quinta-feira, 2 de maio de 2013

A graduação no Muay Thai

A graduação no Muay Thai 
 

Classes de atletas

 

Sendo que não existe uma graduação no muay thai original da Tailândia, os atletas são classificados de uma forma particularmente simples. Aqueles que nunca participaram em qualquer competição ou que detém no máximo um combate, encontram-se classificados na classe I, de estreantes. Entre os dois e os cinco combates em competição os praticantes residem na classe C, seja pois a de iniciantes.
Atletas que permanecem na ordem de seis a dez disputas, são considerados intermediários, salientados então na classe B. Já os que obtiveram um número de combates superior a onze estão pois classificados na classe A de profissionais.Desmistificando as variadas graduações do muay thai pelo mundo, deve ser considerado o fato de que não existe uma graduação na Tailândia.

As faixas empregues à cintura como em outras artes marciais não são utilizadas no muay thai.Na Tailândia os lutadores são distinguidos somente pelas categorias de amador e profissional, uma vez que não existe preocupação em atribuir especificamente cada atleta a um grau de classe de escalonamento. Para os tailandeses aquilo que verdadeiramente conta é a experiência de combate do lutador.

De outro modo, na Tailândia, as categorias de amador e profissional só existem no papel, pois na maioria das vezes rapazes de dez ou doze anos são já lutadores profissionais. A categoria de lutador amador é mais comummente atribuída a estrangeiros que lutam na Tailândia e não a tailandeses. Nem mesmo as faixas utilizadas no braço possuem qualquer sentido de classificação. Estas, são usadas meramente por tradição e misticismo (para proteção do lutador) e não para demonstrar algum tipo de graduação.

 

Sistema de graduação no ocidente

 

No ocidente, devido à necessidade cultural de graduar e avaliar alunos, algumas federações e alguns mestres criam sistemas de graduação para as respetivas circunstâncias. Estes sistemas são muito utilizados na Europa, principalmente nos países como a Inglaterra e França. O mais usual consiste na faixa de braço (prajiad) com a cor correspondente ao nível do aluno segundo a avaliação do mestre ou federação.As cores variam de federação para federação ou de mestre para mestre. Uma coisa que definitivamente o muay thai não usa em nenhum país do mundo são as faixas na cintura enquanto sistema de graduação.

Com a expansão do muay thai pelo mundo, foi criado um sistema de graduações que tem como critério a evolução do praticante dentro desta arte marcial. A graduação simbolizada pelo prajiad resume-se a uma espécie de tarja colocada num ou no braço direito do praticante (bícep) com a respectiva cor do sistema de classificação.
Existem quinze tipos de prajiad divergentes na cor, empregues de acordo com o grau de habilidade e tempo de prática do adepto desta arte marcial.O seguinte sistema de graduação rege-se segundo a Liga Brasileira de Muay Thai Tradicional (LBMTT). No entanto, a relação das cores referidas pode variar levemente dependendo da região ou federação.

Grau
Prajiad
Cor
Praticante
1
Khan Nueng
Branco
Iniciante
2
Khan Song
Amarelo
Iniciante
3
Khan Sam
Amarelo e Branco
Iniciante
4
Khan Sih
Verde
Iniciante
5
Khan Hah
Verde e Branco
Intermediário
6
Khan Hok
Azul
Intermediário
7
Khan Jed
Azul e Branco
Intermediário
8
Khan Pad
Castanho
Avançado
9
Khan Kaoh
Castanho e Branco
Avançado
10
Khan Sib
Vermelho
Instrutor em curso
11
Khan Sib Ed
Vermelho e Branco
Instrutor
12
Khan Sib Song
Preto
Professor em adestramento
13
Khan Sib Sam
Preto e branco
Professor
14
Khan Sib Sih
Prata
Mestre ( Arjarn )
15
Khan Sib Sah
Dourada
Grão mestre


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...