quinta-feira, 18 de abril de 2013

Regras do Kickboxing

Conheça as regras do Kickboxing em suas diversas modalidades 

 

Regras

 

Como esporte de combate, os estilos de kickboxing são considerados desportos de combate em pé, não permitindo continuar um combate quando um dos lutadores está no chão, embora alguns estilos de kickboxing indochineses abram exceções a essa regra.
No Kickboxing, os pugilistas masculinos combatem em tronco nú nas modalidade de ringue, descalços e usam calças compridas nas modalidades que só são permitidos golpes da altura da cintura para cima e calções de boxe nas modalidade que são permitidos chutes baixos. As pugilistas femininas por vezes usam também um top.

Regras de contato

  • Musical Form: A mais bela modalidade do KickBoxing, considerada a Ginástica Olímpica Marcial. Os atletas coreografam movimentos tradicionais das artes marciais com a música utilizando-se de armas ou não.
  • Semi contact: Geralmente lutado no tatame. Tem como objectivo marcar pontos com golpes leves. Os chutes somente são válidos acima da cintura e aplicados com a canela ou peito do pé. A luta é parada a cada ponto marcado.
  • Light contact:Lutado geralmente também no tatame. Variante do full contact, com as mesmas técnicas de forma contínuas, mas bem controladas, onde predomina a técnica, perícia e velocidade em detrimento da força. Ganha quem aplicar mais golpes certeiros demonstrando uma técnica mais apurada.
  • Full contact: Nesta modalidade, os atletas podem utilizar técnicas de mão do boxe tradicional e todos os tipos de chutes, que atinjam o adversário da cintura para cima, observando a linha lateral e frontal do tronco e cabeça.
  • Low kick: É um full contact mais completo no qual é válido o uso de caneladas nas coxas interna e externamente obedecendo à linha do joelho para cima.
  • Antigo: Thai kick. Agora chamado: K-1 rules
Tambem conhecida por regras no estilo K-1 ou regras orientais, É uma modalidade de contato pleno que tem quase as mesmas regras do muay thai, como: atacar com chutes as pernas e articulações da mesma lateralmente, giratória baixa de calcanhar, esporões, projeções com a guarda, joelhada e soco giratório. Porém diferem do muay thai pela ausência da música tailandesa durante o combate e do ram muay, por não usar técnicas de cotovelo e pelo foco da luta. (Visto que nas modalidades de Kickboxing ganham as lutas quem golpear mais o adversário, indempendente de qual golpe que seja. Já no Muay Thai irá ganhar quem bater mais cotoveladas e joelhadas. Ou seja, o ganhado no Muay Thai nem sempre será o que bateu mais, mas sim, o que desferiu mais cotoveladas e joelhadas). Fazendo assim com que lutadores de Kickboxing e Muay Thai tenham focos diferentes em virtude do que vale mais pontos em um, e no outro.

 

K-1

 

Um dos maiores eventos de Kickboxing é denominado K-1, onde existem regras próprias e diferentes aos outros estilos de regras, onde nesse estilo particular são permitidos low-kicks e joelhadas, para poder inserir lutadores de outras modalidades de luta em pé, num só grande evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...