terça-feira, 4 de junho de 2013

Curiosidades do Jiu Jitsu - Parte 3

  • Em 17 de março de 2007 foi criada a Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Esportivo (CBJJE). Entre os objetivos da CBJJE está o lançamento de um projeto que contemple competições internacionais, visando os Jogos Olímpicos.

  • Jiu-jitsu também é para mulheres. As artes marciais estão cada vez mais sendo praticadas por mulheres e o jiu-jitsu, não fica atrás. Entre os benefícios procurados pelas mulheres estão a defesa pessoal e excelente gasto calórico – em uma aula de uma hora de jiu-jitsu uma praticante pode gastar entre 750 e 1500 calorias. Algumas brasileiras destacam-se em competições internacionais de jiu-jitsu, como Hellen Bastos, faixa roxa tetracampeã brasileira, Ana Maria “índia” Soares, Michelle Tavares e Vanessa Porto.

  • As categorias de peso para competições de jiu-jitsu dividem-se em: galo, pluma, pena, leve, médio, meio pesado, pesado, super pesado, pesadíssimo, absoluto. Clique aqui e confira a tabela de peso masculina e feminina utilizada pela CBJJE.

  • Os lutadores de jiu-jitsu sofrem diversos preconceitos. Um deles está no fato de serem confundidos com os famosos “pitboys” – caras fortes, tatuados e que andam ao lado de seus cachorros da raça pitbull e que se dizem lutadores de jiu-jitsu. De acordo com os lutadores e seguidores da filosofia do jiu-jitsu, os “pitboys” não tem nada a ver com o esporte. "O sujeito quando não tem moral, ou não é bem formado mentalmente, faz o que quiser, bate e até mata. Isso é uma questão moral e infelizmente não tem como controlar. Uns têm mais educação do que outros." Hélio Gracie, sobre os pitboys.

  • O Brasil é um celeiro de grandes atletas de jiu-jitsu. Entre os destaques podemos citar os campeões mundiais, Roger Gracie, Ronaldo Jacaré e Marcelo Garcia.
  • Além da tradição de praticar artes marciais, os Gracie seguem à risca outras duas: ter muitos filhos e batizá-los com nomes que iniciam com as letras R ou S. Carlos Gracie teve 21 filhos e Hélio Gracie teve nove filhos. Robson Gracie, filho de Carlos, tem 11 filhos enquanto que Rórion Gracie, filho de Hélio tem sete. Royler Gracie, um dos nove filhos de Hélio, tem quatro filhas que possuem a letra R nas iniciais de seus nomes: Rainá, Raísa, Rauane e Rarine. Atualmente, existem 147 descendentes dos Gracie. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...