quarta-feira, 24 de abril de 2013

O Sambo

Sambo (em russo: Cамбо) - é uma arte marcial moderna originariamente desenvolvida na União Soviética no início do século XX e reconhecida como esporte pela URSS desde 1938.
SAMBO é um acrônimo de "CAMооборона Без Oружия" (SAMooborona Bez Orujia), que em tradução livre pode significar "autodefesa sem armas".
Este estilo de luta é conhecido pela cultura popular como o praticado por personagens de jogos Street Fighter, Zangief e Abel e também Tekken Sergei Dragunov.

 

História

 

O sambo originou-se da junção de técnicas de autodefesa criadas ao mesmo tempo, porém independentemente, por Vasili Oshchepkov (1892-1937) e Viktor Spiridonov (1881-1943), técnicas estas com o mesmo nome (sambo) porém com estilos diferentes.
O estilo proposto por Spiridonov, um notório pesquisador de lutas, possuía raízes no boxe, no savate, na luta olímpica (a luta greco-romana e a luta livre), lutas eslavas, aikijujutsu japonês e diversas lutas chinesas. Spiridonov foi o primeiro a desenvolver técnicas relacionadas ao sambo.
A influência Oshchepkov eram o tenjin shin'yō-ryū e o kitō-ryū (escolas do aikijujutsu), além do judô. O estilo proposto por Oshchepkov é o que mais se assemelha ao sambo atual. Oshchepkov foi executado em 1937, durante o sistema de expurgos políticos promovidos pelo regime de Stalin .
Anatoly Kharlampiev (1906-1979), aluno de Oshchepkov, aprimorou o estilo proposto pelo mestre, compilando ainda as técnicas de Spiridinov. Foi também o responsável pelo reconhecimento da arte marcial junto ao comitê de esportes da URSS. Por suas contribuições técnicas e políticas, é reconhecido, por vezes, como criador do Sambo contemporâneo.
Entretanto, não há um consenso universal sobre a existência de um criador único do Sambô.

 

Organização desportiva

 

Federações internacionais

 

Em 1968, a Federação Internacional de Lutas Associadas (FILA) aceitou o Sambo como estilo internacional de luta, juntamente com a Luta Greco-Romana e a Luta Livre, modalidades estas já consagradas como olímpicas.
No ano de 1985, a comunidade de Sambo formou a sua própria organização, a Federação Internacional Amadora de Sambo (FIAS).
Em 1993, a FIAS dividiu-se em duas organizações, ambas utilizando o mesmo nome e logotipo. Estes dois grupos eram referidos como FIAS oriental (sob controle russo) e FIAS ocidental (sob controle norte-americano).
Doze anos mais tarde, em 2005, a FILA conseguiu um acodo com a FIAS ocidental e reassumiu a jurisdição sobre o sambo.
A FILA vem perdendo sua força junto ao sambo, o que pode ser notado no website da entidade. Atualmente, a FIAS (e não a FILA) tem o poder de jurisdição nas competições internacionais de sambo esportivo e de combate.
Os resultados das competições podem ser encontrados no site da FIAS.

 

Sambocas ilustres



  • Fiódor Emelianenko - Quatro vezes campeão mundial de sambo. Considerado, por muitas fontes, como o melhor lutador peso-pesado de MMA.
  • Vladimir Putin - Master Sambo (faixa azul) e presidente honorário da FIAS. É também faixa preta (branca e vermelha - sexto dan) de judô .
  • Blagoi Ivanov - Campeão mundial de sambo de 2008 (venceu o mundial de sambo de 2008, derrotando Emelianenko na semifinal 22 ).
  • Vladimir Kozlov - lutador profissional da empresa WWE. Por ser lutador, não necessariamente luta sambo nos ringues, mas é mestre na arte, assim como no judô, no caratê e no taekwondo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...