segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Curiosidades do Boxe

  • A palavra boxe vem do inglês “box”, que significa bater com os punhos.

  • O campeão mundial das categorias superpena e leve, o brasileiro Popó, já participou de um Pan-Americano e até ganhou medalha nos Jogos antes de se profissionalizar. Isso aconteceu em 1995, em Mar del Plata, na Argentina, quando ficou com a prata no torneio dos pesos-leve.

  • Atualmente, no boxe profissional, existem três grandes entidades que concedem cinturões de campeão mundial: a Confederação Mundial de Boxe, a Associação Mundial de Boxe e a Federação Internacional de Boxe. Um pugilista se consagra quando consegue unificar seus títulos nas três entidades. Esse feito é alcançado ao enfrentar, e vencer - o detentor do cinturão de outra associação.

  • Um dos maiores nomes da história do boxe mundial é o norte-americano Cassius Clay, que se converteu ao islamismo e mudou seu nome para Muhammad Ali. O pugilista foi campeão olímpico em 1960, em Roma, na Itália, na categoria meio-pesado. Ele também foi protagonista daquela que foi considerada a maior luta de todos os tempos. Em 1974, no Zaire, ele tornou-se campeão mundial da categoria peso-pesado contra George Foreman. Até aquele momento, ambos estavam invictos em suas carreiras.

  • O grande fenômeno das lutas profissionais de boxe da década de 1990 foi Mike Tyson. Sempre com muita atenção da mídia, o pugilista alternava momentos excepcionais dentro do ringue, como quando se sagrou campeão mundial dos pesos-pesados com apenas 20 anos - foi o mais jovem da história a fazê-lo -, com incontáveis confusões fora dele. Na mais polêmica, chegou a ficar preso por três anos acusado de estupro. Após o período de confinamento, contudo, voltou a chamar a atenção ao se envolver em um dos episódios mais bizarros da história do esporte mundial. Em duelo contra Evander Holyfield, válido pelo cinturão dos pesados, Tyson se irritou com um golpe sofrido e mordeu a orelha do oponente, chegando a arrancar um pedaço. Por esse fato, foi banido do boxe por um ano.

  • Após um longo tempo de aposentadoria, Evander Holyfield vai voltar aos ringues. Aos 44 anos, o pugilista norte-americano enfrentará o compatriota Lou Savarese no dia 30 de junho de 2007 para começar sua preparação para a busca de um novo título mundial.

  • A filha do lendário Muhammad Ali, Laila Ali, é uma das maiores impulsionadoras do boxe feminino no mundo. Em junho de 2001, sua luta com Jackie Frazier-Lyde, filha do ex-boxeador Joe Frazier, foi confronto mais visto em toda a história da modalidade.

  • No Brasil, o grande destaque do boxe feminino é a sérvia naturalizada brasileira Duda Yankovitch. Ela já foi campeã mundial da categoria superleve da Associação Internacional de Boxe Feminino (Wiba).

  • O boxeador Muhammad Ali foi uma das inspirações do ator Sylvester Stallone para escrever o filme “Rocky, o Lutador”, que ganhou o Oscar de melhor filme em 1976.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...