sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Os principais Instrumentos Musicais da Capoeira

A música é extremamente importante na capoeira uma vez que se joga “dançando”. A capoeira é a única luta do mundo que tem acompanhamento musical.

Vários são os instrumentos musicais utilizados em uma roda de capoeira. Os principais são o berimbau, o atabaque e o pandeiro. Leia abaixo a respeito desses e outros intrumentos utilizados pelos capoeiristas.

Berimbau
Berimbau é quase sinônimo de capoeira. É ele que determina o tipo do jogo de acordo com o ritmo tocado. O som do berimbau vem da batida da baqueta de encontro ao arame, que é esticado em uma madeira envergada. Uma cabaça é usada para amplificar o som. Geralmente é usado também um caxixi, recipiente de vime com sementes.



Berimbau


Atabaque
Trata-se de um instrumento de percussão. É feito de madeira cortada em ripas largas e presas umas às outras com arcos de ferro de diferentes diâmetros. São colocadas "travas" que prendem um pedaço de couro de boi bem curtido e muito bem esticado. É o atabaque que marca o ritmo das batidas do jogo. Juntamente com o pandeiro é ele que acompanha o solo do berimbau.

Pandeiro
Pandeiros podem ter peles de couro ou de plástico. Eles existem em diferentes tamanhos, sendo os de 10 e 12 polegadas os mais comuns. O pandeiro é segurado por uma das mãos, enquanto a ponta dos dedos, o polegar e a base da outra mão são usados para tocar.

Caxixi
São cestos entrelaçados com pedras, conchas ou feijão dentro deles. São feitos à mão e usados como chocalho pelo tocador de berimbau, que o segura juntamente com a baqueta.

AgogôO agogô é um instrumento composto por um pequeno arco e uma alça de metal com um cone metálico em cada uma das pontas. Esses cones podem ser de diferentes tamanhos e, consequentemente, produzirem diferentes sons.

Reco-reco
Instrumento de percussão produzido a partir de caixas ou tubos de metal. Para tocar, desliza-se uma baqueta de metal ou de madeira nas molas ou sucos das caixas e tubos.

 https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhR2kL7eXfdB3FsFR4Dzl-Pov9Ltk72QytwPAarAxAm14cCUjQL4BHSg_d4HchA4f3e2hWMaWMz2l8CC5cGwDhsJrugz7aeRKb5xQ4xWnKIieIBVvasHKTqDTWG_i_Gj1ECt6QX9Ligw9g/s1600/COL341Musica-e-instrumentos-africanos-comandam-a-festa-na-Capoeira.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...