sábado, 10 de agosto de 2013

Os Princípios do Taekwondo

CORTESIA - YE UI

A Cortesia é mais do que um princípio do Taekwondo, é um princípio de vida, que deve estar sempre presente nas relações do praticante com os outros.
Ser cortês significa respeitar o próximo, ser modesto, humano e delicado, e mostrar algum interesse pelo bem-estar dos outros.
Muitas vezes a cortesia está presente se, ao fazermos algo, nos preocuparmos em não prejudicar terceiros com essa ação.
Este tipo de comportamento deve propagar-se não só nas relações Praticante - Mestre, mas também na relação com todos
aqueles com os quais o praticante se relaciona, direta ou indiretamente. Infelizmente cada vez mais rara nas relações sociais modernas, a Cortesia "deveria" estar patente na atitude diária de todos. O crescente egocentrismo do cidadão moderno elimina qualquer hipótese de sobrevivência desse princípio tão valioso...

INTEGRIDADE - YOM CHI

A integridade passa por fazer no dia a dia aquilo que está correto numa perspectiva social, nunca prejudicando terceiros com as nossas ações.
É necessário que o praticante se comporte com responsabilidade e sentido de justiça, mantendo uma autocrítica constante e severa, para analisar as suas ações, avaliando se estas estão corretas dentro do grupo em que este se insere.
Apenas quando o praticante se conhecer a si próprio, apontando sem medo os seus defeitos, conseguirá superar-se e conhecer os outros. Desta forma poderá agir com integridade dentro do grupo onde se insere.
"A integridade espelha-se diariamente na relação com aqueles que nos rodeiam. Saber viver em sociedade e saber agir corretamente dentro de um grupo é uma qualidade que se desenvolve primariamente nas aulas de Taekwondo."

PERSEVERANÇA - IN NAE

O praticante deve a todo o momento ser capaz de dizer “vou conseguir mais”, superando a cada momento as suas limitações e dificuldades.
Nunca deve desistir perante os obstáculos, encarando cada dificuldade como uma nova oportunidade de dar o melhor que existe em si. Apenas deste modo conseguirá evoluir.
Sen o Taekwondo uma Modalidade Olímpica, devemos agora também defender a máxima dos Jogos Olímpicos: “Faster, Higher and Stronger” (mais rápido, mais alto e mais forte).
As dificuldades que a moderna vida em sociedade nos impõe tornam determinante a qualidade da perseverança. Só com esta se conseguem ultrapassar as barreiras e obstáculos que devem ser vencidos para atingir o sucesso pessoal.

AUTO DOMÍNIO - GUK GI

A capacidade de execução de uma técnica está intimamente ligada com a capacidade de a controlar.
O praticante de Taekwondo é treinado para reagir a qualquer momento com elevados níveis de eficiência e eficácia. No entanto, deve ser capaz de controlar essa reação sempre que necessário.
Para além do físico deverá ser também capaz de controlar as suas emoções e sentimentos, atuando a todo o momento de forma modesta, humilde e sincera.
Com o treino desenvolve-se a capacidade de controlar as emoções e de ter a atitude correta em cada momento, apesar de por vezes "apetecer" fazer outra coisa diferente.

ESPÍRITO INDOMÁVEL - BAEKJUL BOOLGOOL

O praticante deve desenvolver o seu espírito como uma arma capaz de o motivar na perseguição dos seus objetivos.
Uma pessoa com um espírito forte deve em qualquer circunstância manter a via escolhida sem hesitações e sem receios, lutando até ao fim pelos princípios que norteiam a sua vida.
Nada conseguirá vencer um praticante de Taekwondo com um espírito determinado a vencer. No entanto, deverá tomar sempre as opções corretas não usando esta capacidade para prejudicar terceiros.

Fonte : http://www.portalsaofrancisco.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...