terça-feira, 23 de abril de 2013

Técnicas no Hapkido

Todo o movimento no HAPKIDO é racional e científico, isto significa que não há excesso de força física nos exercícios.
Estes movimentos previnem a degradação e o envelhecimento precoce do corpo, permite a circulação sangüínea por todas partes do corpo, regularizando o sistema nervoso e o desenvolvimento do cérebro através do estimulo das articulações e da pulsação das juntas do corpo.
Podemos dominar melhor os tipos de energia quando praticamos HAPKIDO e saiba também que este é um atalho para a força do corpo e a longevidade.
O nome dessa arte marcial em coreano revela praticamente toda sua filosofia.
“HAP” significa harmonia, união ou junção; ‘KI”: energia, força interna,
“DO” caminho espiritual, mais propriamente, unir a energia que inspiramos à energia já contida no corpo humano, com o objetivo de tornar a pessoa um indivíduo melhor.
“KI” representa a energia que há em todas as coisas e que precisamos manter em equilíbrio no nosso organismo.
Esse controle deve ser mantido através do equacionamento dos pólos negativo e positivo Yin e Yan. “DO” tem o significado estrito de caminho do bem.

Pela simples tradução percebe-se que essa é uma arte em que a parte física não é tudo o que importa na preparação do atleta.
É fundamental que se trabalhe também o lado mental, a fim de proporcionar uma evolução constante e preparar o indivíduo para a vida social e para a prática de respeito a tudo e a todos.
Essa evolução torna o atleta uma pessoa mais consciente, preparada para enfrentar as adversidades do cotidiano sem recorrer a violência.

O HAPKIDO divide-se basicamente em cinco partes:

NA POP: Vários tipos de quedas e rolamentos, para o praticante cair e não se machucar.

KOKI: Técnicas de torções nas articulações em geral, muito usado quando o adversário nos agarra ou quando está segurando algum objeto que possa nos ferir.

TERIGUI: Técnica de bater, utilizada para combates a média e curta distância com socos, chutes, cotoveladas, etc.
Essa técnica é essencial nas aplicações de torções ou na tentativa de imobilizar o adversário, pois após uma pancada a tendência deste é perder sua força e sua concentração, tornando-se um alvo fácil.

DONDIGUI: Técnica de arremessar, agarrar e derrubar, essa técnica é muito utilizada quando o adversário é maior e mais forte, e parte direto para o combate corpo a corpo.
Quando bem dominada pode ferir fatalmente o adversário jogando-o no chão.

PANTOGUI: Técnica de solo, quando bem dominada, essa técnica é muito eficiente pois a luta sempre começa em cima e acaba no solo.
Todas as técnicas do HAPKIDO devem ser usadas harmonicamente umas as outras, se não for dessa forma, não é HAPKIDO, pois ele é incompleto em si mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...