sábado, 20 de abril de 2013

O Wrestling

Luta ou Wrestling,em inglês, é uma arte marcial que utiliza técnicas de agarramento como a luta em clinch, arremessos e derrubadas, chaves, pinos e outros golpes do grappling. Uma luta é uma competição física entre dois (às vezes mais) competidores ou parceiros de sparring, que tentam ganhar e manter uma posição superior. Há uma grande variedade de estilos, com diferentes regras tanto nos estilos tradicionais históricos, quanto nos estilos modernos. Técnicas de luta foram incorporadas por outras artes marciais, bem como por sistemas militares de combate corpo-a-corpo.
Como esporte, com exceção do atletismo, a luta é o esporte mais antigo de que se tem conhecimento, e que se pratica ininterruptamente ao longo dos séculos de maneira competitiva.

 

Etimologia

 

O termo wrestling é uma palavra inglesa antiga que foi originada algum tempo antes de 1100 d.C. É talvez a palavra mais antiga ainda em uso na língua inglesa para descrever o combate corpo-a-corpo.O dicionário online Merriam-Webster define wrestling como "um esporte ou uma competição em que dois indivíduos desarmados lutam corpo a corpo com cada um tentando subjugar ou desequilibrar o outro".
O Novo Milênio Thesaurus de Roget não suporta o uso de "wrestling" (substantivo) e "grappling" (substantivo) como sinônimo.

 

História

 

O Wrestling é uma das mais antigas formas de combate com as referências a ele tão antigas quanto a Ilíada, de Homero, que narra a Guerra de Troia, nos século XIII e 12 a.C..As origens da luta podem ser rastreadas até 15.000 anos através de desenhos em cavernas na França. Desenhos babilônicos e egípcios mostram lutadores usando a maioria das pegadas conhecidas no esporte atual. Existem desenhos de lutadores nas cavernas dos sumérios-acadianos, datados de 3000 a.C.. No Egito, também existem estes tipos de desenhos em pinturas murais no túmulo 15 em Beni Hasan, datados de 2400 a.C..
Na Grécia antiga, a luta ocupou um lugar de destaque nas lendas e na literatura; competições de luta, brutais em muitos aspectos, foram o esporte número um dos Jogos Olímpicos, sendo introduzido nos Jogos Olímpicos da Antiguidade em 708 a.C., através da prática do estilo pancrácio, pouco depois da data histórica do início dos Jogos Olímpicos, em 776 a.C.. Os antigos romanos tiveram fortes influências da luta grega, mas eliminaram grande parte da sua brutalidade.
Durante a Idade Média (do século V ao século XV), a luta permaneceu popular e apreciado com o patrocínio de várias famílias reais, incluindo as da França, Japão e Inglaterra.
Os primeiros norte-americanos trouxeram uma forte tradição de luta com eles quando vieram da Inglaterra. Os colonos ingleses também encontraram a luta como algo popular entre os nativos norte-americanos. A luta amadora floresceu ao longo dos primeiros anos dos Estados Unidos e serviram como uma atividade popular em feiras do país, nas celebrações de feriados, e em exercícios militares. O primeiro torneio de luta organizado nesse país foi realizado em Nova York, em 1888, enquanto a primeira competição de luta nos Jogos Olímpicos modernos foi realizada em 1904 em Saint Louis, Missouri. A FILA foi fundada em 1912, em Antuérpia, na Bélgica. O primeiro NCAA Wrestling Championships também foi realizado em 1912, em Ames, Iowa. A USA Wrestling , localizada em Colorado Springs, Colorado, tornou-se o corpo do governo norte-americano de luta amadora em 1983. Ele realiza concursos para todas as faixas etárias.

 

Mitologia

 

Algumas das primeiras referências a luta, podem ser encontrados na luta mitológica.
  • O Mahabharata descreve o encontro realizado entre os lutadores Bhima e Jarasandha.
  • A Epopeia de Gilgamesh: Gilgamesh afirma a sua credibilidade como líder, depois de uma luta com Enkidu.
  • A mitologia grega comemora a ascensão de Zeus como governante da Terra após uma luta com seu pai, Cronos. Tanto Hércules quanto Teseu eram famosos por seus combates de luta contra homens e bestas.

 

Por país

 

  • Shuai Jiao, um estilo de luta originário da China, tem uma história relatada de mais de 4.000 anos.
  • No Egito faraônico, a luta tem sido evidenciado por documentação em túmulos (por volta de 2300 a.C.) e obras de arte egípcia (2000-1085 a.C.).
  • O pále era uma forma popular de arte marcial, pelo menos na Grécia Antiga (cerca de 1100-146 a.C.).
  • Luta romana: após a conquista romana dos gregos, a luta grega foi absorvido pela cultura romana e tornou-se a luta romana durante o período do Império Romano (510 a.C. a 500 d.C.).
  • Na literatura árabe, Maomé é retratado como um hábil lutador, derrotando um cético em uma partida.
  • Por volta do século VIII, o imperador bizantino Basílio I, de acordo com os historiadores da corte, ganhou uma luta contra um lutador arrogante da Bulgária.
  • Em 1520, em um concurso no Campo do Pano de Ouro, Francisco I da França arremessou o rei Henrique VIII da Inglaterra, em uma luta.
  • O estilo de luta de Lancashire pode ter formado a base do catch wrestling, também conhecido como "catch as catch can". Os escoceses mais tarde criaram uma variante desse estilo, e os irlandeses desenvolveram o estilo "collar-and-elbow" que mais tarde foi levado para os Estados Unidos.
  • Um francês geralmente é creditado como o reestruturador europeu do loose wrestling em um esporte profissional", a luta greco-romana.Este estilo, que foi concluído por volta do século XIX, e através dele, a luta foi destaque em muitas feiras e festivais na Europa.
    Michiel Sweerts, Wrestling Match, 1649.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...