sábado, 20 de abril de 2013

Os diversos estilos de Wrestling


Disciplinas internacionais (estilos não-folclóricos)

Disciplinas de luta definidas pela FILA são divididas em duas categorias, as disciplinas de luta internacional e as disciplinas de luta tradicional. Segundo a Federação Internacional de Lutas Associadas, há cinco disciplinas de luta internacional reconhecidas atualmente em todo o mundo. Estas disciplinas são: luta greco-romana, o freestyle wrestling, grappling, beach wrestling e sambo.

Luta greco-romana

 

Greco-romana é uma disciplina internacional e um esporte olímpico. No estilo greco-romano, é proibido segurar o oponente abaixo da cintura, fazer trips, e utilizar ativamente as pernas na execução de qualquer ação. Recentes mudanças de regras na greco-ropmana aumentaram as oportunidades para dar maior ênfase à explosão, arremessos de "grande amplitude". Pinning um adversário no tatame é uma forma de ganhar. Um dos lutadores mais conhecidos greco-romana é Alexander Karelin da Rússia.

 

Freestyle wrestling

 

Freestyle wrestling é uma disciplina internacional e um esporte olímpico, tanto para homens quanto para mulheres. Este estilo permite o uso das pernas do lutador ou do adversário no ataque e na defesa. O freestyle wrestling tem suas origens no catch-as-catch-can e a principal condição de vitória neste estilo, envolve o lutador vencer jogando e fixando o seu adversário no tatame. Nos Estados Unidos, em instituições de ensino médio e universitário, é conduzido sob regras diferentes e é chamado de luta escolar e luta universitária, respectivamente. Fora dos Estados Unidos, é possível encontrar lutadores de wrestling profissional que competem pelas regras do freestyle wrestling.

 

Grappling

 

Grappling é um estilo de luta que consiste em controlar o oponente sem usar golpes e também inclui o uso de submission hold. É também chamado de "submission grappling". Começa a partir de uma posição de pé ou no chão depois de uma derrubada, e o objetivo é fazer com que o adversário seja submetido através da utilização de técnicas de imobilização, tais como chaves. O grappling, diferenciando-se da definição da FILA, desempenha um papel importante na prática de artes marciais misturadas (MMA) e pode ser usado como uma técnica de defesa pessoal. Reúne técnicas de jiu-jitsu brasileiro, freestyle wrestling, luta americana tradicional (catch-as-catch-can), sambo e judô. Grapplers usam shorts e uma camiseta apertada (no-gi) ou quimonos (gi).

 

Combat grappling

 

Combat grappling é uma forma de segura e amadora de artes marciais misturadas (MMA), que incorpora técnicas da maioria dos atuais sistemas de artes marciais, criando um ambiente de combate original que, alternativamente, leva a luta em pé para posições no solo. Disputas de combat grappling ou são ganhos por grappling holds como chaves comuns e estrangulamentos, ou por técnicas de chute-boxe. O combat grappling também pretende ser uma forma realista de defesa pessoal cobrindo todos os aspectos da luta no chão e em pé, tornando-o perfeito e seguro para uso por policiais, militares e em treinamento de segurança.

 

Beach wrestling

 

Aparentemente, em uma tentativa de dar a luta maior apelo para as audiências televisivas, a FILA aprovou o beach wrestling como disciplina oficial no período de 2004 e 2005. O beach wrestling é uma luta em pé feito por lutadores, homens ou mulheres, dentro de um círculo cheio de areia medindo 6 metros (20 pés) de diâmetro, com apenas duas categorias de peso, leves e pesados. O objetivo é arremessar o oponente ou pegar o adversário em suas costas. Os lutadores usam trajes de banho, em vez de uniformes especiais de luta. Os lutadores também podem usar shorts esportivos ou de lycra.

 

Sambo

 

Sambo é uma arte marcial que se originou na União Soviética (mais especificamente da Rússia), no século XX. É um acrônimo para "auto-defesa sem armas" em russo e teve suas origens nas forças armadas soviéticas. Suas influências são variadas, com técnicas emprestadas de esportes de combate que vão desde os dois internacionais estilos de luta (greco-romana e freestyle) até o judô, jiu-jitsu, os estilos europeus de luta tradicional, e até mesmo a esgrima. As regras para o sambo esportivo são semelhantes às do judô competitivo, com uma variedade de chaves de pernas e holds de defesa dos diferentes estilos de luta nacional da União Soviética, embora não permita estrangulamentos.

 

Disciplinas estilo tradicional

 

A luta tradicional descreve uma forma tradicional de luta exclusiva para uma cultura ou região geográfica do mundo que a FILA não administra as regras. Exemplos de estilos de luta tradicional, incluem entre outros:
  • Backhold wrestling da Europa
  • Luta de Cumberland e catch-as-catch-can da Inglaterra
  • Huka-huka do Brasil
  • Galhofa de Portugal
  • Kurash do Uzbequistão
  • Gushteengiri do Tajiquistão
  • Khuresh da Sibéria
  • Lotta campidanese da Itália
  • Pahlavani do Irã
  • Pehlwani da Índia
  • Penjang gulat da Indonésia
  • Schwingen da Suíça
  • Shuai jiao da China
  • Ssireum da Coréia
  • Glíma da Islândia
Os estilos de luta tradicional não são reconhecidos como estilos internacionais de luta pela FILA.

 

Catch wrestling

 

O catch wrestling é um estilo tradicional de luta que tem várias origens, os mais famosos são os estilos tradicionais da Europa como "collar-and-elbow", luta de Lancashire ou "catch-as-catch-can", submission wrestlin, entre outros, além dos estilos asiáticos pehlwani e jujutsu.
O termo às vezes se refere ao estilo de wrestling profissional que era praticado nos Estados Unidos no final do século XIX e começo do século XX (Após a guerra civil até a grande depressão). Este esporte era muito popular nos carnavais dos Estados Unidos neste período. Os lutadores desafiavam a comunidade local e podiam ganhar uma boa grana se ganhasem do lutador mais forte através de um "pin" ou por submissão.
Isto conseqüentemente levou aos lutadores a se preparavam para os piores tipos de combate que poderiam aparecer. E como eles viajaram muito, conheciam gente de várias nacionalidades e consequentemente vários estilos de luta tradicional diferentes.
Através destas competições, que eram muito famosas na Europa também, muitos estilos desconhecidos até então foram popularizados como o pehlwani, o judo, jujutsu, entre outros. Todos estes estilos contribuíram para o desenvolvimento do estilo catch wrestling.
 
Catch wrestling e o judô
 
A seguir um duelo entre catch wrestling e o judô (trecho retirado do judo tradicional goshinjutsukan):
"O duelo do século
Rikidozan era tido um dos melhores lutadores profissionais de luta do Japão. Ele largou o sumô após alcançar o seki-waki, o terceiro maior nivel de sumô.
Após a Segunda Grande Guerra, ele passou a se envolver com lutas de rua, sendo derrotado uma vez por um lutador de nome Harold Sakada. Depois de dois anos treinando no Havaí, ele voltou para o Japão para se consagrar como o melhor lutador japonês.
Ele era famoso por seu golpes de caratê, que aprendeu com Oyama, mesmo que com pouco treino.
Ficou decidido que o "duelo do seculo" seria entre Rikidozan e Kimura, e seria relizado em Dezembro de 1954. Antes da luta, Kimura avisou aos reporteres que seria uma luta de wrestling profissional, um "show" apenas, seria coreografado.
Kimura,Rikidozan e Koto(?) prepararam a coreografia, Rikidozan começaria aplicando um golpe no peito de Kimura, que o arremessaria em resposta, e a primeira luta deveria ser um empate. Depois eles seguriam cada um ganhando um round (a luta estava programada para sessenta minutos).
Após quinze minutos de luta, Rikidozam veio para aplicar o golpe no peito de Kimura, e ele abriu a guarda para receber, mas em vez de um golpe no peito, ele atacou a garganta. Kimura ficou atordoado, e Rikidozam, usando botas pesadas, chutou a sua cabeça e ele foi a nocaute.
Horas depois os gangsters amigos de Kimura se ofereceram para matar Rikidozan, com alguns voluntários, mas Oyama estava entre eles (ele tinha Kimura como mentor e bom amigo), mas ele recusou, disse que não havia necessidade de mortes desnecessárias.
Ele sabia que aquele caminho levaria Rikidozan a uma morte violenta, e dez anos depois Rikidozan foi assassinado por um Yakuza num bar com uma facada"
 
Catch wrestling e MMA
 
Karl Gotch, lendário lutador e aluno da escola "Snake Pit" de Billy Riley, ensinou catch wrestling para lutadores profissionais japonesses no anos 70. Seu alunos famosos são Antonio Inoki, Tatsumi Fujinami, Hiro Matsuda, Osamu Kido, Satoru Sayama (o lendário Máscara de Tigre) e Yoshiaki Fujiwara.
Em 1976, um destes lutadores profissionais, Antonio Inoki, começou a apresentar um série de disputas entre os campeões de vários estilos de luta. Isso resultou num popularidade sem precentes de distputas entre estilos de luta no Japão. Suas disputas mostravam golpes de catch wrestling como sleeper hold, cross arm breaker, seated armbar, indian deathlock e keylock.
Em 1984 no Japão, os alunos de Karl Gotch formaram a Federação Universal de Luta (Universal Luta Federation). O movimento da UWF foi liderado pelos lutadores de catch wrestling' e originou o "boom" da MMA (artes marciais mistas) no Japão. O catch wrestling forma a base dos estilos de luta japonês como o shoot wrestling (que incorpora movimentos realistas, como pegadas de submissão, chutes de kickboxing, entre outros).
São numerosos os lutadores profissionais que têm ligações como catch wrestling. Como o Kazushi Sakuraba, que treinou na escola Snake Pit, outros conhecidos são Masa Funaki e Ken Shamrock, ambos treinaram com Karl Gotch e Yoshiaki Fujiwara. Ainda há outros famosos com ligação ao estilo como Josh Barnett, Frank Shamrock, Kiyoshi Tamura e Erik Paulson. E a lista não para, muitos pioneiros das MMA como Antonio Inoki, Gene LeBell e até Bruce Lee já estudaram catch wrestling.
Mitsuyo Maeda (Conde Koma) treinava muito catch wrestling. Maeda foi o professor original da lendária família Gracie, que futuramente desenvolveu o Jiu-jitsu brasileiro.

 

Luta profissional

 

A luta profissional é geralmente qualquer forma de luta na qual os lutadores recebem dinheiro por participarem.
Historicamente, a luta profissional da América do Norte e da Europa envolve combates em que tudo o que se desenvolve durante ele é pré-determinado, e o termo wrestling profissional ou pro-wrestling evoluiu para referir-se quase exclusivamente aos combates pré-determinados, também conhecidos como "works". A luta profissional moderna inclui geralmente uso de objectos ilegais, como cadeiras, escadas, martelos, e outras técnicas, que são modeladas após junções de estilos como a luta global e o pugilismo.
A luta profissional moderno é uma arte de representação, onde os participantes criam um espectáculo de entretenimento simulando um combate desportivo. Por forma a realçar as diferenças entre o luta e o pro-wrestling, a WWE usou o termo sports entertainment (entretenimento desportivo).
O nível de realismo da luta profissional pode variar de moderado (a promoção norte-americana WWE) até altamente realista (o japonês strong style exemplificado por Antonio Inoki), passando pelo não-realista (no México o estilo predominante é o teatrico lucha libre).



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...