quinta-feira, 2 de maio de 2013

O Muay Thai na Tailândia

O Muay Thai na Tailândia
 

Atualmente, não existem campeões nacionais nem campeões estaduais, como noutros desportos de combate. Existem dois estádios principais na Tailândia, o "Lumpinee" e o "Radatchamnoen", designados de campos, sendo que possuem lugares para cerca de 20 mil pessoas. Existem, assim, dois campeões, o de Lumpinee e o de Radatchadamnoem, formando-se um ranking para cada um deles, o qual é bastante disputado.A luta na Tailândia é, para muitos, um meio para a sobrevivência, principalmente em épocas de seca.Os lutadores vão para os campos instalando-se neles, onde, por vezes, lutam em troca de comida e alojamento.Os jovens começam geralmente a praticar muay thai por volta dos seis e sete anos, sendo que aos quinze anos de idade muitos alcançam o estatuto de profissionais, conseguindo até títulos de campeões. A partir daí, só combatem pela disputa do dinheiro. O muay thai é levado tão a sério que grande autoridade da Tailândia é convidada a entregar a premiação aos campeões. Durante cada combate é adjudicada uma música de fundo que aumenta ou diminui o compasso da mesma conforme o ritmo da luta. Antes de cada luta é executado um ritual, solicitando proteção e sorte aos lutadores, onde por vezes é assim homenageado o técnico. Esse ritual é chamado de "ram muay", diferenciando-se conforme cada escola e região.

 

Particularidades sobre o muay thai

 

Na Tailândia o dia 17 de março é considerado o dia do muay thai a nível nacional e a quinta-feira é encarada como o dia dos mestres e dos professores de muay thai. Outrora, a designação desta arte marcial era ram mad muay, contudo a denominação muay thai começou a ser pronunciada a partir do rei Rama II (Pra Buddha La Napa-Lai) (2352-2367 do calendário budista, 1809-1824 d.C.). Quando jovem, o rei havia estudado no centro de treino Bang Wa Yai (Wat Rakangkositaram) com o mestre e general do exército, Somdet Prawanarat (Tong You). Aos 16 anos de idade, teria aprendido mais aprofundadamente esta arte marcial no departamento de boxe da época. Foi então que alterou o nome Ram Mad Muay para muay thai.
A naja (cobra comum na Índia e sudeste asiático) é o réptil que representa o muay thai por ser a única entre os répteis a reunir sozinha todos os recursos mitológicos que um praticante se torne um atleta quase imbatível, segundo as crenças tailandesas. Tal como o ataque da cobra naja, os golpes do muay thai devem ser velozes e precisos, aliados a um reflexo instintivo para a obtenção do resultado desejado na disputa, seja pois a vitória. Relatos afirmam que alguns lutadores tailandeses bebiam o sangue da referente cobra naja antes de cada competição, como forma de encorajamento e proteção dos "maus espíritos", segundo os costumes milenares.
Na entrada do lutador tailandês para o ringue, este jamais passa por entre as cordas do tablado. A entrada é efetuada sempre por cima da corda mais alta. Isto porque para os tailandeses a parte mais importante do corpo é a cabeça. Esta é considerada como como um elemento sagrado do corpo humano. Os pés pelo contrário são considerados a parte do corpo mais insignificante, indecorosos e humildes. O lutador antes do combate dirige-se ao centro do ringue e saúda os quatro cantos do mesmo, demonstrando respeito a todo o público ali presente.
Na Tailândia, os monges budistas mantêm a tradição dos antigos guerreiros tatuando o próprio corpo como forma de encontro à proteção divina. As tatuagens designadas de sak yant, destinam-se à atribuição de sorte, protecção, sucesso e outros atributos ao atleta. Esta tradição é só realizada por monges budistas, que com uma agulha de bambu, criam representações artísticas desde formas geométricas a figuras animalescas.Uma das mais populares tatuagens consistem nas chamadas cinco linhas sagradas em que cada uma das linhas pode transportar diferentes significados dependendo da variação artística da mesma. Estas interpretações são normalmente referentes à atribuição de bondade, sorte e protecção contra maus espíritos.No dia 23 de dezembro o estádio Ratchadamnoen foi oficialmente aberto. O Sr. Pramote Puengsoonthorn foi o seu dono e Praya Chindharakak o administrador. O promotor era o Sr. Chit Ampolsin "Kru Chit". muay thai é considerado único apresentando particularidades diversas. Com a utilização dos punhos, cotovelos, joelhos e pernas, todos os membros são empregues, sendo a eficácia de todos os golpes o expediente máximo para a vantagem sobre o oponente, como foi exemplo o conhecido Nai Khanohn Tohm que no ano de 1774 foi considerado o primeiro lutador de muay thai que imprimiu a arte com dignidade, levando a sua reputação enquanto lutador para além das fronteiras da Tailândia, após defrontar nove lutadores de Myanmar num mesmo evento. Todos os nove lutadores de Burma foram derrotados.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...