quarta-feira, 5 de junho de 2013

Curiosidade sobra a chave de braço Kimura

A chave de braço Kimura ,originalmente conhecida como reverse ude-garami teve seu "rebatizamento" de um modo muito interessante:

Este golpe foi apelidado de Kimura em homenagem ao judoca japonês Masahiko Kimura, que quebrou o braço do patriarca do Jiu Jitsu brasileiro, Hélio Gracie, utilizando este golpe em uma luta.

Kimura, ude garami ou americana é uma chave de braço muito utilizada em jiu jitsu e no vale tudo. Dobra-se o braço do oponente em formato de V, e então, ele é torcido, forçando as articulações do ombro, forçando a desistência do oponente, e possivelmente quebrando seu braço.

O nome kimura normalmente é utilizado para descrever a versão invertida da ude garami, onde o braço é torcido para baixo, e não para cima, mas é frequentemente usado para ambas as finalizações.

Sobre Masahiko Kimura: 

Masahiko Kimura (Kumamoto, 10 de Setembro de 1917 - 18 de Abril de 1993) foi um judoca japonês.
Kimura ficou famoso por vencer o co-criador do Jiu-jitsu brasileiro - Helio Gracie - com um golpe (reverse ude-garami) que mais tarde seria nomeado como kimura em sua homenagem.
Kimura é considerado no Japão como o maior judoca de todos os tempos.
 
Kimura morreu no dia 18 de Abril de 1993, aos 75 anos, vítima de um câncer de pulmão. Conta-se que mesmo hospitalizado, pouco depois de uma cirugia, Kimura foi encontrado exercitando-se, fazendo várias flexões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...