clinch

 

O clinch ou plam, como se diz na Tailândia, é uma forma de livrar-se de uma eventual sequência de ataques desferidos pelo oponente imobilizando os braços do mesmo adversário. No muay thai é comum o adversário ser agarrado ou puxado pelo membro superior (cabeça), para que lhe sejam desferidas joelhadas tanto no tórax quanto em outras partes do corpo, assim como cotoveladas. É normal os lutadores permanecerem um tempo relativamente superior comparativamente com outras formas de luta, visto ser considerado também como um ataque ao oponente.O clinch pode durar entre três a dez segundos. Este tempo é apenas considerado se os lutadores estiverem estáveis sem desenvolverem a ação de ataque conforme o pretendido. O plam pode ser um ponto inicial para a projeção do adversário ao chão. Esta forma de ataque e defesa é frequentemente utilizada num combate de muay thai.

 

Outras técnicas

 

É permitido "agarrar as pernas" quando o oponente desfere um pontapé. A perna pode ser agarrada durante três segundos ou enquanto se exerce até dois passos em frente podendo contra-atacar com as várias técnicas permitidas no muay thai.As projeções são permitidas e significantes para o resultado final, sendo que é atribuído uma pontuação por cada projeção bem conseguida. Empurrar o adversário é um dos métodos mais eficazes para conseguir desequilibrar o oponente e consequentemente desferir golpes. Já os bloqueios são empregues precisamente para bloquear os golpes atacantes como são exemplo os low-kicks, defendidos com a tíbia.Qualquer bloqueio bem efectuado permite que esse mesmo golpe bloqueado seja considerado neutro.

 

Pontos de ataque

 

Podem ser desferidos ataques na cabeça somente na parte frontal e lateral, ou seja, é estritamente proibido golpear na nuca.Igualmente, no tronco, as áreas frontal e laterais são válidas à recepção de golpes, enquanto que a grande área posterior, as costas, são portanto uma zona interdita a qualquer golpe. Já as pernas, todas as superfícies das mesmas podem ser um alvo para o atacante.

Conjuntos de técnicas do muay thai tradicional

 

Mae Mai Muay Thai

 

Mae Mai ("técnicas principais")refere-se às principais séries de movimentos técnicos de combate, consideradas manobras básicas empregues num confronto de muay thai. As técnicas desta arte tradicional são agrupadas de forma distinta dependendo dos professores e suas respectivas escolas.Em inúmeros manuais de muay thai, as técnicas são claramente classificadas de acordo com as suas características funcionais.Considera-se o Mae Mai Muay Thai um conjunto de técnicas provenientes do muay thai tradicional. Os principiantes do muay thai aprendem primeiramente estas técnicas antes dos treinos de Look Mai Muay Thai, tratando-se de técnicas de ataque e defesa consistem em quinze movimentos mais detalhados do desporto.

 

Look Mai Muay Thai

 

Look Mai ou luk muay consiste em quinze séries de movimentos de menor importância do muay thai tailandês.Look Muay são um conjunto de manobras básicas do muay thai, que derivam do Mae Mai Muay Thai. Esta divisão de técnicas apresenta sequências mais detalhadas de ataque, defesa e contra-ataque. Antes de se iniciar o treino destes movimentos técnicos, o atleta deve possuir primeiramente a experiência do Mae Mai Muay Thai.As qualificações dos antigos treinadores de muay thai seguiam técnicas de boxe tailandês em quinze movimentos caracterizados por se tratarem de técnicas complementares do muay thai.
Tanto o Mae Mai como o Look Mai são susceptíveis a diferentes interpretações. Estas sequências de técnicas, cuja sua codificação remonta, segundo os especialistas, até ao século XIX, adestram, por exemplo, o processo necessário para desenvolver habilidades singulares, tais como o aperfeiçoamento sobre o momento de acção do praticante no que se refere à defesa e ataque, para além que transmitir noções de distância com objectivos ofensivos e defensivos.Estas técnicas seriadas traduzem instruções sobre os pontos vitais e mais sensíveis do corpo humano associando movimentos capazes de alcançar os referentes alvos, golpeando-os de forma eficaz e obtendo um significativo efeito quando desferido com sucesso cada golpe.
Todas as técnicas de Mae Mai assim como de Look Mai são minuciosamente estudadas, não só sobre as suas formas básicas, já estabelecidas, como também sobre as suas variações.No total, todas as formas básicas tal como suas variantes, constituem cerca de cem séries de movimentos técnicos, representando uma autêntica plataforma técnica do estilo actualmente empregue entre as escolas tailandesas.O estudo destes princípios e conjuntos de técnicas resume-se a uma fonte imensa de informação sobre a arte marcial com considerável utilidade e importância. O atleta adquire, portanto, um desempenho distinto quando em combate, uma vez aplicadas soluções técnicas que demonstrem grande domínio da disciplina. São pois, noções fulcrais ao entendimento deste desporto de combate

 

Khon Muay Thai

 

O ataque e contra-ataque é chamado de Khon Muay tratando-se de estratégias de muay thai. Khon Muay refere-se, pois, à nomenclatura dos movimentos (ataque e contra-ataque utilizando-se de socos, cotoveladas, entre outros) do muay thai. A característica do uso, seguindo os métodos de ataque e defesa, define os estilos de cada escola. Cada local de ensino possui a sua característica particular, sendo que o khon muay é utilizado para distinguir cada estilo. Cada termo abaixo referido designa um conjunto de técnicas de ataque e contra-ataque existentes no muay thai tailandês.
  • Kon Jujom' = ataque
  • Kon Kae Mad' = defesa
  • Kon Louko' = punhos
  • Kae Thao' = pernas
  • Kon Kae Khao' = joelhos
  • Kon Kae Sok' = cotovelos

 

Cherng Muay

 

Cherng Muay é um método de utilização dos punhos, das pernas, dos joelhos e dos cotovelos enquanto a habilidade de defesa e ataque. Mr. Uthai Sindhusan dividiu o Cherng Muay em quatro métodos (4 Cherng). Os seguintes termos caracterizam técnicas únicas do muay thai tradicional, sendo utilizados no seu país de origem enquanto designações próprias para cada conjunto de técnicas de cotovelos, joelhos, punhos e pernas.
  • Cherng Thao 15 Cherng (técnicas de punhos);
  • Cherng Sok 24 Cherng (técnicas de cotovelos);
  • Cherng Khao 11 Cherng (técnicas de joelhos);
  • Cherng Mad 15 Cherng (técnicas de pernas).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...