sexta-feira, 6 de setembro de 2013

O Boxe no Brasil

O Boxe no Brasil

Como muitos outros esportes, o boxe se estabeleceu no Brasil por influência de imigrantes europeus que chegaram ao país no fim do século XIX. O problema inicial foi a aceitação da modalidade no país.

O boxe era visto como prática de marginais, e mesmo com o crescente número de praticantes, as lutas não eram legalizadas. Isso só aconteceu na década de 1920, com o esforço de Luis Sucupira e o apoio do então presidente Rodrigues Alves. A partir daí, começaram a surgir academias em todo o país, e o esporte foi ganhando projeção. O resultado foi que o boxe brasileiro se tornou importante no cenário mundial e produziu alguns campeões mundiais.

O primeiro, e talvez o mais importante de todos, foi Éder Jofre. O pugilista foi campeão mundial (pela Associação Americana de Boxe) da categoria peso galo derrotando o mexicano Eloy Sanchez em 1960. Dois anos depois, ele unificaria o título da categoria vencendo o torneio da União Européia de Boxe contra o irlandês Jhonny Caldwell, no ginásio do Ibirapuera, em São Paulo.

Depois dele, surgiram outros nomes. Servílio de Oliveira ganhou, em 1968, na Cidade do México, a única medalha do Brasil em Jogos Olímpicos - um bronze na categoria mosca.
Miguel de Oliveira, na mesma época, também alcançaria sucesso no boxe profissional. Foi campeão mundial pela Organização Mundial de Boxe na categoria médio-ligeiro, contra o espanhol José Duran.

Na década de 1980, o Brasil veria seu maior peso-pesado. Na época em que as redes abertas de televisão transmitiam lutas ao vivo, Adílson José Rodrigues, o Maguila, foi campeão brasileiro e saiu do país para tentar o título mundial. Suas chances acabaram, porém, ao perder para Evander Holyfield, que depois conquistaria o cinturão.
Já no fim da década de 1990, outro fenômeno surgiu para igualar os feitos de Éder Jofre. O baiano Acelino de Freitas, conhecido como Popó, conquistou o título dos superpenas da Organização Mundial de Boxe contra o russo Anatoly Alexandrov. Popó conquistaria o cinturão da Associação Mundial de Boxe (unificando, assim, seu título) em luta contra o cubano Joel Casamayor. Em 2004, tentou, e conseguiu - o título do peso leve, ao vencer Artur Gregorian, do Uzbequistão.

Popó
 
Outro baiano, Valdemir Pereira, conhecido como Sertão, conquistaria um título mundial. Sertão venceu o cinturão da Federação Internacional de Boxe na categoria pena em janeiro de 2006.

Fonte : http://esporte.hsw.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...