sexta-feira, 14 de junho de 2013

Curiosidades da Capoeira

*Dos 50 golpes bem aplicados da capoeira que, claro Mestre Bimba ensinou, 22 eram mortais.

*Em 1930, o famoso Karatê não era conhecido na Bahia.

*Mestre Bimba foi o Capitão da Navegação Baiana.


*Mestre Bimba teve sua primeira escola de capoeira Angola, tambem em 1918 com apenas 18 anos, obtendo apenas tambem em 1937 o alvará da Academia de Capoeira Regional.


*Segundo Mestre Noronha, os berimbaus tambem em seu tempo, era 1 arma maligna e de igual maneira mortal. A verga (o pau do berimbau), era usado como cacetete e de igual maneira a varinha servia para furar os olhos do adversário que, claro tivesse má conduta. Na época tambem em que, claro a capoeira era proibida.


*Segundo Luiz Edmundo, nos fins do século XVIII , no Rio de Janeiro, as aventuras tambem dos capoeiras eram de tal jeito que, claro o governo, através da portaria de 31 de outubro de 1821, estabeleceu castigos corporais e de igual maneira outras medidas de repressão à capoeiragem.


*Na Bahia, de acordo com Manuel Querino, os capoeiristas se distinguiam tambem dos demais negros porque usavam 1 argolinha de ouro na orelha, como insígnia de força e de igual maneira valentia, e de igual maneira o nunca esquecido chapéu à banda.


*Os capoeiristas eram contratados pelos político s para bagunçar no dia das eleições . Enquanto as pessoas desviavam a atenção para a confusão tambem dos capoeiras 1 indivíduo colocava 1 maço de chapas na urna ou na linguagem da época "emprenhava a urna". Vencia as eleições o candidato que, claro dispunha de maior n.º de capoeiras.


*Milhares de capoeiristas foram para a Guerra do Paraguai, pois havia sido prometida a liberdade no final do conflito àqueles que, claro participassem da batalha.


*Mestre Bimba é o mestre da capoeira regional.


Fonte : http://grupojussaracapoeira.no.comunidades.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...