terça-feira, 2 de julho de 2013

Faltas no MMA

A) As seguintes ações são considerados faltas em uma competição ou exibição de artes marciais mistas, e podem resultar em penalidades, sujeitas ao critério do árbitro, se cometidas.

  1. Dar cabeçada
  2. Qualquer tipo de golpe que coloque o dedo no olho
  3. Morder
  4. Cuspir no adversário
  5. Puxar os cabelos
  6. Aarrar pela boca
  7. Qualquer tipo de ataque à região genital
  8. Manipular juntas pequenas
  9. Golpear com o cotovelo de cima para baixo
  10. Golpear a espinha ou parte de trás da cabeça
  11. Golpear os rins com os calcanhares
  12. Qualquer golpe na garganta, incluindo, sem limitação, agarrar a
  13. Agarrar, beliscar, torcer a pele ou carne
  14. Agarrar a clavícula
  15. Chutar a cabeça de um adversário caído
  16. Aplicar joelhadas na cabeça de um adversário caído
  17. Pisar em um adversário caído
  18. Segurar a cerca
  19. Segurar os shorts ou as luvas do adversário
  20. Usar linguagem abusiva no ringue ou área de luta
  21. Usar conduta anti-desportiva que possa causar danos ao
  22. adversário
  23. Atacar um oponente no intervalo
  24. Atacar um oponente quando este está sob cuidados do árbitro
  25. Atacar um oponente depois de o gongo ter tocado no final do round
  26. Timidez, incluindo, sem limitação, evitar contato, deixar cair o protetor
  27. bucal intencionalmente e consistentemente, ou simular contusão.
  28. Arremessar um oponente para fora da área de luta
  29. Desrespeitar as instruções dadas pelo árbitro
  30. Arremessar o adversário contra a lona sobre sua cabeça ou coluna
  31. (bate estaca)
  32. Interferência de um cornermen
  33. Aplicar qualquer substância estranha no cabelo ou no corpo para obter
  34. vantagem
 B) A desqualificação poderá ocorrer se houver qualquer combinação de faltas, ou se o lutador for flagrado em uma falta, sujeita ao critério do árbitro.

C) Uma falta pode resultar em uma dedução de um ponto na pontuação oficial do lutador que cometer a falta.  O marcador dos pontos, e não os juízes, será responsável pelo verdadeiro cálculo dos pontos, após calcular e deduzir o ponto.

D) Apenas o árbitro pode avaliar uma falta. Se o árbitro não indicar uma falta, um juiz não pode fazer uma avaliação por si e não deve levar isso em consideração no cálculo do score do round.

E) Se uma falta for cometida:
i) O árbitro tem que pedir tempo.
ii) O árbitro deverá mandar o lutador que cometer a falta para um local neutro.
iii) O árbitro deverá checar a condição e a segurança do lutador que sofreu a falta .
iv) O árbitro então deverá avaliar a falta cometida pelo lutador e deduzir seus pontos, se o árbitro achar apropriado e notificar a comissão, os cornermen e o contador oficial, de sua conclusão sobre se a falta foi acidental  ou intencional, determinando se o ponto deve ser deduzido.

F) Se o lutador que estiver por baixo cometer uma falta, a não ser quando o lutador que estiver por cima sofra uma contusão, a competição deve continuar, e:
i) O árbitro notificará verbalmente o lutador que estava em baixo sobre a falta.
ii) Quando o round acabar, o árbitro fará uma avaliação da falta  e notificará a Comissão, os corners, os juízes e o contador de pontos.
 iii) O árbitro poderá dar por encerrada a competição baseando-se na gravidade da falta. Para uma falta flagrante, o lutador que cometeu a falta perderá por desqualificação.

G) Faltas por golpes baixos:
  i) Um lutador que tenha sido atingido por um golpe baixo tem até 5 minutos para recuperar-se da falta, contanto que o médico presente no ringue seja da opinião de que ele pode continuar a luta. 
  ii) Se o lutador declarar que pode continuar antes dos 5 minutos expirarem, o árbitro deverá, assim que possível, mandar a luta recomeçar.  
  iii) Se o lutador ultrapassar os 5 minutos concedidos e a luta não puder recomeçar, a competição deverá parar e o resultado será determinado pelo round e o tempo no qual a luta parou. Ver Sessão 16 abaixo.

H) Falta cometida em um lutador, além do golpe baixo:
  i)   Se uma luta de artes marciais mistas for parada por causa de uma falta acidental, o árbitro deverá determinar se o lutador desarmado que sofreu a falta poderá continuar ou não. Se a chance do lutador desarmado de vencer não tiver sido seriamente prejudicada como resultado da falta, e se a falta não tiver causado um impacto concussivo na cabeça do lutador desarmado que sofreu a falta, o árbitro pode mandar que a luta ou exibição continue, após um intervalo para a recuperação de não mais que 5 minutos de duração. Imediatamente após os lutadores desarmados terem sido separados, o árbitro informará o representante da Comissão da sua determinação de que a falta foi acidental.
  ii) Se um lutador receber um golpe em uma falta que o árbitro julgue ilegal, o árbitro deverá parar a ação e pedir tempo.  O árbitro pode levar o lutador contundido para o lado do ringue onde o médico presente no ringue possa examiná-lo, e sua capacidade para continuar na competição.  O médico presente no ringue terá até 5 minutos para chegar a uma conclusão.  Se este médico determinar que o lutador pode continuar, o lutador permanecerá na luta,  e o árbitro mandará prossegui-la assim que possível.  Ao contrário da regra de uma falta com um golpe baixo, o lutador não tem até 5 minutos de tempo para usar, e deverá continuar a luta assim que for instruído pelo árbitro.
  iii) Em uma falta que não seja por golpe baixo, se o lutador contundido não for considerado em condições de prosseguir pelo árbitro, o árbitro deve interromper imediatamente a luta . Se o lutador for considerado sem condições de prosseguir pelo árbitro, mesmo que ainda restem os 5 minutos de tempo pela falta, o lutador não poderá se beneficiar com este tempo restante, e a luta deverá parar.
  iv) Se o árbitro interromper a competição e utilizar os serviços do médico presente no ringue,  o exame médico não deverá ultrapassar 5 minutos, caso contrário a luta será interrompida e não poderá recomeçar.

Fonte http://br.ufc.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...