terça-feira, 2 de abril de 2013

O TaeKwonDo

Taekwondo (em coreano: 태권; AFI: [tʰɛk͈wʌndo]) , também grafado tae kwon do, taekwon-do ou TKD, é uma arte marcial que originou um esporte de combate. Hoje em dia, é um desporto difundido em todos os continentes. Nos Jogos Olímpicos de Verão de 1988, teve seu "batismo de fogo", quando foi um esporte de exibição, continuando com este status nos Jogos Olímpicos de Verão de 1992. Em 1993, o esporte foi adicionado ao programa olímpico oficial, integrando o programa a partir dos Jogos Olímpicos de 2000.




História

A arte marcial surgiu como forma de renascimento, depois dos conflitos e período de dominação da Coreia pelo Japão, quando houve supressão sistemática dos aspectos culturais.Após a Segunda Guerra Mundial, o Taekwondo foi criado com base no Karate japonês com influências de Taekkyeon, arte marcial coreana. O Karate foi introduzido para a Coreia durante o período de anexação (1910-1945), servindo de base para o desenvolvimento de Taekwondo, artes marciais chinesas também influenciaram o Taekwondo.

Origem do nome

  • "Tae" (Pés)
  • "Kwon" (Mãos)
  • "Do" (Caminho/Mente).
Em sentido global, taekwondo indica a técnica de combate sem armas para defesa pessoal, envolvendo destreza no emprego das mãos e punhos, de pontapés voadores, de esquivas e intercepções de golpes com as mãos, braços ou pés, para a rápida destruição do oponente. Hoje em dia o taekwondo tornou-se olímpico, e em muitas academias pratica-se o taekwondo olímpico. Basicamente um esporte de chutes com muita explosão. Mais precisamente 30% Socos e 70% chutes. Nos Estados Unidos, país onde o Karatê era a arte marcial predominante nos anos 80 e 90, o taekwondo foi por muito tempo "erroneamente" chamado de "Karate Coreano". As artes marciais coreanas vem se desenvolvendo ao longo dos anos,mostrando que a Asia não se limita apenas ao Japão ou a China,o taekwondo é bem mais que medalhas,titulos ou proteções,dadas aos vencedores de "competições" por ai a fora,o taekwondo é a capacidade de vencer uma dificuldade pessoal,é desenvolver outras areas da vida pessoal por meio da etica empregada no treinamento do taekwondo,pois assim como a montanha não zomba do rio por ele ser tão baixo o rio não zomba da montanha por ela não poder correr.

 

Lutas

 Equipe de Taekwondo das forças armadas americanas durante um combate.

Pela WTF, ocorrem em três rounds de dois minutos para os faixas-preta e dois rounds de um minuto e meio para os coloridas. Pontuação: Chute no Torax = 1 ponto. Chute no Torax giratório ou saltando = 2 pontos. Chute na cabeça = 3 pontos (permitido apenas na categoria faixas-preta juvenil e adulto). Chute na cabeça giratório = 4 pontos Caso o adversário vá a knockdown, se abrira uma contagem ate 10, e acrescentará um ponto. Em caso de empate ao fim do tempo normal havera um round extra para desempate onde o vencedor sairá através do Golden Point, quem fizer o primeiro ponto vence a luta. A luta também poderá acabar caso um dos competidores atinja uma diferença de 12 pontos a partir do 2º round, ou por excesso de faltas (4 no total).

Diferente da WTF na ITF o chute e soco na cabeça é permitido. A luta ocorre em dois rounds e em caso de empate há um terceiro round. Caso haja um novo empate, haverá um quarto round, o vencedor é aquele que marcar o primeiro ponto.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...