segunda-feira, 22 de julho de 2013

O Krav Maga no Brasil

O krav maga chegou ao Brasil em 18 de janeiro de 1990 trazido por Kobi Lichtenstein. Kobi nasceu em 1964, na cidade de Rechovot, Israel. Aos três anos de idade, iniciou-se nos treinamentos de krav maga ministrados pelo criador da arte, Imi Lichtenfeld. Apesar da pouca idade, seu talento foi rapidamente reconhecido pelo seu mestre que o “adotou”. Aos 15 anos já ministrava aulas.

Kobi integrou o primeiro grupo que foi selecionado por Imi para divulgar o krav maga pelo mundo. Depois de servir o exército israelense por vários anos recebeu de Imi a mais importante missão de sua vida:  introduzir o krav maga no continente sul-americano.

Ao chegar no Rio de Janeiro, Kobi fundou a Associação Brasileira de Krav Maga e posteriormente a Federação Sul-Americana. Ao longo desses anos, Kobi escreveu livros sobre a arte marcial e formou dezenas de instrutores, além de ter ministrado cursos para entidades militares, policiais e de segurança privada. Em março de 2009 ele foi condecorado com a Medalha de Tiradentes.

Atualmente a Federação Sul-Americana de Krav Maga tem sede no Brasil, no Rio de Janeiro, e é a única entidade autorizada a formar instrutores e utilizar a marca krav maga. O Rio de Janeiro é também, o principal polo da luta no país.
Krav maga
Porém, o número de praticantes ainda é relativamente baixo (cerca de 30 mil em todo o país). Isso porque, ao contrário da maioria das lutas, o krav maga na aceita qualquer aluno. Para ser um praticante é preciso passar por um rigoroso processo seletivo. Depois disso, se o praticante se envolver em qualquer confusão é expulso sem dó. Para ser instrutor também não é nada simples. Ao todo são cinco anos de treino e um comportamento exemplar.

A Federação Sul-Americana de Krav Maga divulga em seu site uma lista de todas as academias no Brasil que são filiadas e devidamente credenciadas pela entidade para o ensino da arte.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...