sábado, 1 de junho de 2013

Curiosidades do Kung Fu

- Bruce Lee é considerado o lutador de arte marcial mais famoso do século 20 e um dos maiores responsáveis por divulgar a arte marcial chinesa ao redor do mundo. Coincidência ou não, o "lutador ator" nasceu no dia e ano do Dragão (27 de novembro de 1940) na Califórnia, EUA.  Aos 13 anos iniciou seus estudos de kung fu e aos 20 já dava aulas. Lee estrelou diversos filmes sobre artes marciais que fizeram muito sucesso como “O Dragão Chinês”, “A Fúria do Dragão”, “O Vôo do Dragão”, “Operação Dragão” e “O Jogo da Morte”. Vários personagens de videogames e desenhos animados foram inspirados em Bruce Lee, como Rock Lee do Naruto e Himontlee do Pokémon.

nnn
- E tem mais kung fu no cinema. Em 2008 a Paramount lançou o filme de animação Kung Fu Panda. O filme conta a história de um panda que sonha em ser um grande lutador de kung fu apesar de ser bastante desajeitado.  O filme fez muito sucesso e faturou mais de US$ 600 milhões no mundo todo.

- A China bem que tentou incluir o kung fu no programa olímpico dos Jogos de 2008, mas não deu certo. De qualquer maneira o país realizou um grande torneio mundial paralelo exatamente na mesma época das Olimpíadas.

- Reality show de kung fu? Isso mesmo. O kung fu conta com mais de um milhão de praticantes nos Estados Unidos e muitos deles participaram dos testes que selecionaram 108 atletas para ingressarem no Templo Shaolin, o mais famoso e tradicional templo e local de ensinamento de artes marciais chinesas. Além da arte marcial propriamente dita os estudantes passaram um bom tempo aprendendo o estilo de vida e a cultura oriental. O programa “K-Star” foi transmitido de março a setembro de 2006 pelo canal chinês "Shenzen TV".

- A Federação Paulista de Kung Fu comemora em 2010 os 50 anos de ensino do kung fu no Brasil por um dos mais respeitados mestres desta arte no mundo: Chan Kowk Wai. Chan nasceu em 1936 na cidade de Taishan, província de Cantão, e iniciou seus treinamentos aos quatro anos de idade. Em 1949 Chan e sua família se mudaram para Hong Kong por ocasião da proclamação da República Popular da China. O mesmo aconteceu com o grão-mestre Yim Sheung Mo que acabou se hospedando na casa da família de Chan e transmitiu todo o seu conhecimento do estilo Shao Lin do Norte para o talentoso menino. Em 1960 Chan veio para o Brasil e passou a difundir o kung fu e seus diversos estilos por aqui.

- Kung fu também já foi uma série de televisão. Estrelada por David Carradine a série foi apresentada entre 1972 e 1975 e fez muito sucesso recebendo inclusive diversos prêmios.

Fonte : http://esporte.hsw.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...