quinta-feira, 2 de maio de 2013

Regras e regulamentos do Muay Thai

Conheça as regras e penalidades no Muay Thai

Regras do Muay Thai 

O muay thai trata-se de um desporto de combate muito
feroz e o seu domínio está ao alcance dos melhores praticantes. Isto justifica a existência de regras fundamentais enquanto desporto de alta competição.Nesta modalidade desportiva as regras podem variar conforme a entidade organizadora, país ou mesmo ginásio. O Comité de Jogo do muay thai é composto por três juízes, um árbitro de ringue e um responsável máximo pela supervisão do confronto. Cada um tem funções específicas na observação do combate, no cumprimento das suas regras e na atribuição da vitória a um lutador.Num combate de muay thai, a atribuição da vitória está sujeita às regras e aos seguintes regulamentos:
  • É declarada vitória quando o oponente sofre um knockout. Esta situação acontece quando um lutador é derrubado e é incapaz de continuar o combate dentro da contagem de dez segundos;
  • Quando é atribuído um KO técnico, este pode ser validado nas respetivas condições:
    • Quando um lutador é seriamente ferido ou debilitado;
    • Quando um lutador não consegue continuar depois de um intervalo;
    • Por recomendação do médico, quando o árbitro não tem a certeza que um lutador pode continuar o jogo devido a lesão;
    • Quando um jogador está incapacitado de continuar o combate.
  • Quando ambos os jogadores estão seriamente feridos e não podem continuar o combate. Se tiverem sido realizados menos de três rounds, o empate é declarado, caso contrário decide-se o vencedor através do sistema de pontuação;
  • Quando um adversário se retira do combate devido a uma lesão;
  • Quando alguém não cumpre com as regras da modalidade;
  • Se os oponentes não estiverem a combater corretamente ou se estiverem a tentar enganar todas as partes, é declarado pelo árbitro do combate o veredicto de “sem decisão”;
  • Quando ocorre um evento externo ao combate que o leva a ser interrompido. Nestas situações, o árbitro do combate declara que o mesmo ficou "sem competição";
  • Em igualdade pontual: quando as pontuações de ambos os lutadores são iguais; quando os dois boxeadores recebem uma contagem de dez segundos.

 

Categorias de peso

 

As regras mundiais de muay thai em classes de peso conjunto não se encontram disponíveis, como resultado, o peso do lutador pode estar sujeito a diferentes categorias, dependendo da região. As seguintes tabelas apresentam as categorias de peso de acordo com o regulamente de competição da Federação Portuguesa de Kickboxing e Muay Thai e da Federação Internacional de Muay Thai, World Boxing Council (WBC Muay Thai).A data de pesagem pode também variar. O atleta pode ser submetido à pesagem tanto um dia anterior ao combate, como horas antes do mesmo tomar início.

Categorias de peso de acordo com a Federação Portuguesa de Kickboxing e Muay Thai
Categoria
Peso (Kilos)
Mosca Ligeiro
45 – 48 kg
Mosca
48–51 kg
Galo
51 – 54 kg
Pena
54 – 57 kg
Leve
57 – 60 kg
Super Leve
60 - 63,5 kg
Meio Médio Ligeiro
63,5 – 67 kg
Meio Ligeiro
67 – 71 kg
Médio
71 – 75 kg
Meio Pesado
75 – 81 kg
Cruzador
81 – 86 kg
Pesado
86 – 91 kg
Super Pesado
91 kg - em diante

Categorias de peso de acordo com a Federação Internacional de Muay Thai World Boxing Council
Peso (kilos)
Categoria
45.5 - 47.7 kg
Mini Flyweight
47.7 - 49.0 kg
Light Flyweight
49.0 - 50.8 kg
Flyweight
50.8 - 52.2 kg
Super Flyweight
52.2 - 53.5 kg
Bantamweight
53.5 - 55.3 kg
Super Bantamweight
55.3 - 57.2 kg
Featherweight
57.2 - 59.0 kg
Super Featherweight
59.0 - 61.2 kg
Lightweight
61.2 - 63.5 kg
Super Lightweight
63.5 - 66.7 kg
Welterweight
66.7 - 69.0 kg
Super Welterweight
69.0 - 71.6 kg
Middleweight
71.6 - 76.2 kg
Super Middleweight
76.4 - 79.4 kg
Light Heavyweight
79.4 - 86.2 kg
Cruiserweight
86.2 - 95.5 kg
Super Cruiserweight
95.4 - 104.5 kg
Heavyweight
104.5 kg - em diante
Super Heavyweight


Ringue

 

O ringue é o local onde se desenrola a ação e tem regras específicas no que diz respeito às suas dimensões. O tamanho de um ringue de combate de muay thai pode ter um tamanho pequeno de 6 a 10 metros ou, um grande de 7 a 30 metros. No entanto, e de acordo com o World Muaythai Council (WMC), o ringue atribuído às competições variam entre os 6.10 x 6,10 metros e os 7.30 x 7,30 metros para o tamanho máximo. As medidas são sempre contabilizadas a partir das cordas. Quanto ao pavimento, este deve ter uma extensão mínima de 50 centímetros e máxima de 91 centímetros além das cordas. Os postes que se encontram nos cantos do ringue apresentam um diâmetro de 10 a 12,70 centímetros e devem estar sempre almofadados. A sua altura varia entre os 1,22 metros e os 1,48 metros.O piso deve ser preenchido por qualquer tipo de amortecimento, como a borracha, tapete de borracha, ou algum material similar. A sua espessura varia entre os 2,5 e os 3,75 centímetros. Por conseguinte, o preenchimento deve ser coberto com uma lona específica. Um ringue tem quatro cordas e cada uma apresenta um diâmetro de 3 a 5 centímetros. Elas devem estar esticadas, sendo revestidas por um material macio e acolchoado. Existem medidas que regulamentam a distância das cordas: na primeira corda, a distância entre o piso do ringue até à parte inferior da corda é de 46 centímetros; na segunda corda a distância é de 76 centímetros; na terceira é de 107 centímetros; a última corda deve distar 137 centímetros do chão do ringue. São exigidos pelo menos três conjuntos de degraus e a largura de cada um é de 1,07 metros.

Nocaute

 

O nocaute (ou knock-out, KO em inglês) ocorre quando um dos lutadores aplica um golpe que derruba o seu adversário no chão, incapacitando-o de terminar o combate. É considerado um nocaute completo qualquer golpe ou combinação legal de golpes que torne o oponente incapaz de continuar em combate. Caso o lutador esteja visivelmente atordoado pelos golpes do adversário, mas ainda permaneça de pé, o árbitro pode interromper a luta, o que configura um nocaute técnico (também designado de "T.K.O"), onde a vítima é eliminada. Num combate com a ocorrência de três knock downs consecutivos do mesmo atleta, o árbitro pode encerrá-lo seguidamente. Portanto, um nocaute técnico é declarado quando o juiz, paramédico, lutador, ou treinador decide que não é mais possível para que o atleta continue em segurança, sendo então impedido de continuar.

 

Vozes de comando

 

As vozes de comando poderão ser dadas em tailandês ou em inglês. São reconhecidas cinco ordens verbais entre as quais shake hands que consiste num termo inglês proferido pelo árbitro antes de começar o combate propondo a que os atletas se cumprimentem. Ohok (fight) que define o início do combate, ou seja consiste numa permissão dada pelo árbitro da partida para que os atletas comecem o confronto. Este pode ser proferido tanto no começo como ao longo de toda a disputa. O termo yud (stop) significa a paragem de combate por diversos motivos que são relativamente frequentes.Este termo é utilizado quando os lutadores devem parar de proferir golpes. O youddti (stop) é empregue no final de cada assalto sendo que, para além da campainha, o árbitro assinala o fim do tempo com o referente termo. E yack (break) é utilizado aquando o juiz do combate ordena a separação dos lutadores. Quando aos atletas é dada a voz yack, ambos devem recuar um passo atrás até que o árbitro decida que podem continuar a combater.

 

Faltas e violações às regras

 

Segundo o regulamento mundial de muay thai, morder, ejetar saliva, ou projetar cabeçadas no oponente é estritamente proibido.Uma vez em competição de muay thai, o lutador deve cumprir com as técnicas específicas da arte marcial, sendo interdito o exercer de técnicas próprias de outros desportos de combate, designadamente o wrestling ou judo, sendo absolutamente impedido as chaves aos braços ou pernas, ou agarrar o adversário pela cintura com o propósito de efetuar uma projeção ao solo.Cair sobre o adversário ou deixar-se cair para o tapete em repetições deliberadas, assim como agarrar as cordas, por qualquer motivo, deve redundar para desqualificação do lutador. A penalização pode ser revertida para o atleta que expelir intencionalmente o protector de boca.É considerado falta quando o lutador age, gesticula ou fala de forma desrespeitosa para com o adversário, corner, árbitros, organização do evento ou público. Atingir o adversário após o árbitro dar ordem de paragem do combate ou quando este estiver no tapete, pode, dependendo do caso, levar à desclassificação do mesmo, uma vez que existe uma violação dos princípios básicos do muay thai. A violação das regras é também valorizada caso o lutador golpeie deliberadamente a área genital do adversário.

 

Pontuação

 

Para o vencedor de cada round, é-lhe atribuído cinco pontos no final do mesmo, sendo que o derrotado do mesmo assalto angaria somente quatro pontos. Caso existam quedas, por arremesso ou qualquer outro ataque do oponente, são deduzidos um ponto por cada ida ao tapete. Todas as técnicas legais, que efectivamente atinjam áreas permitidas de ataque com velocidade, foco, equilíbrio e potência, serão avaliadas com um ponto. As técnicas devem ser executadas em potência, uma vez que qualquer técnica que apenas toque levemente o adversário não será pontuada.Resumindo, pontuar consiste na utilização de golpes eficazes e objectivos que atinjam o oponente. Assim, a forma mais útil de pontuar encontra-se em:
  • Qualquer técnica, ou combinação de técnicas, que leve o juiz a dar uma contagem ao adversário.
  • Qualquer técnica, ou combinação de técnicas, que cause desequilíbrio ao adversário.
  • Qualquer técnica, ou combinação de técnicas, que leve o adversário ao chão.
  • Qualquer técnica, ou combinação de técnicas, que leve a o adversário a virar as costas ao seu oponente.
  • Levar o adversário continuamente ao chão, por exemplo através do clinch.
Se um atleta é forçado a dar sinais de fraqueza, cansaço ou alguma evidência de querer fugir ao combate, a sua derrota é evidente. Ou seja, um atleta perderá o assalto caso:
  • Invariavelmente virar as costas ao seu adversário.
  • Evite combater.
  • For incapaz de impedir que a sua cabeça seja continuamente puxada para baixo no clinch.
  • Use estratégias desleais para evitar ser atingido. Por exemplo atirar-se para o chão quando a sua perna é agarrada pelo adversário evitando assim receber um golpe e/ou agarrar-se às cordas para de alguma forma tirar vantagem da situação e/ou agarrar-se às cordas para obrigar o juiz a interromper o clinch, entre outros.

 

Duração do combate

 

No muay thai profissional, cada combate tem a duração de cinco rounds separados por um minuto de recuperação, sendo que cada round abrange um tempo de três minutos. Em competições amadoras, cada combate é constituído por quatro rounds separados, por um intervalo de tempo previamente definido. Qualquer período de paragem não é contabilizado como tempo de combate e no final de cada round existe um período de descanso de dois minutos. Este serve para que os lutadores limparem as suas feridas e recuperarem as suas forças.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...