quinta-feira, 25 de abril de 2013

O Krav Magá

Krav magá (em hebraico: קרב מגע, "combate próximo/de contato") é um sistema de combate corpo a corpo eclético, desenvolvido em Israel, que envolve técnicas de luta, agarramento e golpeamento.
O krav magá é derivado de habilidades de briga de rua, desenvolvidas por Imi Lichtenfeld como um modo de defender o quarteirão Judeu durante o período de ativismo anti-semita em Bratislava nos anos de 1940. Após sua imigração para Israel, ele começou a fornecer treinamento em combate corpo-a-corpo para o que se tornaria as Forças de Defesa de Israel, desenvolvendo as técnicas que se tornaram conhecidas como krav magá. Desde então ele tem sido aperfeiçoado para ambas aplicações, civis e militares.
Sua filosofia enfatiza a neutralização de ameaças, manobras de defesa e ataque simultâneos, e agressão.O krav magá é utilizado pelas Forças Especiais de Defesa de Israel e muitas variações intimamente relacionadas foram desenvolvidas e adotadas por organizações de imposição da lei e de recolha de informações, como Mossad, Shabak, FBI, unidades SWAT do departamento de polícia de Nova Iorque e Forças de Operações Especiais dos Estados Unidos. Existem várias organizações ensinando krav magá internacionalmente;o krav magá não é considerado um desporto, já que não possui regras. Todos os golpes são permitidos e treinados por forma a ultrapassar todo e qualquer tipo de situação de violência do modo mais rápida e eficazmente possível.

 

Etimologia

 

O nome em hebraico significa "combate corpo-a-corpo". Krav (em hebraico: קרב) significa "combate" e Magá (em hebraico: מגע) significa "contato" ou "toque".

 

História

 

O krav magá é resultado da vivência de Imi Lichtenfeld, em diversas artes marciais provinda principalmente do Japão.Primeiro ele ensinou seu sistema de luta em Bratislava para ajudar a proteger a comunidade Judaica local da milicia nazista. Ao chegar no Mandato Britânico da Palestina, Imi começou a ensinar Kapap para os Haganah, o exército Judaico.
Com o estabelecimento do Estado de Israel em 1947, Imi Lichtenfeld se tornou o Instrutor Chefe de Condicionamento Físico e Defesa Pessoal na Escola de Aptidão ao Combate das Forças de Defesa de Israel (IDF). Ele serviu na IDF por 20 anos, durante este tempo continuou a desenvolver e refinar o seu método de combate corpo-a-corpo.
Nos anos 70 ele saiu do serviço militar, mas continuou a supervisionar a instrução de krav magá em ambos contextos, militares e imposição da lei, além disso, trabalhou incansavelmente para refinar, aperfeiçoar e adaptar o krav magá para atender necessidades civis.
Os dez primeiros alunos de Imi Lichtenfeld a receberem a faixa preta 1º Dan foram: Eli Avikzar, Rafi Elgarisi, Haim Zut, Shmuel Kurzviel, Haim Hakani, Shlomo Avisira, Vicktor Bracha, Yaron Lichtenstein, Avner Hazan e Miki Asulin.
Em 1978, Imi Lichtenfeld fundou a Associação Isralense de Krav Magá (IKMA)junto com os seus mais experientes instrutores .O objectivo era a criação de um órgão sem fins lucrativos, que servisse de estrutura de apoio a todos os praticantes e que promovesse a pureza do Krav Maga, permitindo o seu desenvolvimento como o método de defesa nacional e combate no seio de uma organização não partidária, não política, e independente de outras organizações desportivas, é criada pelas mãos de Imi e dos seus melhores alunos a Israeli Krav Maga Association, tendo como fundador Imi Lichtenfeld

 

Expansão aos Estados Unidos

 

Até 1980, todos os especialistas em krav magá viveram em Israel e treinaram na Associação Israelense de Krav Magá. Aquele ano marca o começo do contato entre especialistas israelenses de krav magá e estudantes interessados, nos Estados Unidos. Em 1981, um grupo de seis instrutores de krav magá viajaram para os EUA para demonstrar o seu sistema, primeiro para Centros Comunitários Judaicos locais. O escritório de campo de Nova Iorque do FBI e o Principal Centro de Treinamento do FBI em Quantico, Virginia presenciou as demonstrações e expressou interesse. O resultado foi uma visita de 22 pessoas dos EUA a Israel durante o verão de 1981 para receber um curso básico de instrutor de krav magá. Os graduados deste curso retornaram aos EUA e começaram a estabelecer instalações de treinamento em suas áreas locais. Estudantes # suplementares viajaram a Israel em 1984 e novamente em 1986 para se tornar instrutores. Ao mesmo tempo, instutores de Israel continuaram visitando os EUA. Treinamentos para imposição da lei nos EUA começaram em 1985.

 

Expansão para a América do Sul e Brasil

 

Em 18 de Janeiro de 1990, Kobi Lichtenstein chegou ao Brasil, com o objetivo de introduzir o Krav magá na América do Sul. Kobi afirma que recebeu tal responsabilidade diretamente de Imi Lichtenfeld.
Em 28 de maio de 2010, durante os eventos da comemoração dos 100 anos do nascimento de Imi Lichtenfeld, a Federação Sul Americana de Krav Magá (FSAKM) organizou, na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, a maior aula de defesa pessoal do mundo. O evento foi auditado e registrado pelo Guiness World Records. Compareceram 2.212 pessoas, que receberam instruções do Mestre Kobi em um palco montado na praia. O evento também serviu para comemorar os 20 anos da introdução do krav magá no Brasil.
Atualmente existem outras federações de Krav Maga no Brasil, além da Federação sul-americana de Krav Maga (FSAKM).

 

Expansão para a África do Sul

 

Nos últimos dois anos, uma nova companhia de krav magá se instalou na África do Sul. O treinamento é constituído principalmente de treinamento civil, embora eles treinem para se preparar para se unir a unidades militares.

 

Expansão para a Europa

 

Nos anos de 1990 os pioneiros na Europa são para França, Bélgica, Alemanha, Espanha, Itália e Portugal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...