terça-feira, 2 de abril de 2013

A história do TKD no Brasil

No Brasil em julho de 1970 em São Paulo, trazido pelo mestre Sang Min Cho, enviado oficialmente pela International Taekwondo Federation juntamente vieram os mestres Sang Min Kim, Kun Mo Bang, e depois outros como Kum Joon Kwon, Woo Jae Lee, Kwang Soo Shin, Hee Song Kim, Yeong Hwan Park, Soon Myong Choi, Ju Yol Oh, Te Bo Lee, Hong Soon Kang, Sung Jang Hong, entre outros, também se estabeleceram aqui no Brasil, proporcionando um desenvolvimento maior da arte.

Datas Importantes

 

1970 - 08 de agosto - O taekwondo é oficialmente introduzido no Brasil.
1973 - 19 de janeiro - 1º Campeonato Carioca de Taekwondo.
1973 - 25 de maio - 1º Campeonato Mundial de Taekwondo pela WTF, em Seul, Coréia.
1973 - 28 de maio - Fundação da World Taekwondo Federation (WTF).
1973 - julho - 1º Campeonato Brasileiro de Taekwondo em São Paulo, SP.
1976 - abril - O taekwondo chega ao estado de Minas Gerais e os mestres Hwan Yeong Park e Jong Chan Pyon, foram os pioneiros no estado mineiro. Mestre Pyon abandonou o esporte e o mestre Park mantinha uma academia na região central da capital mineira, tendo falecido em 2012.
1978 - Chega a Belo Horizonte o mestre Chang Seon Lim, que também procura o desenvolvimento do esporte.
Em Minas Gerais, existem duas Federações. A Federação Mineira de Taekwondo,que é a pioneira Federação do Estado de Minas Gerais, fundada no dia 16 de julho de 1983 e a a Federação de Taekwondo do Estado de Minas Gerais, que foi fundada posteriormente em 28 de fevereiro de 1984. A primeira tem como presidente o Senhor Marco Maciel Garcia de Carvalho e como diretor técnico, o introdutor no Estado, o grão mestre Yeong Hwan Park; a segunda, tem como presidente, o Senhor grão mestre Chang Seon Lim e diretor técnico, mestre Marcelino Soares Barros.
1980 - 17 de julho - O taekwondo torna-se modalidade oficial de competição do Comité Olímpico Internacional.
1984 - A Seleção Coreana de Taekwondo vem ao Brasil e participa do torneio 1º Encontro Brasil-Coréia de Taekwondo.
1986 - O taekwondo é disputado como modalidade oficial nos Jogos Asiáticos e Jogos Africanos. É realizado o 1º Campeonato Mundial Universitário.
1991 - O Brasil conquista uma medalha de bronze nos Jogos da Amizade, realizado nos Estados Unidos.
1988 - O taekwondo participa das Jogos Olímpicos de Seul como esporte de demonstração.
1992 - O taekwondo participa das Jogos Olímpicos de Barcelona como eporte de demonstração.
2000 - Campeonato Mundial Júnior. Natália Falavigna conquista o primeiro Ouro em campeonatos mundiais.
2005 - Campeonato Mundial Adulto. Natália Falavigna conquista o Ouro na Espanha.
2007 - Jogos Pan-Americanos. Diogo Silva conquista a primeira medalha de ouro na categoria até 68kg.
2008 - Jogos Olímpicos de Pequim. Natália Falavigna - medalha de bronze.
2009 - Universíadas. Natália Falavigna conquista o Ouro na Sérvia.

 

Atletas brasileiros

 

O ano de 1991 foi o ano em que o Brasil conquistou sua primeira medalha em mundiais (Bronze), no mundial de Atenas (Grécia), com o atleta Jorge Gonçalves (do Distrito Federal, atualmente mestre no 5º dan). Jorge Gonçalves foi um atleta muito técnico, rápido e possuidor de um titchagui invejável e incomparável (perfeito). Atualmente treina atletas de alto nível, um desses exemplos é o atleta Ibi Aires que sagrou-se campeão Panamericano de 2006, dentre outras conquistas.
Natália Falavigna, uma das maiores e mais vitoriosas lutadoras de artes marciais do mundo, é a brasileira com maior número de medalhas internacionais no taekwondo em toda história, única atleta no Brasil campeã mundial de taekwondo nas categorias júnior, adulta e universitária. Em 2000, viajou para a sua primeira competição internacional e conquistou para o Brasil a primeira medalha de ouro em campeonatos mundiais.
Em 2005, venceu o Campeonato Mundial Adulto em Madrid, na Espanha e foi eleita a melhor atleta brasileira do ano, ganhando o Prêmio Brasil Olímpico do COB. Em 2008, Nas Olimpíadas de Pequim, após empatar em 2 a 2 um disputadíssimo combate da semifinal contra a norueguesa Nina Solheim, e depois de novo empate no golden score ou Golden Point (Ponto de Ouro), uma decisão polêmica dos árbitros tirou de Falavigna a chance de disputar a medalha de ouro. Na disputa pelo bronze, Natália foi muito superior e derrotou a sueca Karolina Kedzierska por larga vantagem de 5 a 2.
Em 2009, Falavigna, foi a lutadora de maior destaque na Universíada, disputada em Belgrado(Sérvia), derrotando experientes adversárias de países orientais com tradição milenar nas artes marciais: Tailândia, Coréia e China. Natália ganhou o Ouro de forma espetacular ao bater a fortíssima chinesa Yingying Han, por 3 a 2 num emocionante e disputadíssimo combate final. A jornada até a final foi duríssima, conquistada após excelentes atuações contra as fortíssimas coreana Sae Bom Na (4 a 1), a yankee Maia Eubanks (2 a 0) e a agilíssima medalhista de bronze tailandesa Rapatkorn Prasopsuk (2 a 1).

 

Taekwondo por estado brasileiro

 

No Estado do Pará, existe a Federação Paraense do Desporto Taekwondo, presidida pelo Sr. Arnaldo Santos Porto Martins, que reformulou as relações de mestres e academias nessa região. O estado possui atualmente dois grão-mestres: Edison Mayrinck e Gilmar da Silva (ambos 7º Dan); uma mestra de 5º Dan: Ivete Dias; três mestres de 4º Dan: Denilson Costa, Denison Oliveira e Orlando dos Anjos. O 1º mestre paraense foi o Mestre Denilson Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...