segunda-feira, 20 de maio de 2013

Brasileiros que se destacam no TaeKwonDo

O taekwondo se disseminou no Brasil na década de 70. Nessa época, o mestre Sang Min Cho ensinou o esporte no bairro da Liberdade, em São Paulo. A modalidade foi reconhecida pelo Conselho Nacional de Desportos (CND) em 1973. E assim foi realizado o primeiro campeonato brasileiro.

O primeiro brasileiro a ganhar destaque no esporte foi uma mulher: Carmem Carolina Silva. A atleta participou, na categoria até 57 kg, da Olimpíada de Sydney e foi eliminada logo na primeira rodada pela italiana Cristiana Corsi.

O trio Natália Falavigna, Diogo Silva e Marcel Wenceslau representou o país em Atenas. Os dois primeiros comprovaram a evolução da modalidade ao ficarem em quarto lugar.
Falavigna, aliás, foi quem obteve o maior resultado até então para o Brasil. No Campeonato Mundial de 2005, ela conquistou o ouro e ainda viu Márcio Wenceslau ficar com a prata. Além disso é dela também a honra de ter conquistado a primeira medalha olímpica para o Brasil. Natália ficou com o bronze na categoria até 69 kg nos Jogos de Pequim.

Diogo Silva voltou a se projetar nos Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro, em 2007, ao obter o ouro na categoria até 68 kg. No mesmo evento, Falavigna perdeu na decisão para a mexicana Rosário Espinoza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...