quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Doutrina do Bushido

Doutrina do Bushido

O Bushido expandiu e formalizou o anterior código do samurai, salientando a frugalidade, a lealdade, o domínio das artes marciais, a honra e a morte. Sob a Bushido ideal, se um samurai falhar ao defender a sua honra ele poderia recuperá-la através da execução do seppuku (suicídio ritual).  Em um excerto do seu livro sobre Samurai: "The World of the Warrior", o historiador Stephen Turnbull descreve o papel do seppuku no Japão feudal:


Cquote1.svg No mundo dos guerreiros, seppuku era um acto de bravura que era admirável em um samurai que sabia que foi derrotado, perdeu a honra, ou que foi mortalmente ferido. Isso significa que poderia terminar os seus dias com as suas transgressões apagadas e com a sua reputação não apenas intacta, mas na realidade reforçada. O corte do abdómen libertava o espírito do Samurai da forma mais dramática, sendo uma forma extremamente dolorosa e desagradável de morrer, e por vezes o Samurai que realizava o acto pedia a um fiel companheiro que lhe cortasse a cabeça no momento da agonia. Cquote2.svg
The World of the Warrior (Stephen Turnbull)

O Bushido foi amplamente praticado, variando pouco ao longo do tempo e em toda a área ancestral geográfica e sócio-económica dos samurai que em determinada altura representou até 10% da população japonesa. O primeiro censo da era Meiji, no final do século XIX. contou 1.282.000 membros da "casta alta samurai", autorizados a montar a cavalo e 492.000 membros da "casta baixa samurai", autorizados a usar duas espadas, mas não a montar a cavalo, em um país com cerca de 25 milhões de habitantes.

Outras partes da filosofia Bushido abrangem métodos de criar os filhos, aparência, e aliciamento, mas tudo isso pode ser visto como parte da preparação constante para a morte, para usufruir de uma morte com a honra intacta, o objectivo final de uma vida vivida segundo o Bushido. Na verdade, uma "boa morte" é a sua própria recompensa não tendo nada a ver com "recompensas futuras" na outra vida. Samurai notáveis tem realizado ao longo da história, tais objectivos ou crenças com expressa a consciência das suas acções, já que envolvem obter tal recompensa, especialmente no Budismo. Pelo contrário, a alma de um nobre guerreiro que sofre no inferno, ou como um fantasma é um tema comum na arte e literatura japonesa. O Bushido, portanto, exibe a influência do Dao através Budismo Zen - é uma filosofia, em oposição à crença religiosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...