sábado, 4 de maio de 2013

Técnicas de Karate

O repertório técnico do caratê está dividido, de modo básico, em dois grandes grupos go waza (剛 技 técnicas rígidas) e ju waza (柔技 técnicas suaves), que compreendem respectivamente os golpes de impacto e os de controle. Sendo que isso não tem nenhuma relação com estilo ou mesmo a denominação deste, são dois aspectos presentes em qualquer sodalício ou modo de se ensinar/aprender a modalidade.
As técnicas rígidas englobam todas aquelas golpes e movimentos em que há explosão de energia, promoção ou absorção de impacto, daí seu nome (saltos, socos, chutes e pancadas). A sua contrapartida são as técnicas suaves, ou aquelas nas quais visa-se mormente o controlo da energia da luta e da do adversário contra si mesmo e controlo dele de per se (projeções, caimentos, imobilizações e luxações).
Além da divisão conforme a natureza do movimento, pode-se dividir as técnicas do caratê em dois grandes grupos, te waza (手 技 técnicas manuais) e soku waza (足 技 técnicas podais), e um grupo menor, atama waza (頭 技 técnicas capitais).E, bem assim, em uke waza (受け 技 técnicas de defesa) e kogeki waza (攻撃 技 técnicas de ataque). Os vários grupos e subgrupos tendem a misturar-se, exibindo a noção de que uma técnica pode ter variados fitos, ou seja, um mesmo movimento ou golpe pode ser usado tanto como defesa como ataque, o que vai realmente prover uma diferenciação mais objetiva não exatamente o golpe em si mas o binômio de cenário de enfrentamento e intento.Daí que nas técnicas manuais incluem-se defesas, ataques, projeções, imobilizações. E isso também é verdade quando se focam os movimentos feitos com os pés.

Quadro sinóptico
Ju waza Go waza
Te waza
Soku waza
Kokyu Torite Tai sabaki Hojo undo Ate waza
Atemi waza Atama waza
Ibuki Katame waza Nage waza Uke waza Ashi sabaki Tachi waza Ukemi waza Tameshiwari Keri waza Tsuki waza Uchi waza
Kogeki waza
Tate waza
Kansetsu waza
Ne waza

Um caractere importante é o manejo do ki, da energia: o carateca deveria executar todas as técnicas parecendo um flúmen. Sob a umbrela desse conceito, o ki fluiria livremente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...