sexta-feira, 19 de abril de 2013

O Aikido

Aikido (em japonês: 合気道, aikidō) é uma arte marcial japonesa desenvolvida pelo mestre Morihei Ueshiba (1883-1969), aproximadamente entre os anos de 1930 e 1960, como um compêndio dos seus estudos marciais, filosofia e crenças religiosas. O aikido é frequentemente traduzido como "o caminho da unificação (com) da energia da vida",ou "o caminho do espírito harmonioso".O objetivo de Ueshiba era criar uma arte em que os seus praticantes pudessem defender-se a si próprios a partir do ataque adversário. O cerne desta arte marcial orbita em torno do uso pragmático da energia num combate, no controlo desse fluxo. Os praticantes desta arte respeitosamente chamam seu criador de O-Sensei ("grande mestre"), ou Fundador.
O aikido é exercido através da combinação de movimentos atacantes, redireccionando a força adversária, ao invés de combatê-la directamente. Isto requer uma reduzida força física, uma vez que o aikidōka (praticante de aikido) conduz o impulso atacante dando entrada ao ataque a partir da transformação dos movimentos rivais. As técnicas são complementadas com várias projecções, torções e contusões comuns.
Ueshiba concebeu o aiquido a partir da sua experiência com dezenas de artes marciais, mas principalmente baseando-se no estilo da escola vetusta do daito-ryu aiki-jujutsu, com sensei Sokaku Takeda, ao qual incorporou técnicas do kenjutsu (técnica da espada) e do jojutsu (técnica do bastão curto). Em 1920, o aikido divergiu-se desse estilo, em parte devido ao envolvimento de Ueshiba com a religião Ōmoto-kyō.Noutra mão, a despeito da origem guerreira, o carácter distintivo reside do modo preciso em não se opor ao adversário, mas, antes de mais, envolvê-lo e utilizar de sua própria agressividade e energia. E, conforme o nome da arte sugere, toda sua prática está intimamente relacionada ao conceito de ki, uma energia natural que flui no corpo humano: o aikido extrapola e faz do controle/harmonização do ki a sua mola mestra, isso claro no estudo do princípio do aiki (relacionado ao kiai), que tem estado presente nas mais diversas disciplinas orientais, o qual pretende resolver uma deficiência não pelo choque mas pela concórdia.Outro importante atributo desta arte é seu apego ao desenvolvimento espiritual. Isso advindo dum dos mentores de Ueshiba, o monge Onisaburo Deguchi, líder da seita Oomoto-kyo, no Japão, a quem, depois de um encontro fortuito, passou a seguir e ser protector pessoal.
Após várias décadas, a unidade da arte marcial manteve-se quase intacta, permanecendo sob a conduta dos seus sucessores naturais, Kisshomaru Ueshiba (1921-1999) e Moriteru Ueshiba (1951). Todavia, isto não impediu que outras entidades surgissem, cada qual com uma proposta e uma obrigação particular sobre a modalidade. Porém, ao praticante realmente comprometido, resta a consciência de sua origem.Estudantes seniores de Ueshiba possuem diferentes enfoques sobre o aikido, dependendo parcialmente do momento da sua aprendizagem com o mestre. Hoje em dia, o aikido pode ser encontrado em todo o mundo em vários estilos, com amplas interpretações. No entanto, todos eles possuem o conhecimento adquirido a partir de Ueshiba em que a preocupação com o bem-estar do oponente deve ser considerada.

Etimologia e filosofia

 

A palavra "aikidō" é formada por três ideogramas kanji:
  •  - ai – unido, unificado, combinado, ajuste
  •  – ki – espírito, energia, clima, ânimo, moral
  •  –  – sentido, trajecto, caminho
O termo "aiki" não é comummente empregue na língua japonesa. Isso originou inúmeras interpretações possíveis da palavra. O ideograma é usado principalmente em compostos que significam "combinar, unir, juntar, reunir". Como por exemplo 合同 (combinado/unido); 合成 (composição); 結合 (unir/combinar/juntar); 連合 (união/aliança/associação); 統合 (combinar/unificar); e 合意 (acordo mútuo). Existe uma ideia de reciprocidade, 知り合う (para se conhecer um ao outro); 話し合い (falar/discussão/negociação); e 待ち合わせる (conhecer por marcação/hora marcada).
O ideograma é muitas vezes utilizado para expressar um sentimento, tal como em 気がする ("eu sinto", em termos de pensamento, mas com um menor raciocínio cognitivo); 気持ち (sentimento/sensação); e 気分 (ânimo/mural). Este carácter é empregue para designar energia ou força, como em 電気 (electricidade) e 磁気 (magnetismo).
O termo está também presente noutras artes marciais como no jūdō, kendō, assim como em artes marciais mais pacíficas como em shodō (caligrafia japonesa), kadō (arranjos florais) e chadō ou sadō (cerimónia do chá).
Portanto, a partir de um ponto de vista puramente linguístico, "aikidō" significa "o caminho de combinar forças". O termo aiki refere-se ao principio ou táctica das artes marciais de desagregar movimentos atacantes, com o propósito de controlar as acções do oponente, utilizando o mínimo de força possível.Praticar o aiki, passa por compreender o ritmo e a intenção do atacante e encontrar a posição e o tempo ideais para aplicar a técnica contrária ao ataque. Isto é muito semelhante aos princípios expressos por Kanō Jigorō, o fundador do jūdō.

História

 

O aikido foi criado por Morihei Ueshiba (em japonês: 植芝 盛平 Morihei Ueshiba, 14 de dezembro de 1883 – 26 de abril de 1969), referido por alguns praticantes de aikido como O-Sensei ("Grande Mestre").eshiba imaginou o aikido não apenas como uma síntese do seu treino marcial que foi desenvolvendo durante vários anos, mas como uma expressão pessoal da sua filosofia sobre a paz universal e reconciliação. Durante a vida de Ueshiba e prolongando-se até à actualidade, o aikido evoluiu a partir do conceito do "aiki" que Ueshiba havia estudado através de várias expressões artísticas marciais provenientes de várias regiões por todo o mundo.

 

Desenvolvimento inicial

 

Ueshiba desenvolveu primeiramente o aikido a partir de finais de 1920 até à década de 1930, através de conhecimentos adquiridos de diversos estilos antigos de artes marciais que havia estudado.A essência da arte marcial da qual o aikido deriva, provém do Daitō-ryū aiki-jūjutsu, uma arte marcial japonesa que Ueshiba teria estudado sob a orientação directa do mestre Sokaku Takeda, o restaurador desta arte. Adicionalmente, Ueshiba é reconhecido por ter estudado em escolas tradicionais japonesas como Tenjin shinyō-ryū (em japonês: 天神真), com Tozawa Tokusaburō, em Tóquio, 1901; Gotōha Yagyū Shingan-ryū com Masakatsu Nakai em Sakai entre 1903-1908; e judo com Takagi Kiyoichi (高木 喜代子) em Tanabe, em 1911.
O estilo da escola Daitō-ryū é a principal influência técnica do aikido. Juntamente com técnicas de mãos livres, com bloqueios e chaves a articulações, o Ueshiba incorporou técnicas baseadas na utilização de armas como a lança (Yari), luta da vara (Jō) e possivelmente com a baioneta (銃剣). No entanto, e apesar de todas estas influências marciais, a técnica do aikido possui uma estrutura com fortes traços da arte marcial de combate com espada, designada de kenjutsu (剣術).
Em 1912, Ueshiba mudou-se para Hokkaido, uma ilha setentrional e bastante inóspita do arquipélago nipónico, como cabeça de um grupo colonizadores e aventureiros. Por volta de 1915, Ueshiba encontrou-se na ilha com o mestre guerreiro do clã homónimo, Sokaku Takeda. Este foi considerado o último representante da arte marcial, à época conhecida como Daitō-ryū aiki-jūjutsu. Uma arte um tanto obscura, pois era praticada segundo o sistema hereditário dos clãs samurai. Desde o encontro, Ueshiba passou a treinar com Sokaku Takeda. A sua associação oficial com Daitō-ryū prevaleceu até 1937.Durante a última metade desse período, Ueshiba começou a distanciar-se de Takeda assim como da escola Daitō-ryū. Naquela época, ainda na sua fase embrionária, a arte marcial de Ueshiba era denominada de "Aiki Budō". Não existe certezas sobre quando Ueshiba começou a utilizar o nome "aikido", contudo esta denominação foi oficializada em 1942, quando a Grande Casa das Excelências Marciais do Japão (Dai Nippon Butoku Kai) estava envolvida com uma reorganização e centralização de artes marciais japonesas, subvencionada pelo governo.

 

Influências religiosas

 

Na segunda metade da década de 1920, retornando à terra natal, Ueshiba conheceu e foi profundamente influenciado por Onisaburo Deguchi, líder espiritual da religião Ōmoto-kyō (um movimento neo-xintoísta) em Ayabe.Uma das características principais da Ōmoto-kyō baseia-se na consecução da utopia durante uma vida. Esta foi, portanto, uma influência de significante importância sobre a filosofia das artes marciais de Ueshiba, de amor e compaixão principalmente para aqueles cujo o ódio é o seu principal infortúnio. O aikido evidência essa filosofia numa essência apurada através da masterização das artes marciais, para que seja possível auferir um ataque e redirecciona-lo inofensivamente em sentido oposto. Esse aspecto religioso, combinado com treino e com suas algumas correntes ideológicas e políticas, criou a cércea na qual uma novel arte marcial emergiu. Pode-se afirmar que o aikido surgiu de um processo de evolução pessoal, o qual ficou marcado como paradigma a ser seguido pelos aikidōka.Em suma, o aikidōka é não só um defensor como um atacante, saindo ileso da investida adversária. Para além do resultado do seu crescimento espiritual, a relação com Deguchi proporcionou a Ueshiba a entrada para os círculos da elite política e militar enquanto um mestre de artes marciais. Como desfecho dessa admirada exibição, Ueshiba foi capaz de atrair não só apoio financeiro, mas também alunos com capacidades distintas. Vários desses alunos foram capazes de definir os seus próprios estilos de aikido.

 

Divulgação internacional

 

Durante o estabelecimento de sua escola, mestre Ueshiba manteve contacto com diversos mestres, das mais variadas escolas e estilos de artes marciais. Em 1951, esta arte marcial japonesa começou a ser difundida em todo o mundo por Minoru Mochizuki, quando este viajou até França, onde introduziu técnicas de aikido em escolas de judo.No entanto, foi Tadashi Abe que a partir de 1952 deu continuidade ao ensino desta arte marcial no ocidente. Tadashi permaneceu na França por sete anos, e tornou-se no representante oficial da sede da fundação Aikikai Hombu, uma organização que agrupa várias instituições de aikido. O professor Kenji Tomiki, fundador do estilo japonês Aikidō Shōdōkan, viajou com uma declaração a várias artes marciais através de quinze estados continentais dos Estados Unidos, em 1953.18 Mais tarde, no mesmo ano, Koichi Tohei foi enviado pelo dojo Aikikai Hombu para o Havaí, onde permaneceu durante um ano, estabelecendo inúmeros dojo.Seguido por outras numerosas visitas, este foi considerado o ponto da introdução formal do aikido nos Estados Unidos. O Reino Unido, foi o destino subsequente em 1955, seguido da Itália em 1964 por Hiroshi Tada e Alemanha por Katsuaki Asai em 1965. Seiichi Sugano foi nomeado para apresentar o aikido à Austrália em 1965. Hoje em dia existe escolas de aikido operantes em todo o mundo. Através do famoso actor americano Steven Seagal, o aikido foi exibido em vários filmes de Hollywood na década de 1990.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...