sábado, 13 de abril de 2013

A bandagem e o soco

Historiadores sugerem que o Boxe foi inventado por volta de 1500 anos A.C. onde hoje se situa a Etiópia. Foi introduzido nos jogos olímpicos de 688 D.C. e, nessa época, os lutadores já usavam protetores de cabeça e bandagens (feitas de couro) para proteger as mãos e melhorar a intensidade dos golpes.

Num estudo realizado com 22 boxeadores, foi avaliada a força de impacto do soco. Foram comparados 4 tipos de bandagens e também o soco sem o uso de bandagem. Os resultados mostraram que a bandagem da mão aumenta significativamente a força de impacto do soco. A força aumenta em relação à espessura da bandagem. Os pesquisadores concluíram que a bandagem aumenta a rigidez da mão e facilita a transferência de força em comparação ao soco sem bandagem.

Além de melhorar o desempenho dos socos, a bandagem das mãos visa à prevenção de lesões no punho, mão e dedos. A bandagem, desde que bem feita, mantém o punho na posição neutra, evitando entorses e luxações. Mantém os ossos da mão com melhor congruência, dissipando as forças de reação do impacto dos golpes.

Porém, mesmo com tantos benefícios, o uso da bandagem ainda não é unamidade. Num estudo recente realizado com lutadores de MMA (Mixed Martial Arts), apenas 64,5% relataram usar bandagens.

Novos estudos devem ser realizados mostrando os benefícios do uso da bandagem para que os lutadores, treinadores e responsáveis por competições estimulem o uso correto das bandagens.





Clique Aqui para saber como passar bandagem.

Referências:

1) Influence of bandages on the strength of impact of punches in boxing. Roy B, Bernier-Cardou M, Cardou A, Plamondon A. Can J Appl Sport Sci. 1984 Dec; 9 (4) : 181-7;

2) Determining the prevalence and assessing the severity of injuries in MMA athletes Lt. Charles E. Rainey. North American Journal of Sports Physical Therapy volume 4, number 4, november 2009, page 190.

Fonte: http://www.tatame.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...