quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Dobok : O Uniforme do TaeKwonDo

Antes mesmo de começar o seu treinamento, o praticante depara-se com o Dobok. Aprende de seu Mestre a forma correta de usá-lo. O Dobok é uma vestimenta especial para o treinamento do corpo e da mente, no qual o espírito da Coréia e a tradição milenar permanecem vivos.

O Dobok é constituído de calça, blusa e faixa. O Dobok tem uma semelhança com as tradicionais roupas coreanas chamadas "hanbok", cuja origem é desconhecida. Há relatos que mostram o uso costumeiro do "hanbok" no período de Silla, Kaya e Koguryo.

Parece que o branco era a cor usada diariamente pelas pessoas do período Koguryo. E também que os tecidos das calças e blusas eram do mesmo tipo dos encontrados nas pinturas das paredes das tumbas dos três reis.

Com relação a forma de se fazer um Dobok ele tem muita semelhança com a tradicional roupa coreana. Tem três tipos de formas: circular, quadrado e triangular. A cintura tem forma circular, as bainhas das calças são quadradas, e os quadris, triangulares.

A forma circular representa o Céu, o quadrado – a Terra, e o triangular, o Homem. Os três símbolos são a fundação do Universo, unindo e integrando-os em uma UNIDADE.

De acordo com a teoria do Yin e Yang, a calça representa a Terra (Yin), a blusa representa o céu (Yang) e a faixa representa o próprio Homem.A cor branca simboliza a parte obscura do Universo. De acordo com a filosofia da tradição coreana, a origem do Universo é pronunciada como Han. Han dentro das cores significa Branco. Na crença coreana, o branco representa a origem do universo.

As golas dos atuais Dobok’s são em formato V. Diferem da tradicional vestimenta para diminuir o desconforto durante a prática do Taekwondo. Na graduação POOM (alunos com idade inferior a 15 anos que alcançam a Faixa Preta) as golas são listadas em vermelho e preto, e para as graduações em DAN (alunos com idade superior ou igual a 15 anos que alcançam a Faixa Preta) as golas são pretas.


Mantenha seu Dobok sempre limpo, e respeite o seu uso.

Clique aqui e aprenda a dobrar seu Dobok!

Fonte :  www.bang.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...