quarta-feira, 9 de outubro de 2013

O judô do Brasil em Jogos Olímpicos

O judô do Brasil em Jogos Olímpicos

Com bastante tradição no esporte, o Brasil chegou a Pequim com força no judô. Muitos atletas apareciam com chances de medalha. Tudo isso devido às boas participações nos Jogos Pan-Americano de 2007 e no Mundial, ambos disputados no Rio de Janeiro. Com grandes revelações na modalidade, o Brasil foi para a China de igual para igual com o Japão, país que detém mais triunfos em Olimpíadas.
Na história olímpica (antes de Pequim) o Brasil acumulava 12 medalhas: duas de ouro, três de prata e sete de bronze. Os japoneses possuíam 32 ouros em competições olímpicas. Porém, no Mundial de 2007, no Rio de Janeiro, Brasil e Japão conquistaram três medalhas de ouro cada, o que sugeria uma boa disputa e muito equilíbrio em Pequim.
Atualmente, o Brasil vive um de seus melhores momentos na história do judô. Tiago Camilo é considerado o melhor judoca do mundo em sua categoria, até 81 kg, tendo conquistado medalha de ouro no último Campeonato Mundial, realizado no Rio de Janeiro.


Judô
Atletas convocados para Pequim

Do lado feminino, um dos maiores destaques do Brasil na Olimpíada de Pequim era Mayra Aguiar. Com apenas 16 anos, a judoca estava entre as grandes favoritas ao ouro olímpico. Em 2007, no Pan-Americano do Rio de Janeiro, ela conquistou a medalha de prata. Infelizmente a atleta foi eliminada logo na estréia.
E por falar em estréia, o judô brasileiro não fez uma boa estréia em Pequim. João Derly, campeão mundial no meio-leve e uma das maiores esperanças de medalhas não passou das eliminatórias. No dia seguinte, por outro lado, outros dois grandes atletas brilharam nos tatames de Pequim e entraram para a história do judô brasileiro.
Ketleyn Quadros conquistou o bronze na categoria leve feminino e passou a ser a primeira atleta brasileira a subir ao pódio olimpico em uma prova individual. Outro recordista foi Leandro Guilheiros, que também ficou com medalha de bronze na categoria leve masculino. Guilheiros tornou-se o primeiro judoca a conquistar medalhas em dois Jogos Olímpicos consecutivos, já que em Atenas ele também obteve a medalha de bronze.

Ketleyn Quadros é bronze em Pequim
Ketleyn Quadros é bronze em Pequim
E os bons resultados do judô não pararam por aí. Tiago Camilo conquistou o bronze na categoria meio-médio (81 kg) e outros recordes foram quebrados. Ao lado de Aurélio Miguel e Leandro Guilheiro, Tiago também é mais um judoca a conquistar duas medalhas olímpicas - Thiago já havia ganho a prata em Sydney, 2000. Com esse resultado, o judô também passou a ser o segundo esporte que mais trouxe medalhas para o Brasil - 15 ao todo, contra 16 da vela.


Tiago Camilo
Tiago Camilo é bronze em Pequim

Dois outros bronzes, porém, escaparam por pouco. Edinanci Silva foi derrotada na disputa pelo bronze pela sul-coreana Gyeongmi Jeong e o até então desconhecido Eduardo Santos foi derrotado na repescagem da chave dos médios (90 kg). Eduardo chamou a atenção de todos os brasileiros pela sua força de vontade e garra em seguir no esporte, já que até ser convocado para integrar a delegação brasileira, Eduardo ainda não era faixa preta, pois não tinha condições financeiras de bancar o exame de faixa.

Confira os atletas brasileiros que estiveram em Pequim:

Masculino


Atleta Categoria
Denilson Lourenço Ligeiro (60 kg)
João Derly Meio-leve (66 kg)
Leandro Guilheiro Leve (73 kg)
Tiago Camilo Meio-médio (81 kg)
Eduardo Santos Médio (90 kg)
Luciano Correa Meio-pesado (100 kg)
João Gabriel Schlittler Pesado (+ 100 kg)

Feminino


Atleta Categoria
Sarah Menezes Ligeiro (48 kg)
Érika Miranda Meio-leve (52 kg)
Ketleyn Quadros Leve (57 kg)
Danielle Yuri Meio-médio (63 kg)
Mayra Aguiar Médio (70 kg)
Edinanci Silva Meio-pesado (78 kg)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...