terça-feira, 7 de maio de 2013

A mente no esporte

Os esportistas estão dispostos a empregar, durante anos, todas as forças físicas e espirituais disponíveis para alcançar seus objetivos no esporte. É fácil compreender que especialmente o esporte de competição representa um campo de ação e de vivência onde se pode estudar magnificamente os processos psíquicos, antes, durante e depois de situações de performances extremas.

A imaginação é o processo de comunicação entre a emoção, percepção e mudança corporal. Importante causa tanto da saúde quanto da doença, a imaginação é a maior e mais antiga fonte de cura e aperfeiçoamento do rendimento e da performance.

Os exercícios de visualização e as demais técnicas viso-motoras representam as principais formas de atuação e intervenção psicológica no esporte.

Muitos ainda se questionam sobre a validade de um trabalho clínico com atletas. Ora, amigos, já está na hora de darmos um passo à frente. O psicólogo esportivo não atua somente com grupos e equipes. Há uma grande demanda individual de atletas que precisa ser atendida.

O método de trabalho clínico com atletas baseia-se, acima de tudo, na elaboração de um psicodiagnóstico (levantamento das demandas psicológicas) e posterior intervenção, na grande maioria dos casos, através dos exercícios de mentalização.

Há ainda muito preconceito sobre a prática da imaginação e visualização no esporte. Muitos ainda pensam que é uma espécie de lavagem cerebral. Já, outros, confundem-na com teorias e métodos tais como a Neurolinguística e Inteligência Emocional. Não é nada disso.

É preciso saber que a utilização dos exercícios imaginativos e as técnicas viso-motoras representa uma importante via de acesso ao diagnóstico e intervenção psicológica no esporte e fora dele.

Através da imaginação é possível vivenciar uma situação sem estar presente no ambiente em que ela se desenrola. Este ensaio de vivência produz um relato bastante fiel sobre as emoções e pensamentos envolvidos no ato em questão. Este tipo de exercício mental já é considerado um treinamento esportivo em vários países do mundo. Infelizmente, no Brasil, estas técnicas se confundem com práticas de curandeirismos e/ou feitiçarias.

O ser humano, ao longo da história, desenvolveu sua fé, valores, princípios e autoconhecimento através dos magos e gurus. Ressalvo, apenas, que vivemos uma nova Era e, com ela, novas tendências e necessidades evidenciam a necessidade de se revolucionar o método e a intervenção.

O ser humano pode direcionar o caminho que pretende trilhar através de sua postura imaginativa. Pode optar pela saúde ou doença. A mente assume um caráter determinista e final no processo evolutivo de nossa espécie. No esporte, a motivação, concentração, controle de ansiedade e gerenciamento do estresse representam apenas a ponta do iceberg mental que deve ser cuidado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...