Os três princípios
Os princípios que inspiraram Jigoro Kano quando da idealização do judô foram:
- Princípio da Máxima Eficácia do Corpo e do Espírito (Seiryoku Zen’Yo).
É ao mesmo tempo a utilização
global, racional e utilitária da energia do corpo e do espírito. Jigoro Kano
afirmava que este princípio deveria ser aplicado no aprimoramento do corpo.
Servir para torná-lo forte, saudável e útil. Podendo ainda ser aplicado para
melhorar a nutrição, o vestuário, a habitação, a vida em sociedade, a atividade
nos negócios na maneira de viver em geral. Estando convencido que o estudo
desse princípio, em toda a sua grandeza e generalidade, era muito mais
importante e vital do que a simples prática de uma luta. Realmente, a
verdadeira inteligência deste princípio não nos permite aplicá-lo somente na
arte e na técnica de lutar, mas também nos presta grandes serviços em todos os
aspectos da vida. Segundo Jigoro Kano, não é somente através do judô que
podemos alcançar este princípio. Podemos chegar à mesma conclusão por uma
interpretação das operações cotidianas, através de um raciocínio filosófico.
- Princípio da Prosperidade e Benefícios Mútuos (Jita Kyoei).
Diz respeito à importância da
solidariedade humana para o melhor bem individual e universal. Achava ainda que
a idéia do progresso pessoal devia ligar-se a ajuda ao próximo, pois acreditava
que a eficiência e o auxílio aos outros criariam não só um atleta melhor como
um ser humano mais completo.
- Princípio da Suavidade (Ju).
Ju ou suavidade, é o mais
diretamente físico, mas que no entender de Jigoro Kano deveria ser levado ao
plano intelectual. Ele mesmo nos explica este terceiro princípio durante um
discurso proferido na University of Southern California, por ocasião das Olimpíadas
de 1932:
"Deixem-me agora explicar
o que significa, realmente esta suavidade ou cedência.
Supondo que a força do homem
se poderia avaliar em unidades, digamos que a força de um homem que está na
minha frente é representada por dez unidades, enquanto que a minha força, menor
que a dele, se apresenta por sete unidades.
Então se ele me empurrar com
toda a sua energia, eu serei certamente impulsionado para trás ou atirado ao
chão, ainda que empregue toda minha força contra ele.
Isso aconteceria porque eu
tinha usado toda a minha força contra ele, opondo força contra força. Mas, se
em vez de o enfrentar, eu cedesse a força recuando o meu corpo tanto quanto ele
o havia empurrado mantendo, no entanto, o equilíbrio então ele inclinar-se-ia
naturalmente para frente perdendo assim o seu próprio equilíbrio.
Nesta posição ele poderia ter
ficado tão fraco, não em capacidade física real, mas por causa da sua difícil
posição, a ponto de a sua força ser representada, de momento, por digamos apenas
três unidades, em vez das dez unidades normais.
Entretanto eu, mantendo o meu
equilíbrio conservo toda a minha força tal como de início, representada por
sete unidades.
Contudo, agora estou
momentaneamente numa posição vantajosa e posso derrotar o meu adversário
utilizando apenas metade da minha energia, isto é, metade das minhas sete
unidades ou três unidades e meia da minha energia contra as três dele.
Isso deixa uma metade da minha
energia disponível para qualquer outra finalidade.
No caso de ter mais força do
que o meu adversário poderia sem dúvida empurrá-lo também.
Mas mesmo neste caso, ou seja,
se eu tivesse desejado empurrá-lo igualmente e pudesse fazê-lo, seria melhor
para eu ter cedido primeiro, pois procedendo assim teria economizado minha energia."
Ideologias e espíritos
- Quem teme perder já está vencido.
- Somente se aproxima da perfeição quem a procura com constância, sabedoria e, sobretudo humildade.
- Quando verificares com tristeza que não sabes nada, terás feito teu primeiro progresso no aprendizado.
- Nunca te orgulhes de haver vencido a um adversário, ao que venceste hoje poderá derrotar-te amanhã. A única vitória que perdura é a que se conquista sobre a própria ignorância.
- O judoca não se aperfeiçoa para lutar, luta para se aperfeiçoar.
- O judoca é o que possui inteligência para compreender aquilo que lhe ensinam e paciência para ensinar o que aprendeu aos seus semelhantes.
- Saber cada dia um pouco mais e usá-lo todos os dias para o bem, esse é o caminho dos verdadeiros judocas.
- Praticar judo é educar a mente a pensar com velocidade e exactidão, bem como o corpo obedecer com justeza.
- O corpo é uma arma cuja eficiência depende da precisão com que se usa a inteligência.
Cinco fundamentos
- →Shinsei (postura)
- → Shintai (movimentação)
Suri-ashi, andando arrastando os pés.
Tsugi-ashi (apenas em katas), que anda-se colocando um pé a frente e arrastando o outro, sem ultrapassar o primeiro.
- → Tai-sabaki (deslocamento de corpo / tai = corpo; sabaki = deslocamento)
- → Kumi-Kata (pegadas, formas de pegar)
A pegada pode ser feita no eri (gola), sode(manga) e, desde que haja o desequilíbrio do adversário ou o adversário esteja fazendo a pegada cruzada (manga e gola do mesmo lado), no chitabaki(calça). Pode ser de direita (migui) ou de esquerda (hidari). Variando entre canhotos e destros, embora para algumas projeções se use a pegada de lado contrário ao qual se vai atacar.
- → Ukemi (amortecimento de quedas)
Os ukemis são : Ukemi Zenpo kaiten -> Zenpo ( rolamento) kaiten ( rotação) , logo ukemi que você rola e gira. Ushiro ukemi -> Ushiro ( para trás) , logo ukemi para trás. Mae ukemi -> Mae ( para frente) , logo ukemi para frente. Yoko ukemi -> Yoko ( para o lado) , logo ukemi para o lado.
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