sábado, 29 de junho de 2013

Curiosidades do Judô

1. Seu criador foi o japonês Jigoro Kano, professor da Universidade de Tóquio e ex-lutador de jiu-jitsu, em 1822. Cansado da violência daquela modalidade, ele eliminou os golpes mais agressivos e perigosos, dando a esta arte sentido mais espiritual e educativo.

2. A luta usa o próprio corpo como alavanca para derrubar o adversário e imobilizá-lo.

3. O imigrante japonês Mitsuyo Maeda, o conde Koma, trouxe o esporte para o Brasil.

4. Quimono é o nome do roupão branco usado pelos judocas. Pode ser chamado também de judogui. As mulheres precisam usar uma camiseta por baixo.

5. As calças devem ficar pelo menos cinco centímetros acima do tornozelo.

6. A faixa do judô tem de quatro a cinco centímetros de largura. As cores são branca, azul, amarela, laranja, verde, roxa, marrom e preta. Os judocas faixa preta podem subir ainda em uma escala de 10 níveis, os chamados "dan". Até o 5º dan, o judoca usa uma faixa preta normal. Do 6º ao 8º, a faixa é coral e branca. No 9º ao 10º dan, ela é toda vermelha.

7. Em japonês, a palavra "judô" significa "estilo de vida suave".

8. Foi a primeira arte marcial a se tornar um esporte olímpico, em 1964. Os Jogos foram disputados em Tóquio.

9. Assim como no Brasil temos aulas de educação física, o judô é uma matéria obrigatória na grade curricular escolar no Japão.

10. Jigoro Kano, o criador do judô, foi também quem fundou o primeiro time de beisebol do Japão. Hoje, o esporte é um dos mais populares do país.

Fonte : http://www.guiadoscuriosos.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...