quinta-feira, 19 de setembro de 2013

TANTUI O Alicerce do Kung-Fu

TANTUI O Alicerce do Kung-Fu

O Que É

O Tantui (“Movimentar as Pernas”) é uma série de exercícios de condicionamento executados pela maioria dos estilos de Kung Fu. Apesar de existir uma série original, com 12 movimentos, cada estilo adaptou o Tantui as suas próprias necessidades. Muitas vezes fica difícil discernir os seus movimentos em meio aos exercícios de aquecimento característicos de cada estilo. Baseado principalmente em movimentos de pernas, o Tantui todavia faz grande uso da respiração e de movimentos de braços. Suas qualidades únicas no desenvolvimento do corpo como um todo lhe favoreceram até mesmo a inclusão na grade curricular das escolas chinesas, através de uma variação com 10 movimentos, menos marcial e mais terapêutico, voltado para a educação física.

Origens

O Tantui possui suas raízes no Noroeste da China, em território ocupado principalmente por mulçumanos (Henan, Hebei, Shandong e Shaanxi). Conta-se que seu criador original seria Cha Shangyi (ou Chamir) (1568-1644 d.C.), membro da etnia Hui(muçulmana). Diz-se que ele se alistou no exército, que procurava homens para combater os piratas japoneses em Fujian e Zhejiang, na costa Leste da China. Para chegar até La a tropa teve que caminhar por montanhas escarpadas e pântanos, ao fim dos quais a maioria estava doente. Já no Leste, Chamir foi tratado por simpáticos aldeões por vários meses. Ao final do tratamento, já restabelecido, ele se perguntou o que poderia fazer para retribuir tanta hospitalidade. Resolveu ensinar seu método de combate próprio e foi assim que o Tantui começou a se espalhar pela China.

Acredita-se que originalmente o Tantui tivesse 28 movimentos, ordenado segundo as letras do alfabeto árabe. Depois foi abreviado para 10 e remanejados para 12 já em Shaolin, com a ênfase nas pernas. Os monges tornaram esse estilo um método de exercícios obrigatório para todo estudante de Kung Fu.

Os manuais modernos da China colocam o Tantui como pertencente ao grupo de Chang Quan (Punho Long), comum no norte da China e muito famoso. O nome Chang Quan se tornou referência de Estilo do Norte, sendo que todos são assim chamados, genericamente.

A simplificação para 10 movimentos foi feita pela Comissão  de Cultura e Esportes da China, após a revolução de 1949. Essa comissão é a mesma que criou as rotina de Wushu. Depois de simplificado, o Tantui foi incluído nas escolas chinesas e difundido por todo o país como método de educação física.

Procedimentos

Como toda a atividade destinada a desenvolver o físico, o Tantui deve ser praticado de forma energética. Sua prática constante possui os seguintes benefícios principais:

·         Melhora da postura
·         Aumento da concentração
·         Fortalecimento das pernas
·         Melhora da respiração
·         Melhor movimentação de conjunto (tronco, pernas e braços como um só). Essa movimentação conjunta é a chave em todos os estilos de artes marciais, principalmente o Kung Fu.

Por outro lado, sua prática necessita de diversos cuidados, principalmente com a respiração. Mestre Chan Kowk Wai diz que se não houver a respiração correta, os benefícios são muito pequenos. Esse é um fator muito pouco valorizado pelos adeptos do Kung Fu que treinam esses sistema.

O vigor é outro fator fundamental. O Tantui não deve ser executado de maneira flácida =, molenga, mas com energia e vitalidade.

Sobre a importância do Tantui, veja um trecho da declaração feita pela associação de Wushu da China, em sua reunião de 27 de outubro de 1912:

“Nossa associação ensina artes marciais, principalmente os exercícios de pernas [Tantui], uma técnica de grande importância e cujos benefícios tem sido confirmados pela nossa experiência. Para começar queremos citar aqui algumas características dessa série de exercícios. Como sues movimentos são muito variados e exigem passos sólidos, cada um deles tem suas peculiaridades e finalidades em uma luta. Se alguém os praticar sem interrupção, aprendera facilmente outros exercícios e movimentos de Wushu e será cada dia mais forte.”

A Prática Fundamental

O Tantui não é um mero exercício para as pernas, como muitos acreditam. É um exercício para todo o corpo, que deve ser feito sempre com o indivíduo concentrado e centrado, ciente de cada parte de seu corpo e movendo-se como um bloco único.

Ao ser praticado dessa forma, o Tantui desenvolve não apenas o corpo, mas a mente também. E isso é o mais importante nas artes marciais chinesas.

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...