sábado, 13 de abril de 2013

7 motivos para praticar Artes Marciais

Como é difícil manter uma rotina funcional e saudável com atividades físicas, não é mesmo? Talvez um dos motivos mais comuns que gera esse problema se deve à preguiça. Como é difícil mudar esse hábito, principalmente quando se trata de exercícios físicos, mas com toda certeza é possível mudar esse comportamento e iremos mostrar aqui como fazer por meio das artes marciais.
A Tonlon resolveu desenvolver esse artigo para mostrar ao leitor algumas vantagens em praticar artes marciais, mas também não deixa de ser um texto interessante para aqueles que já praticam.

1. Alivie o Stress

Hoje todos nós sabemos que é praticamente impossível não ficar estressado com as mais diversas atividades do nosso dia a dia. A primeira razão que incentivamos pela pratica das artes marciais está diretamente ligada ao estresse.
Para quem quer relaxar e descontrair depois de um dia duro de trabalho, praticar uma arte marcial pode ser uma ótima opção, principalmente quando se trata das modalidades de contato, como o Boxe Chinês, por exemplo, onde poderá descarregar suas tensões em sacos de pancada.

2. Auto Defesa

Essa razão é evidente e trata da sua própria segurança. Claro que hoje está tudo mais moderno e que cada vez mais é difícil de ocorrer uma situação onde você consiga aplicar as técnicas de defesa pessoal, no entanto, as exceções existem e elas podem acontecer e você precisa estar preparado.
É sempre bom saber o básico, além de se sentir mais confiante irá também elevar sua autoestima. A princípio, qualquer arte marcial que você escolher estará a ajudar com essa necessidade.

3. Melhore os Seus Princípios

As artes marciais desde suas eras antigas sempre nos ensinou a disciplina, o respeito, o controle emocional, a concentração e a paciência. Ora, se ensinou estes valores, os mesmos podem ser aplicados para o seu trabalho, no seu estudo, em sua casa e com seus amigos.
Tudo o que aprendemos no tatame não fica só tatame, os valores que são aprendidos se integra na personalidade do indivíduo e os mesmos refletem nos seus hábitos e atividades. Praticar esses princípios é algo extremamente saudável e faz de você uma pessoa melhor.
Todo atleta ou praticante precisa ter um bom controle emocional se quiser atingir as suas metas e objetivos. Precisa estar confiante e preparado psicologicamente para enfrentar novos desafios. O pensamento do profissional que trabalha ou quer trabalhar em uma empresa, também não é muito diferente disso.
Mesmo que você não prossiga com sua arte, certamente você vai trazer dela –   independente de qual for  –  muitos valores importantes, que mais tarde poderão ser aplicados tranquilamente em outras atividades da sua vida, seja na sua carreira profissional ou na sua vida pessoal.

4. Faça Novas Amizades

Faça Amizades
Ao praticar uma arte marcial você estará se submetendo a diferentes tipos de públicos e isto poderá lhe trazer ótimas surpresas, dependendo do seu ponto de vista. Praticar atividades físicas em um público diferente é muito mais interessante do que praticar em públicos comuns, por exemplo, academia de musculação.
Não significa que não seja possível de encontrar públicos diferentes na musculação, mas ao praticar uma arte marcial você está sujeito a conhecer muito mais, desde que você também esteja aberto para isso.
Todo público de arte marcial tem envolvido pelo menos algum praticante que dedicou a sua vida em uma arte. Compartilhar conhecimento e experiências com esses praticantes é algo realmente prazeroso.
Uma coisa é certa, ao praticar uma arte você estará a conhecer novas tribos e irá ampliar consideravelmente as suas amizades.

5. Melhore a Sua Saúde e Bem Estar de Forma Natural

Você já deve estar cansado de escutar que as atividades físicas ajudam com o nosso bem estar e que, devemos porque devemos nos exercitar. Mas muitas vezes toda essa informação entra por um ouvido e sai pelo outro. Reflita com calma e relaxado e se possível faça isso em um campo, não coloque toda essa pressão que a mídia impõe sobre nós.
Provérbio: Tensão é quem você pensa que deveria ser. O relaxamento é quem você é. – provérbio Chinês
Você deve iniciar suas atividades físicas a partir do momento que você está motivado e sente naturalmente, vontade de praticar. Ao praticar uma arte marcial, você estará a praticar também hábitos, como por exemplo, habituar-se a refeições mais saudáveis. Muito diferente de quem treina para gastar o que come. Esse tipo de treino é chato, é mecânico e não tem graça! Não motiva e não nos acrescenta em nada.
O treino das artes marciais é muito mais rico, é trabalhar o espírito para se sentir bem naturalmente, os resultados como perda de peso, fortalecimento corporal, condicionamento físico, e até mesmo a capacidade mental acabam por se tornar consequências.

6. Viva Uma Cultura Diferente

Lanternas Chinesas
Outro bom motivo para praticar artes marciais é um interesse em suas raízes culturais. Ao praticar uma arte você vai apreender naturalmente algumas características que diz respeito a sua cultura, lógico que não se compara com um curso de línguas, por exemplo, mas é muito enriquecedor.
Você aprende novos costumes, muda seus hábitos, experimenta novas culinárias e consequentemente acaba por conhecer lugares e pessoas diferentes, novamente, é muito prazeroso!

7. Aprenda a Não Desistir

Never Give Up
Se tem alguma coisa que é realmente valioso, esse alguma coisa é o fracasso. Sim, o fracasso. Você vai errar muito até conseguir executar uma boa técnica, vai errar muito até entender o fundamente de algum treino.
“Errei mais de 9.000 cestos e perdi quase 300 jogos. Em 26 diferentes finais de partidas fui encarregado de jogar a bola que venceria o jogo… e falhei. Eu tenho uma história repleta de falhas e fracassos em minha vida. E é exatamente por isso que sou um sucesso.”
Embora essa citação seja de Michael Jordan, esse princípio é totalmente aplicável para o mundo das artes marciais. Conforme os anos se passam, ao praticar cada vez mais, você se torna mais disciplinado. Depois de errar tanto, você aprende a não desistir facilmente dos seus objetivos, sejam eles dentro ou fora da academia.
Cair 7 vezes, levantar-se 8 (Provérbios Chinês)

Fonte : http://www.tonlonsaojudas.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...