sexta-feira, 26 de abril de 2013

Associações e escolas de Krav Magá

Há inúmeras organizações ao redor do mundo ensinando krav magá ou variantes. Desde a expansão de seu fundador, diferenças têm aparecido, com alegações concorrentes de descendência. Algumas organizações e indivíduos alegam ser a única descendência, enquanto outras argumentam que o krav magá é uma arte "aberta", que não deve ser propriedade de nenhuma pessoa ou grupo.
Apesar das tentativas sucessivas de registrar comercialmente o uso de krav magá, não há um instrutor ou organização oficial, embora seja do conhecimento comum que a primeira Organização de Krav Maga a ser criada foi a Israeli Krav Maga Association, fundada por Imi e por um conjunto dos seus melhores alunos em 78, sendo a mais antiga Organização de Krav Maga existente actualmente.A Escola Bukan de Krav Maga, com sede em Israel afirma que Yaron Lichtenstein recebeu de Imi Lichtenfeld, o diploma de 9º Dan e Grão-Mestre em Krav Maga, embasados por diversos documentos assinados pelo fundador.Estas e outras afirmações existentes no site de Yaron Lichtenstein , são controversas e postas em causa tendo em conta uma cerimónia gravada em videodatado de 1996. Imi ao graduar Haim como 8ºDan, afirma que essa era a mais alta graduação atribuída por si, afirmando também que Haim atingiria brevemente o 9º e o 10ºDan. Além disso na mesma data, Imi decide deixar um documento escrito e reconhecido em notário mencionando os seus alunos mais graduados acima de 6º Dan e nele não consta o nome de Yaron. Para além destes factos os diplomas da IKMA que Yaron apresenta, nunca foram assinados por Imi mas sim carimbados com a sua assinatura, nem nunca foram oficializados pela IKMA dado que Yaron não fazia parte da Organização nessa altura.
O atual Presidente da Israeli Krav Maga Association em Israel [www.kravmagaisraeli.com www.kravmagaisraeli.com] (em inglês e em hebraico) , Haim Gidon, afirma que em uma cerimônia da IKMA, em que lhe foi concedido o 8º Dan, Imi Lichtenfeld assegurou que o 9º e 10º seriam os próximos a virem. Desse modo, o presidente da IKMA passou a utilizar o 10º Dan e o título de Grão-Mestre, pois este seria o desenrolar natural dos fatos . Para oficializar esse procedimento foi realizada uma eleição, em assembleia geral da IKMA, em que Haim Gidon foi declarado Grande Mestre e atribuído o 10º Dan.
É importante registrar que muitas críticas, por parte das demais organizações, são feitas em relação a essa sucessão da IKMA. Em primeiro lugar, a eleição realizada não representou todas as organizações de krav magá e, logo, não tem legitimidade frente a diversos praticantes em todo o mundo. Em segundo lugar, os críticos apontam que no vídeo utilizado pela IKMA para legitimar os 9º e 10º dan a Haim Gidon, ao contrário do que vem sendo dito, não há a afirmação de que o 9º e 10º Dan seriam concedidos ao mesmo. De fato, se percebe que um dos alunos presentes na cerimônia pergunta a Imi se o 8º Dan que estava sendo concedido a Haim Gidon era a maior graduação no krav magá naquele momento. Imi responde: "No momento é, mas o 9º e 10º Dan ainda virão", não havendo qualquer menção de que estes graus seriam ofertados a Haim Gidon.
A Federação Sul Americana de Krav Magá - FSAKM, presidida por Kobi Lichtenstein, afirma que antes de sua expansão, Imi Lichtenfeld não nomeou um sucessor .

 

Associações e escolas

 

Escolas e associações de krav magá tem sido abertas por todo o mundo. Imi Lichtenfeld criou e presidiu uma única organização, a Israeli Krav Maga Association (IKMA), instituição criada por este em 1978, em conjunto com os seus melhores alunos, com o objetivo de servir de apoio, dar formação e divulgar o Krav Maga em Israel e no mundo.
Nos primeiros anos, havia poucas disputas pelo poder. As discordâncias entre os fundadores eram menores e eram resolvidas como se resolvem no seio de uma família. Imi Lichtenfeld tinha poder de veto e era a figura dominante, muito respeitado. Com a proliferação do sistema e o surgimento da segunda geração de sócios, as disputas internas e discordâncias foram aumentando. Os principais temas de discussão eram a gestão da organização, as diferenças de opinião sobre a eficácia das técnicas, e, mais importante, a luta pelo estatuto individual.
Um pouco por todo o mundo existem associações e escolas, muitas delas fundadas por antigos alunos de Imi Lichtenfeld ou por Instrutores formados pela IKMA, estando ligadas ao método de ensino do próprio Imi Lichtenfeld, divergindo por vezes do Krav Maga original adaptando-o e alterando-o conforme as suas necessidades e realidades dos países onde se encontram.
No final da década alguns dos mais graduados alunos de Imi decidem afastar-se da Israeli Krav Maga Association e formar as suas próprias Organizações, com métodos de formação e graduação próprios, todos alegando tê-lo feito com o consentimento do Presidente da Organização. Em 2004 Haim Gidon é eleito em assembleia-geral Presidente da Israeli Krav Maga Associaition. Procurando a expansão do sistema ou por divergência com opções tomadas por Imi e pela Direcção da Israeli Krav Maga Association, surgiram assim diferentes Organizações da modalidade:
- Eli e Avi Avikzar deixam IKMA em 1987, fundam sua própria organização chamada KAMI e um estilo divergente do Krav Maga, o Krav Magen.Eli foi o primeiro aluno de Imi Lichtenfeld a ter recebido a graduação de 8º Dan, obtida apenas por outro Haim Gidon em 1996. Eli morreu em 2004 e Avi assume desde então o comando da organização.
- Haim Zut IKMA deixa a IKMA em 1994 como 7º Dan, fundando a Kapap/Krav Maga Federation .
- Eyal Yanilov afasta-se da IKMA em 1994 como 7º Dan. Em 24 de Outubro de 1995 Eyal e alguns dos seus instrutores pediram permissão a Imi para iniciar a sua própria organização - IKMF ou International Krav Maga Federation. Os fundadores da IKMF foram: Eyal Yanilov, Eli Ben-Ami, Gabi Noah, Micki Asulim, Zev Cohen e Shachar Klarfeld. Eyal é nomeado instrutor chefe da IKMF. Em 2010 por novas divergências com os restantes membros da direcção da IKMF, Eyal afasta-se e cria a Krav Maga Global (KMG).
- Richard Douieb cria a Federação Europeia de Krav Maga em 1988. Afasta-se da IKMA definitivamente em 1998 após a morte de Imi como 5ºDan.
- Kobi Lichtenstein recebe de Imi Lichtenfeld a graduação de 6º Dan e é nomeado responsável pelo desenvolvimento do Krav Maga na América do Sul. Cria a Associação Brasileira de Krav Magá em 1990.
- A partir de então, no Brasil, Kobi Lichtenstein, da Federação Sul-Americana de Krav Magá, Yaron Lichtenstein, da Bukan School of Krav Maga e outros mestres vindos de outras partes do mundo formam novos faixas pretas. Alguns destes acabam se desligando dessas organizações e fundam suas próprias organizações, a semelhança do que houve em Israel.
- FOBKM / IMI MÉTODO federação oficial de combate Krav-Maga com seu departamento de artes unidas e treinamento internacional. Primeira organização na Bélgica início dos anos 90 e Treinamento (ESI grupo policial anti-terrorista). Seu representante técnico por muitos anos foi o capitão Pascal Vanostende. Ele tinha como professores e Rahim Gideon Richard Douieb, ele também representou na Bélgica. Graduou-se das mãos de Imrich Lichtenfeld em Netanya, Israel no IKMA. Apesar de pós-graduação em diversas disciplinas e KM apaixonado, onde criou uma abertura atual e modéstia sinônimo de purismo e ética. Todas as áreas de táticas militares israelenses ou não, com ou sem armas são uma parte integrante da formação. Quando a Europa quebrou Israel e que, com ou sem grau, começou a instruir KM, ele garantiu mais com Cedric Minotte, que também era formado em Israel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...