segunda-feira, 7 de outubro de 2013

A História do Judô Brasileiro

  

O judô chegou ao Brasil por meio do conde Koma, cujo nome seria Mitsuyo Maeda. Apesar de ter aparecido anos após a entrada dos primeiros imigrantes japoneses, Maeda vem como divulgador do Judô e Jiu-jitsu. O Conde Koma veio para a América, primeiramente nos Estados Unidos como enviado especial da Kodocan para divulgar o Judô, coloca-se ainda que vieram junto com ele quatro personagens importantes, Tomita, Sakate, Ono e Ito. Percorreram desde os Estados Unidos, América Central até a América do Sul. Vieram para divulgar a “arte do Kodocan” por demonstração e também através de desafios por combate.


O judô teve sua primeira exibição no Brasil, em 1915, na cidade de Porto Alegre, local onde receberia o apelido de Conde Koma devido a sua elegância e semblante sempre triste.

Depois disso ele se apresentou em diversos municípios brasileiros até finalmente chegar a Manaus (AM). A primeira apresentação do Grupo Japonês em Manaus, intermediado pelo empresário Otávio Pires Júnior, foi em 20 de dezembro de 1915, no teatro Politeama, sendo demonstradas técnicas de torções, defesas de agarrões, chaves de articulações, demonstração de armas japonesas e desafio ao público.

 

No auge do ciclo da borracha, os habitantes da capital amazonense ficaram encantados com a técnica apresentada pela equipe do conde japonês. Com o sucesso dos contínuos espetáculos vários brasileiros acabaram entrando no time oriental. Foi assim que o judô se transformou em um dos esportes mais praticados no Brasil nos dando até hoje mais de dez medalhas olímpicas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...