sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Principais modalidades de Kung Fu

Principais modalidades de Kung Fu

Desde que surgiu, há milhares de anos, o kung fu ganhou diversas variações e técnicas. Conheça, a seguir, alguns dos principais estilos que integram esta arte marcial

Originário da China, o kung fu é uma arte marcial que nasceu, essencialmente, da observação. Reza a lenda que seus criadores passavam horas a analisar a natureza e o comportamento dos animais para, então, adaptar aquilo que assistiam e criar movimentos de ataque e defesa baseados nestas análises.
Embora não se saiba ao certo quando nasceu, o kung fu tem milhares de anos e, hoje, conta também com inúmeras variações. Para começar, há uma clara divisão entre os estilos que vêm da região Norte e os que vêm da região Sul da China: enquanto os primeiros enfatizam movimentos leves e detalhados, o segundo grupo dá preferência a posturas duras e rápidas, como acontece no Wing Chun, o mais difundido.
Conheça, agora, outros estilos já consagrados dentro do kung fu e entenda a diferença entre eles.

Estilo do tigre

O estilo Choy Lei Fat, ou estilo do tigre, combina chutes e socos, sempre rápidos e fortes. Via de regra, suas posturas consistem em permanecer com o corpo ligeiramente encurvado, o que estimula a execução de movimentos objetivos e eficazes, e proporciona agilidade no momento em que é necessário se defender dos golpes desferidos pelo adversário.

Estilo Shaolin Quan

Desenvolvido pelos monges budistas do Templo Shaolin, o estilo Shaolin Quan é extremamente popular e influenciou o surgimento de diversos outros estilos. No Norte, é praticado com movimentos de ataque parecidos aos do Estilo do Tigre e defesa mais articulada e suave. No Sul, têm movimentos rápidos e fortes, apoiados essencialmente na utilização dos punhos.

Estilo do dragão

Imitando os movimentos do dragão, esse estilo, também conhecido como Wu Tsen, estimula movimentos contínuos e fluidos que se encerram em ataques potentes desferidos com os cotovelos, joelhos e tornozelos. Cabe também aos praticantes perceber o deslocamento de seus adversários com o intuito de revidar de maneira sequencial e coordenada.

Estilo Chang Quan

Outro dos estilos mais populares, o Chang Quan propõe a realização de cinco formas básicas com as mãos, facão, espada, lança e bastão. Seus movimentos são longos, porém velozes e, por estimularem praticamente todas as partes do corpo, exigem muita concentração e esforço físico.

Estilo Baji Quan

Um dos estilos que exige mais força física e treinamento é o Baji Quan, também conhecido como boxe das oito extremidades. Só para dar uma ideia, os potentes ataques são desferidos com os cotovelos, ombros, quadril e outras extremidades do corpo, em movimentos extremamente rápidos que atingem o adversário bem de perto, lembrando alguns dos golpes comuns no boxe.


Fonte : http://www.triada.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...